quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 14ª rodada da Eredivisie

Fortuna Sittard 2x1 RKC Waalwijk (terça-feira, 22 de dezembro)

O RKC Waalwijk começou mostrando em Sittard o mesmo das rodadas mais recentes: velocidade no ataque. O primeiro gol já poderia ter vindo com Richard van der Venne, que chutou para fora aos 12'. Veio pouco depois: aos 15', num roubo de bola no meio, Cyril Ngonge lançou, e Finn Stokkers conferiu a chance. Só aí o Fortuna Sittard foi ao ataque. Chegou perto com Mats Seuntjens (chute rente à trave aos 20'), com Lisandro Semedo (o goleiro Kostas Lamprou espalmou aos 36'), com Zian Flemming (Lamprou pegou falta aos 42'), mas o empate foi de Sebastian Polter, completando escanteio nos acréscimos da primeira etapa - o VAR ainda verificou suposto impedimento, mas nada houve. No segundo tempo, sim, a pressão do Fortuna foi intensa em busca da virada, com os visitantes acuados. Polter tentou aos 70', Lamprou salvou duas tentativas de Flemming (74' e 88'), mas só aos 90' + 2, nos acréscimos, Semedo fez o gol da vitória em Sittard. Reação freada no RKC - e seguida no Fortuna.


Emmen 2x3 Utrecht (terça-feira, 22 de dezembro)

Dois times que sofrem na temporada buscavam um fim de ano mais ameno: o lanterna Emmen contra um Utrecht sem vencer há seis partidas. Os Utregs começaram mais fortes em busca do primeiro gol - que afinal veio aos 22': numa tabela com Mimoun Mahi, Eljero Elia completou com chute da entrada da área. Só que o Emmen também dera sinais de pressão - como em tentativa de Nick Bakker, aos 19'. E virou o jogo em dois belíssimos gols. Aos 27', o zagueiro Miguel Araújo cobrou falta magistral; o chute de Lucas Bernadou, que fez 2 a 1 aos 43', também mandou a bola no ângulo direito. Poderia ter sido a primeira vitória do Emmen na temporada. Mas o Utrecht seguiu tentando. Conseguiu o empate aos 60', quando Gyrano Kerk cruzou e Joris van Overeem completou. E aos 75', Adrián Dalmau completou a segunda virada no jogo. Sofrendo com más atuações na temporada, o alívio de Dalmau simbolizou o alívio do Utrecht: voltava a vencer pelo Campeonato Holandês, após dois meses.


PSV 4x1 VVV-Venlo (terça-feira, 22 de dezembro)

Desde o primeiro segundo de jogo em Eindhoven, o PSV foi massivamente ofensivo, chegando pelas laterais, criando chances (como com Cody Gakpo, aos 13'). O que aconteceu? Exatamente: o VVV-Venlo abriu o placar, aos 22', quando Jafar Arias completou o cruzamento de Vito van Crooij. Na frente, os Venlonaren se fecharam mais diante da pressão do PSV, que seguiu. Aos 34', o primeiro alívio: Noni Madueke foi derrubado por Christian Kum, e Max converteu o pênalti para o 1 a 1. A virada poderia ter vindo ainda antes do intervalo: Mohamed Ihattaren, Cody Gakpo e Max tiveram chances. Só que ela veio logo no começo da etapa final: aos 50', Max cobrou escanteio, e Olivier Boscagli cabeceou para o 2 a 1. Pouco depois, aos 59', Gakpo enfim acertou o pé, completando troca de passes para o terceiro gol. De quebra, ele ainda acertou a trave, já aos 83'. Mas o gol que transformou a vitória em goleada esperada veio de Adrian Fein, nos acréscimos. Isso, porque Donyell Malen ainda foi poupado...


Twente 0x2 Sparta Rotterdam (terça-feira, 22 de dezembro)

O Sparta Rotterdam parecia ser o time da casa, tamanha a volúpia em busca do gol. Já aos 6', só o goleiro Joël Drommel evitou o gol de Mario Engels - que perderia mais duas chances ainda, aos 10' e 14'. O único momento em que o Twente assustou foi aos 23', quando Jayden Oosterwolde cruzou e Danilo completou por cima. Depois, o ritmo dos visitantes diminuiu. Mas justamente na reta final do primeiro tempo, quando a morosidade estava maior, Engels acertou o pé, fazendo 1 a 0 nos acréscimos. No começo da etapa final, sim, o Twente buscou o empate com mais perigo: Wout Brama chutou para fora aos 49', Danilo também mandou pela linha de fundo aos 54', Kik Pierie cabeceou para o goleiro Maduka Okoye pegar aos 66'. Justamente depois desta chance do empate, o Sparta praticamente garantiu sua vitória. E como: com belíssimo chute colocado de Deroy Duarte, no ângulo, aos 67'. Nono lugar na tabela: para um time que começou a Eredivisie na lanterna, ótimo "presente de Natal".


AZ 3x1 Vitesse (quarta-feira, 23 de dezembro)

Era "confronto direto", entre dois médios que desejam entrar na disputa do título. E o AZ já começou mais esperto. Foi a senha para conseguir o primeiro gol, logo aos 5': uma falha de Maximilian Wittek foi aproveitada na área por Jesper Karlsson, que chutou. Mais veloz, o time da casa teve até gol anulado, com Tijjani Reijnders, aos 19'. Só aí o Vitesse tomou jeito. Perdeu boas chances aos 32', com Oussama Darfalou, aos 35', com Matus Bero, e aos 37', com Loïs Openda. O que aconteceu? Isso mesmo: o AZ, num contra-ataque, fez 2 a 0 aos 40', com Myron Boadu. Pelo menos, logo com 30 segundos de bola rolando no segundo tempo, o Vites diminuiu na sorte: Timo Letschert tentou afastar a bola da área, chutou em cima de Openda, e 2 a 1. E o jogo esquentou - Reijnders perdeu chance aos 50', Darfalou teve gol anulado aos 62'... até que, aos 75', em seu primeiro toque na bola após substituir Boadu, Ferdy Druijf fez 3 a 1. Outra vitória, um jogo a menos... o AZ, de mansinho, está chegando.


Willem II 1x1 Ajax (quarta-feira, 23 de dezembro)

Quando Antony fez 1 a 0 para o Ajax, logo aos 4', imaginou-se o de sempre: Ajax construindo vitória tranquila já no primeiro tempo. Até porque, aos 8', Klaas-Jan Huntelaar (titular de novo) quase ampliou, de cabeça. Enfim, o jogo parecia tranquilo para os Amsterdammers. Mas o cansaço por que passam se manifestou de novo. E o Willem II começou a trazer perigo pelas pontas, no contra-ataque. Foi assim que Ché Nunnely, aos 21', e Kwasi Wriedt, aos 35', fizeram André Onana trabalhar. E logo no princípio do segundo tempo, aos 54', Wriedt empatou, premiando a atenção do ataque dos Tricolores. Foi a senha para um resto de jogo animado. De um lado, o Ajax insistiu em busca da virada - mas ou acertou a trave (com Dusan Tadic, aos 64'), ou fez o goleiro Robbin Ruiter se destacar nos minutos finais (pegou chutes de Antony, Huntelaar e Promes). Do outro, o Willem II assustou a lenta defesa do Ajax, em mau dia - como em chute de Wriedt, aos 73'. Enfim: uma "zebra" pela qual o líder não esperava. Nem queria.


ADO Den Haag 0x2 Zwolle (quarta-feira, 23 de dezembro)

Sofrendo com a inconstância, o Zwolle partiu ao ataque desde o começo em Haia. Pelle Clement tentou dois chutes em sequência, aos 11' e 12'. Nem mesmo a mudança precoce no Den Haag, para torná-lo mais ofensivo (Bilal Ould-Chikh substitui Kees de Boer), alterou a superioridade visitante, ainda que o jogo tenha caído no marasmo durante boa parte do primeiro tempo, com leve sobressalto no fim: Sam Kersten arriscou de um lado aos 41', Ricardo Kishna arriscou do outro aos 42'. No começo da etapa complementar, Kishna quase marcou de cabeça para os mandantes. Não deu certo. Foi a sorte dos Zwollenaren: aos 51', Sai van Wermeskerken cruzou, e Mike van Duinen fez 1 a 0, também de cabeça. Daí, os "Dedos Azuis" seguiram no controle. Quase marcaram aos 58', num chute de Van Duinen. E na reta final, aos 84', confirmaram a vitória diante dos mandantes fragilizados, com dois nomes vindos da reserva: Yuta Nakayama roubou a bola e tabelou com Clint Leemans, que bateu para o 2 a 0.


Groningen 0x1 Heracles Almelo (quarta-feira, 23 de dezembro)

Embalado, o Groningen queria se aproximar mais da parte de cima. O Heracles Almelo só desejava respirar mais em relação à zona de repescagem/rebaixamento. Num jogo muito vitimado pela chuva (como todos na rodada, de modo geral), os Groningers começaram melhores. Ahmed El Messaoudi teve dois chutes seguidos, aos 18' e 19', impedidos pelo goleiro Janis Blaswich. Já os Heraclieden só chegaram perto do gol numa jogada de Delano Burgzorg, aos 37'. Daí, com a chuva castigando parcialmente o gramado, o jogo ficou muito tempo sem chances de gol - e sem graça. Mas quando a chance apareceu, aos 79', o Heracles aproveitou: Rai Vloet passou, e Adrián Szöke tocou na saída do goleiro para o 1 a 0 dos visitantes. De quebra, aos 88', Blaswich salvou a vantagem, com mais duas defesas. E o time de Almelo celebra: duas vitórias seguidas para um fim de ano mais calmo.


Feyenoord 3x0 Heerenveen (quarta-feira, 23 de dezembro)

Com novos titulares (Luciano Narsingh na ponta esquerda, Bryan Linssen no meio do ataque), o Feyenoord começou com tudo. O gol poderia ter vindo já aos 3', com Steven Berghuis; ficou mais perto aos 10', com Jens Toornstra; aos 40', um chute de Toornstra com desvio só não entrou pelos pés do goleiro Erwin Mulder (que pegara os arremates citados); Narsingh, então, mandou a bola na trave (22') e no travessão (43'). O Heerenveen, defensivo, só assustara com os Veerman: um chute de Joey, aos 12', e uma bola que quase Henk acertou (45'). Mas logo que a etapa final começou, Bryan Linssen decretou que seria o protagonista do Feyenoord na vitória. Aos 48', o atacante fez 1 a 0, de cabeça, após escanteio. Aos 59', ele completou cruzamento de Berghuis para o segundo gol. Aí, o Stadionclub ficou tranquilo, em sua última partida no dia. E só para confirmar, aos 90' + 1, ainda houve tempo para o terceiro gol de Linssen. Contestado pela torcida, ele terá alívio na folga. É o "espírito de Natal"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário