segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 13ª rodada da Eredivisie

Zwolle 0x0 Emmen (sexta-feira, 18 de dezembro)

Motivado para dar uma satisfação após a surpreendente eliminação na Copa da Holanda, o Zwolle até começou pressionando - aos 10', Mustafa Saymak tentou, mas o goleiro Dennis Telgenkamp pegou. Só que foi o lanterna Emmen que rondou mais o gol no primeiro tempo: pela esquerda, Caner Cavlan tentou duas vezes, aos 29' e 43' (o goleiro Michael Zetterer pegou as duas), e Glenn Bijl cabeceou vendo a bola ser tirada em cima da linha aos 36'. Já na etapa final, Van Duinen tentou colocar os Zwollenaren à frente com dois chutes, aos 52' e aos 62'. Mas os lances de mais proximidade do gol ficaram nisso, e o empate sem gols foi o retrato adequado de um jogo sem muita emoção. Pior para os visitantes: após 13 rodadas, nada de vitória para o Emmen neste campeonato.


Sparta Rotterdam 2x3 Groningen (sábado, 19 de dezembro)

Desde o começo da partida em Het Kasteel, foram chances de um lado e de outro. E o Groningen acertou primeiro: aos 16', após rebote de escanteio, o zagueiro Wessel Dammers fez 1 a 0 para os visitantes. Apesar disso, o equilíbrio seguiu: um time atacava, e outro contra-atacava. Coube aos mandantes empatarem assim, aos 36': logo após bola roubada na defesa, Dirk Abels cruzou, e Lennart Thy completou para as redes. Porém, também coube aos Groningers encaminharem a vitória com dois gols vindos de contragolpes quase iguais, no segundo tempo: tanto aos 53' quanto aos 73', pela esquerda, Mohamed El Hankouri cruzou e Jorgen Larsen conferiu. Só para seguir o lá-e-cá do jogo, aos 80', Wouter Burger ainda reacendeu as esperanças dos mandantes, diminuindo para 3 a 2 num chute forte. O goleiro Sergio Padt ainda evitou o empate aos 88', tirando com os pés o chute de Tom Beugelsdijk. E o Groningen conservou a vantagem que o levou à quinta posição: ótima campanha.


VVV-Venlo 1x2 Twente (sábado, 19 de dezembro)

Nos dez primeiros minutos, houve gol anulado para um time e outro. Parecia indício de jogo equilibrado. Alarme falso: logo o Twente tomou conta das ações, mesmo fora de casa. Aos 23', Vaclav Cerny perdeu gol, cara a cara com o goleiro Thorsten Kirschbaum. Mas aos 27', o próprio Cerny passou para Danilo marcar seu 11º gol no campeonato. E a vantagem do Twente só não ficou inatingível pelos erros nas chances (Luka Ilic mandou no travessão aos 36') e pelo mérito de Kirschbaum (evitou gols de Tyrone Ebuehi, aos 30', e Queensy Menig, aos 42'). No segundo tempo, os Tukkers seguiram tranquilos, criando chances como um chute de Danilo, aos 54'. E pareceram garantir a vitória aos 63': numa falha do zagueiro Christian Kum, Ilic fez 2 a 0 num belo chute colocado. Porém, vieram riscos desnecessários com o gol do VVV-Venlo: aos 70', de cabeça, Evert Linthorst marcou para os mandantes. Pelo menos, depois do susto, o Twente se cuidou e garantiu os três pontos.


RKC Waalwijk 1x4 PSV (sábado, 19 de dezembro)

Eficiência é algo importante no futebol, e o PSV provou isso. Aos 9', o RKC Waalwijk teve a primeira grande chance, mas Anas Tahiri acertou o travessão. Bastou: aos 11', num contra-ataque, o zagueiro Ahmed Touba errou na inversão de jogo, e Mario Götze passou para Cody Gakpo fazer 1 a 0. Quase na sequência, aos 14', Mohamed Ihattaren acertou chute de fora para o 2 a 0 dos Boeren. De quebra, Gakpo quase marcou aos 15', e Donyell Malen teve gol anulado aos 22'. Mesmo tendo mais a bola - e tendo chances como a de Paul Quasten, aos 37' -, o RKC não perturbava os visitantes. Até houve queixa de pênalti (a bola bateu na mão de Jordan Teze), mas o juiz Kevin Blom deixou seguir. Haveria pênalti, aos 71', mas ele seria para o PSV: Denzel Dumfries foi agarrado por Melle Meulensteen, e ele mesmo converteu a cobrança. De tanto tentarem, os mandantes diminuíram (Finn Stokkers, aos 87'). Mas Noni Madueke transformou a vitória dos Boeren em goleada,  marcando o quarto gol nos acréscimos.


Utrecht 1x1 Fortuna Sittard (sábado, 19 de dezembro)

Contando com seu principal destaque nas últimas partidas - Mimoun Mahi, enfim titular -, o Utrecht começou trazendo perigo, em chutes do próprio Mahi, ambos perto da trave, aos 3' e aos 8'. Mas o Fortuna Sittard também cresceu aos poucos, por obra principal de Lisandro Semedo: o português tentou aos 15' (o goleiro Eric Oelschlägel, substituto do lesionado Maarten Paes, pegou) e teve grande chance aos 36', num arremate rebatido por Oelschlägel - na sequência, Emil Hansson tentou, e o zagueiro Tommy St. Jago tirou em cima da linha. Entre os dois destaques, no segundo tempo, Mahi apareceu primeiro: aos 52', completou escanteio para fazer 1 a 0, de cabeça. Mas a valentia do Fortuna Sittard rendeu o empate em outro cabeceio após escanteio: aos 63', com Sebastian Polter. De resto, só mais uma chance perigosa para cada lado (Mahi para o Utrecht, aos 79'; Semedo para o Fortuna, aos 84'). E o empate é mais lamentado pelo Utrecht, sem vencer na Eredivisie há seis rodadas.


Vitesse 1x0 Feyenoord (domingo, 20 de dezembro)

O Vitesse já foi para o ataque em um minuto: Loïs Openda já forçava o goleiro Nick Marsman a trabalhar. Depois, aos 28', Openda superou Marcos Senesi na corrida, e seu cruzamento só não teve consequências porque Eric Botteghin interceptou a bola. Mais contido na defesa (cinco homens), o Feyenoord tentava pouco, mas tentou: com Bryan Linssen, aos 35', e Nicolai Jorgensen, aos 37'. Porém, a ousadia do Vites teve mais sucesso: aos 40', de novo Openda venceu Senesi, cruzou, e Oussama Darfalou completou para o 1 a 0. Na etapa final, os visitantes de Roterdã correram atrás do empate. Mas faltou (muita) eficiência nas muitas chances. Aos 59', Jorgensen e Linssen tentaram à queima-roupa - o goleiro Remko Pasveer pegou os dois; aos 70', após bate-rebate, Linssen mandou por cima; nos acréscimos, Eric Botteghin errou desvio, e Luis Sinisterra cabeceou na trave. A sequência invicta (26 jogos) do Feyenoord acabava no jogo direto com o Vitesse, isolado em 3º.


ADO Den Haag 2x4 Ajax  (domingo, 20 de dezembro)

O Ajax até demorou para achar espaços contra o fechado ADO Den Haag - no começo, só um cabeceio de Klaas-Jan Huntelaar, aos 11', e um chute de Ryan Gravenberch, aos 17'. Mas quando o espaço se abriu, aos 22', com o 1 a 0 de Dusan Tadic, o espaço ficou aberto para a goleada Ajacied. Já aos 22', Huntelaar fez 2 a 0, de cabeça - falha do goleiro Luuk Koopmans. Aos 30', Labyad fez o terceiro. E aos 32', Huntelaar marcou 4 a 0, seu segundo no jogo. Mais chances vieram até para ampliar a vitória: Antony (33'), Tadic (34') e Daley Blund (37') erraram chutes. Parecia o surgimento de outro placar extravagante. Mas o Den Haag - que só aparecera no ataque com Michiel Kramer, aos 44' - melhorou na etapa final. Rapidamente diminuiu, com Kramer, aos 49'. E aos 70', Samy Bourard - que veio muito bem do banco - fez o segundo dos mandantes de Haia. Mas o Ajax, que teve chances ao longo da segunda etapa, conseguiu controlar os danos para seguir líder.


Heerenveen 1x2 Heracles Almelo  (domingo, 20 de dezembro)

Eram dois adversários sob alguma pressão: afinal, ambos não venciam havia cinco rodadas - com a situação do Heracles já começando a preocupar na tabela. Pois a primeira estocada dos visitantes de Almelo foi rápida e certeira: aos 6', em jogada individual, Delano Burgzorg chutou com precisão para o 1 a 0. Tendo força ofensiva, o Heerenveen foi atrás do empate. Quase o conseguiu, ainda no primeiro tempo, quando Henk Veerman mandou a bola na trave. Todavia, tão logo o segundo tempo se iniciou, os Heraclieden novamente foram precisos: num escanteio, aos 48', Silvester van der Water cobrou e Mats Knoester desviou de cabeça para o 2 a 0. Pouco depois, os mandantes da Frísia voltaram a ter alguma perspectiva de empate, com o belo chute de Joey Veerman que foi às redes aos 57'. Porém, na reta final, a expulsão do zagueiro Pawel Bochniewicz (agarrou Adrián Szöke aos 88') acabou com as chances do Fean - e deu o alívio ao Heracles, vencendo de novo fora de casa, após 15 partidas.


AZ 5x3 Willem II  (domingo, 20 de dezembro)

Mesmo como visitante, o Willem II começou trazendo mais perigo em Alkmaar, em jogadas pelas pontas. E o gol dos Tricolores veio com sorte - aos 16', Zakaria Aboukhlal cometeu gol contra. O AZ até começou a atacar de verdade - aos 29', Myron Boadu teve gol anulado -, mas a sorte era do Willem II: aos 36', após o VAR alertar pênalti de Calvin Stengs, Mike Trésor bateu e fez 2 a 0. Jogo perdido para os Alkmaarders? Teun Koopmeiners disse "não". Em cinco minutos (38' e 43'), o capitão do AZ empatou o jogo. Mais leve no segundo tempo, o time da casa já voltou virando rapidamente: aos 54', Stengs fez 3 a 2, em bela jogada. Aos 65', mandando a bola no ângulo, Fredrik Midtsjo fez o quarto gol. E aos 69', quando Midtsjo sofreu pênalti de Derrick Köhn, o cobrador oficial Koopmeiners permitiu que Jesper Karlsson batesse para o 5 a 2. Ché Nunnely ainda diminuiu no minuto final: era tarde para evitar mais uma vitória dos Alkmaarders - e para amenizar a péssima temporada que faz o Willem II. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário