segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 11ª rodada da Eredivisie

Sparta Rotterdam 2x1 Emmen (sexta-feira, 4 de dezembro)

Começando a renascer após um início péssimo de temporada, o Sparta Rotterdam rondou mais o gol do lanterna Emmen - incluindo até bola de Sven Mijnans no travessão, aos 18'. Mas o 1 a 0 dos Spartanen só saiu meio por acidente, aos 21': Glenn Bijl recuou mal a bola alta, e Deroy Duarte tocou para o gol. No fim do primeiro tempo, uma leve esperança para o Emmen: aos 43', o chute de Caner Cavlan exigiu boa defesa do goleiro Maduka Okoye. No começo do segundo tempo, a esperança ficou mais intensa: em escanteio aos 52', Michael de Leeuw completou, a bola desviou em Miguel Araujo e entrou para o 1 a 1. Mas o principal símbolo da reação do Sparta na temporada resolveu a vitória de uma maneira irretocável: Abdou Harroui se valeu de mais um belo chute, no ângulo, aos 58', para o 2 a 1 que estabilizou o time de Roterdã no meio da tabela. O lanterna Emmen ainda espera a primeira vitória.


RKC Waalwijk 3x2 VVV-Venlo (sábado, 5 de dezembro)

Com um empate e uma vitória nas últimas duas rodadas, o RKC Waalwijk chegava para a rodada com esperanças. Comprovadas no começo: o time da casa criou mais chances, e afinal fez 1 a 0 aos 30', com Finn Stokkers. Aí, os visitantes de Venlo se valeram do principal destaque: Georgios Giakoumakis. Convertendo o pênalti aos 35' - mão de Paul Quasten na bola, após escanteio -, o grego se isolou como o goleador do campeonato no momento, com sua 10ª bola na rede. No início do segundo tempo, ficou melhor ainda para os Venlonaren: de cabeça, aos 51', Vito van Crooij virou o jogo. Mas o melhor piorou bruscamente para o VVV logo depois: aos 55', o zagueiro Roy Gelmi foi expulso. Estava dada a senha para a pressão do RKC Waalwijk. Que conseguiu o êxito parcial com o empate de Ahmed Touba - chute com desvio, aos 75'. E teve o êxito total com a segunda virada, para 3 a 2, no chute forte de Lennerd Daneels aos 87'. Após um começo preocupante, o RKC está perto do meio da tabela.


Fortuna Sittard 3x2 Willem II (sábado, 5 de dezembro)

Mesmo em má fase, o Willem II tinha tudo para se impor diante do Fortuna Sittard, penúltimo colocado, certo? Errado: a eficiência dos mandantes nas chances ofensivas foi exemplar. Aos 9', no primeiro avanço do Fortuna, 1 a 0 - Lisandro Semedo completou o cruzamento de George Cox. Depois, a equipe auriverde se segurou contra os ataques dos visitantes de Tilburg. No segundo avanço, aos 30', bola alta, e Sebastian Polter foi derrubado por Jan-Arie van der Heijden: pênalti, Polter bateu, 2 a 0. E aos 44', um chute de Zian Flemming, com desvio, virou o 3 a 0 do Fortuna. O Willem II até criava - Ché Nunnely quase diminuíra, aos 30' -, mas nada de furar a defesa dos mandantes. Que ficaram ainda mais defensivos no segundo tempo. Até demais: aos 67', um chute de Vangelis Pavlidis diminuiu a vantagem. E o temor de um empate aumentou mais quando Van der Heijden diminuiu para 3 a 2, aos 87'. Mas o Fortuna Sittard se esforçou. E teve o prêmio: sua primeira vitória nesta Eredivisie.


Ajax 1x2 Twente (sábado, 5 de dezembro)

O Ajax bem que tentou se impor - já aos 3', Quincy Promes (no lugar do lesionado David Neres) chutou por cima. Porém, o Twente se mostrou bem postado na defesa, graças aos recuos de Wout Brama, formando uma linha de cinco marcadores. No ataque, Queensy Menig trazia perigo pela esquerda. Até que Menig chegou ao gol, aos 22', chutando em diagonal após boa subida do zagueiro Julio Pleguezuelo ao ataque. Só aí os Ajacieden foram ao ataque: Promes (aos 29'), Ryan Gravenberch (36'), Dusan Tadic (43')... quase todas as tentativas, agarradas por Joël Drommel. Para piorar, Lassina Traoré foi mais um lesionado - Brian Brobbey veio para o seu lugar. No começo do segundo tempo, o Twente voltou a assustar, com Vaclav Cerny e Danilo finalizando perto do gol. Mas o Ajax respondeu, com Antony, aos 56'. Aí, num pênalti de Brama em Zakaria Labyad aos 59', veio a chance do empate - e Tadic a aproveitou para o 1 a 1. Parecia a senha de mais tranquilidade. Que durou pouco: André Onana teve de trabalhar em chutes de Menig (62') e Danilo (67'). Os contra-ataques dos visitantes de Enschede eram mais perigosos. Até que, aos 84', em ótima jogada individual, Menig fez o gol de uma merecida vitória do Twente. Que aqueceu o campeonato. 


Zwolle 2x1 Vitesse (sábado, 5 de dezembro)

Com Riechedly Bazoer de volta após cumprir suspensão, o Vitesse começou o jogo no seu estilo, com três zagueiros. Jogando melhor. E rapidamente conseguindo o gol: logo aos 7', Oussama Darfalou fez 1 a 0. Porém, vantagem garantida, o Vites voltou à defesa para se resguardar. E o Zwolle começou a buscar o empate, com muitas chances - a maior delas, aos 43', quando Remko Pasveer defendeu bem o chute de Mike van Duinen. Sofrendo mais, o Vitesse começou o segundo tempo de volta ao ataque, acertando a trave duas vezes (Darfalou aos 48', de calcanhar, Loïs Openda aos 54', com desvio do goleiro Michael Zetterer). Porém, pouco depois, mais um cartão vermelho prejudicou os visitantes de Arnhem: aos 64', Idrissa Touré foi expulso. Na falta originada, jogada ensaiada, e Jesper Drost empatou, aos 66'. Finalmente, aos 74', Matus Bero derrubou Van Duinen na área, o juiz marcou pênalti, e Van Duinen virou o jogo. O Vitesse poderia ter subido à liderança, mas apenas amargou a frustração.


Feyenoord 0x0 Heracles Almelo (domingo, 6 de dezembro)

Com cinco jogadores na defesa - Giacomo Quagliata começou jogando na lateral esquerda -, o Heracles Almelo deixou claro que aguardaria os ataques do Feyenoord. Suas únicas tentativas no primeiro tempo vieram com Lucas Schoofs, aos 11', e Rai Vloet, aos 17'. Mas o Feyenoord respondeu mais forte ainda: aos 21', Jens Toornstra lançou, Nicolai Jorgensen ajeitou, e o voleio de Tyrell Malacia mandou a bola ao travessão. Logo depois, aos 24', Jorgensen ficou livre após lançamento longo, mas concluiu em cima do goleiro Janis Blaswich. No segundo tempo, o "ataque contra defesa" ficou ainda mais forte com a expulsão de Sinan Bakis, aos 66'. O Feyenoord teve mais atacantes em campo, com as entradas de Steven Berghuis (começou no banco, poupado) e até do jovem Marouan Azarkan. Mas continuou desperdiçando chances de gol. Blaswich espalmou o arremate de Orkun Kökcü aos 69'; Azarkan teve o domínio de bola impedido aos 85'; e nos acréscimos, Robin Pröpper evitou gol de Toornstra em cima da linha. Novamente, o Stadionclub tropeçou pela ineficiência.


AZ 1x2 Groningen (domingo, 6 de dezembro)

O abalo pela demissão inesperada e drástica do técnico Arne Slot era compreensível no AZ. Ainda assim, os Alkmaarders foram superiores ao Groningen no começo. A primeira chance foi aos 19', com Myron Boadu. Pouco depois, aos 21', o gol, numa jogada já previsível do time de Alkmaar: em escanteio, Bruno Martins Indi desviou, e Teun Koopmeiners completou de cabeça. Em desvantagem, o Groningen foi mais ao ataque - Ahmed El Messaoudi tentou aos 30'. Mas o lance que mudou o destino da partida só veio no segundo tempo: a expulsão de Fredrik Midtsjo, aos 57', deixando o AZ com dez em campo. Óbvio, os Groningers aumentaram a pressão. Até bola no travessão houve, aos 66', com Patrik Joosten. Mas foi El Messaoudi o nome da virada dos visitantes. Aos 69', ele desviou levemente um chute colocado de Joosten para o 1 a 1; e aos 74', ele arrematou da entrada da área para o 2 a 1. Não bastasse a derrota, o AZ ainda teve Martins Indi expulso, aos 85'. Mais um trauma.


Utrecht 1x1 ADO Den Haag (domingo, 6 de dezembro)

Ainda que o Utrecht esteja numa temporada decepcionante, sua situação é melhor do que a do Den Haag. E os Utregs comprovaram isso no primeiro tempo, criando mais chances de gol - com uma finalização estilosa de Mimoun Mahi como a mais perigosa delas. O ímpeto ofensivo do time da casa foi fortalecido no segundo tempo, com a entrada de Adrián Dalmau. E logo aos 48', veio o gol: numa sobra de escanteio rebatido, Mahi mandou a bola à área, e o zagueiro Justin Hoogma chutou forte para o 1 a 0. Parecia a abertura de uma vitória tranquila. Mas Dalmau acabou virando o "bode expiatório" do Utrecht: o atacante levou um cartão amarelo aos 56' (falta em Pascu), levou o segundo aos 69' (derrubou Kees de Boer), e foi expulso. Em vantagem numérica, o Den Haag foi com tudo em busca do empate. E conseguiu: aos 78', Michiel Kramer desviou cruzamento para o 1 a 1. Mais uma decepção para o Utrecht - e, se a situação do time de Haia segue difícil, pelo menos veio um ponto na rodada.


Heerenveen 2x2 PSV (domingo, 6 de dezembro)

O Heerenveen até criou a primeira chance - com Henk Veerman, logo aos 2'. Teve outra grande oportunidade aos 21', novamente com Henk Veerman. Mas o PSV logo impôs sua superioridade. Chegou pela primeira vez quando Olivier Boscagli quase fez um golaço, aos 21'. E finalmente, aos 28', fez 1 a 0 no Fean, em finalização classuda de Mario Götze. A vitória parecia garantida, e os visitantes de Eindhoven se resguardaram até demais. Senha dada para a pressão do Heerenveen em busca do empate. Que afinal veio, aos 69', com Henk Veerman - seu 10º gol na temporada. Diante de um PSV cansado, com vários destaques substituídos, o time da casa pressionou mais... e teve a virada, aos 78', numa bela jogada de Mitchell van Bergen. Já nos acréscimos, Ulysses Llañez quase ampliou. Fez falta, pois, no minuto seguinte, 90' + 2, Joël Piroe salvou o PSV. Que prendeu a respiração de novo, no fim frenético de jogo: Ibrahim Sangaré cometera pênalti, e chegou a ser expulso. Mas o VAR apontou impedimento de Henk Veerman na origem. Pênalti e expulsão revogados, ponto dos Boeren salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário