quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Guia da Eredivisie 2021/22: Groningen

O Groningen não terá Robben, que parou (de novo). Mas terá Jorgen Strand Larsen (na foto), que se revelou bom atacante, dentro de um time que continua sólido (Pro Shots/VI Images)

Football Club Groningen

Cidade: Groningen  
Estádio: Hitachi Central Mobility Stadion (capacidade para 22.550 torcedores) 
Apelido: Groningers, "Trots van het Noorden" (em holandês, "Orgulho do Norte")
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda)
Patrocínio: Payt (empresa de softwares) e Office Centre (loja de artigos para escritório)
Técnico: Danny Buijs
Destaque: Jorgen Strand Larsen (atacante)
Fique de olho: Neraysho Kasanwirjo (defensor)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Temporada passada: 7º colocado
Copas europeias: nenhuma 
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga das Conferências/vaga direta na Liga Europa
Amistosos de pré-temporada: 
3 de julho - Pelikaan S 1x4 Groningen
9 de julho - Groningen x Emmen - ADIADO
10 de julho - Racing Genk-BEL 1x1 Groningen
16 de julho - SC Verl-ALE 3x2 Groningen
17 de julho - VfL Osnabrück-ALE 0x1 Groningen
23 de julho - Groningen 2x1 Heerenveen
31 de julho - Borussia Mönchengladbach-ALE 2x1 Groningen
6 de agosto - Groningen 0x0 Venezia-ITA
7 de agosto - Werder Bremen-ALE (equipe sub-23) 1x1 Groningen
Principais chegadas: Peter Leeuwenburgh (G, Cape Town City-AFS), [Jan Hoekstra (G, Roda JC)], Yahya Kalley (D, IFK Göteborg-SUE), Laros Duarte (M, Sparta Rotterdam), Neraysho Kasanwirjo (D, Jong Ajax), Marin Sverko (D, 1. FC Saarbrücken-ALE), Michael de Leeuw (A, Emmen), Sebastian Tounekti (A, Bodo/Glimt-NOR), Cyril Ngonge (A, RKC Waalwijk), [Romano Postema (A, Den Bosch)] 
Principais saídas: Sergio Padt (G, Ludogorets-BUL), [Ko Itakura (D, Manchester City-ING)], Gabriel Gudmundsson (D/M, Lille-FRA), Ramon-Pascal Lundqvist (M, Panathinaikos-GRE), Joël van Kaam (M, Emmen)[Alessio da Cruz (A, Parma-ITA)], Arjen Robben (A, encerrou carreira)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Tendo feito papel digno na temporada passada, com a disputa nos play-offs por vaga na Conference League, o Groningen deu uma impressão firme: um time coeso e sólido dentro de campo conseguiu sobreviver muito bem em campo sem Arjen Robben, a principal atração, vitimado pelas renitentes lesões já na primeira rodada do Holandês passado. Robben voltou na reta final da temporada, ajudou os Groningers no que pôde, mostrou a velha técnica, mas decidiu desistir da retomada da carreira. Uma pena. Mas o consolo já estava claro: haveria como seguir sem ele - e sem outros nomes importantes nas últimas temporadas do clube alviverde, como o goleiro Sergio Padt e o zagueiro Ko Itakura, ambos já de saída. O clube do norte dos Países Baixos resolveu esses problemas com reforços elogiáveis, que manterão o nível técnico razoável. 

Para o gol, após algum tempo correndo mundo fora da Holanda, Peter Leeuwenburgh terá a chance de provar capacidade no país natal. Na zaga, sem muito espaço no Ajax em que surgiu, o jovem Neraysho Kasanwirjo, de passagens constantes pelas seleções neerlandesas de base, poderá ter uma sequência de jogos para crescer na carreira. E os reforços do ataque somam bastante a um setor já capacitado: Michael de Leeuw está de volta, para ajudar Jorgen Strand Larsen com seus gols e sua experiência, enquanto Cyril Ngonge é mais um nome para atacar pelas pontas, como já fazem Mohamed El Hankouri e Tomas Suslov. Nomes cogitados para transferências, como Azor Matusiwa e Gabriel Gudmundsson, continuam em Groningen. E o clube tem tudo para continuar no chamado "subtopo" da tabela: sem sonhar com coisa melhor, mas com boas perspectivas até de uma vaga na Conference League. Repetindo o que já se sabe desde 2020/21: há vida sem Robben. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário