segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 12ª rodada da Eredivisie

Heracles Almelo 1x2 Fortuna Sittard (sexta-feira, 11 de dezembro)

Chances, o Heracles criou. Numa delas, até, Rai Vloet chegou a colocar a bola nas redes, aos 24' - mas estava impedido, e o gol foi anulado. Bastou um avanço para o Fortuna Sittard, e veio o 1 a 0, aos 33', com certa sorte: Sebastian Polter cruzou, o zagueiro Marco Rente tentou afastar e cometeu o gol contra. Tal cenário seguiu semelhante no segundo tempo: os Heraclieden tentaram (Vloet finalizou perto do gol aos 49'), mas o Fortuna ficou mais perto do gol (como num cruzamento de Lisandro Semedo, aos 58'). E aos 60', em outro contra-ataque, fez o 2 a 0: Emil Hansson lançou, Polter tocou na saída do goleiro. Então, as chances se alternaram. De um lado, Polter quase fez 3 a 0 aos 73'; do outro, Delano Burgzorg acertou o travessão aos 74'. Por fim, de tanto tentar, o time da casa ainda diminuiu nos acréscimos, com Burgzorg. Mas mesmo com esse "abafa final", era tarde para evitar a primeira vitória fora de casa dos visitantes de Sittard em dois anos - e desde 2001 não vinham duas vitórias seguidas. Outra reação.


Groningen 2x0 RKC Waalwijk (sábado, 12 de dezembro)

Com dois clubes em campo para tentarem continuar suas ascensões na temporada (vinham de vitórias), o RKC Waalwijk foi mais ousado no primeiro tempo. Só que errou as poucas finalizações que teve, no desanimado primeiro tempo. Ahmed Touba cabeceou para fora aos 4', Finn Stokkers perdeu grande chance aos 17', Vurnon Anita mandou voleio para fora aos 30'. Logo que o segundo tempo começou, o Groningen esquentou mais a partida. E já foi mais eficiente: em escanteio aos 54', Ahmed El Messaoudi ajeitou a bola, tabelou e bateu para fazer 1 a 0. Só aí os visitantes de Waalwijk foram em busca do empate. Que só foi evitado pelo goleiro Sergio Padt, com boas defesas aos 60' (conclusão de Stokkers) e 72' (voleio de Anita). Aí, aos 76', o azar de Kostas Lamprou foi a sorte de Daniel van Kaam: o goleiro do RKC cobrou tiro de meta direto no meia-esquerda do Groningen, que dominou, chegou à área e fez 2 a 0, confirmando a boa fase que os Groningers vivem.


Emmen 1x1 ADO Den Haag (sábado, 12 de dezembro)

No "jogo dos desesperados" - entre último e penúltimo colocados do campeonato -, o Den Haag foi preciso em sua primeira estocada: aos 6', Lassana Faye cruzou, e Vincent Besuijen fez 1 a 0 para os visitantes. Só que o bom começo foi interrompido à força: aos 14', torcedores do Emmen presentes fora do estádio De Oude Meerdijk acenderam sinalizadores e fogos, a fumaça tomou conta... e os jogadores se recolheram por quase vinte minutos. Jogo recomeçado, o Emmen começou a ser mais perigoso, forçando o goleiro Luuk Koopmans a trabalhar - como em chute de Michael de Leeuw, aos 37'. Na etapa final, a pressão dos anfitriões em busca do empate ficou mais forte. Com bola na trave de De Leeuw, aos 47'; com erro de Sergio Peña, aos 63'; em chutes de Glenn Bijl... finalmente, o zagueiro Miguel Araujo aliviou com o empate, aos 72'. E ficou o empate no placar, sem facilitar a vida de nenhum dos dois times. Com dureza maior para o lanterna Emmen, ainda sem vitórias após 12 rodadas.


Ajax 4x0 Zwolle (sábado, 12 de dezembro)

Como o Ajax reagiria à derrota na rodada passada e a eliminação na Liga dos Campeões? Com gols. Aos 7', Klaas-Jan Huntelaar cabeceou para o 150º gol de sua carreira pela Eredivisie; e aos 11', Quincy Promes (titular) dominou o cruzamento de Antony e finalizou para o 2 a 0. De quebra, Promes quase marcou mais duas vezes: aos 18', em boa defesa do goleiro Michael Zetterer, e aos 40', acertando a trave. Antes mesmo desta última chance, Antony já fizera 3 a 0, aos 35'. E a vitória Ajacied estava praticamente garantida diante do Zwolle, que só teve leve chance aos 28', com Mike van Duinen. No segundo tempo, a tranquilidade dos mandantes de Amsterdã era tamanha que até entraram em campo dois estreantes no time principal: o meia Kenneth Taylor e o atacante Victor Jensen. Se eram necessárias chances, vinham coisas como a bola na trave de Lisandro Martínez, aos 78'. O Zwolle? Só chegou num chute de Kenneth Paal, aos 80'. E para confirmar uma goleada, Ryan Gravenberch mandou às redes, nos acréscimos. Vitória tranquila, para amainar qualquer sintoma de crise.


Vitesse 1x1 Heerenveen (domingo, 13 de dezembro)

Foi uma partida com duas metades bem estabelecidas - e não só pelos 45 minutos de cada uma. No primeiro tempo, a tônica foi o domínio do Vitesse. Oussama Tannane cobrou falta perto do gol, aos 17'; Million Manhoef teve uma excelente chance aos 20' - finalizou por cima do gol, à queima-roupa; Tannane exigiu boa defesa do goleiro Erwin Mulder em outra falta, aos 30'; e finalmente, num cruzamento de Tannane, aos 38', Oussama Darfalou (substituto de Armando Broja, infectado pelo novo coronavírus) completou para o 1 a 0 do Vites. Já no segundo tempo, o Heerenveen é que controlou o ritmo das ações, pelo menos no começo. Tanto que o empate dos visitantes da Frísia veio já aos 54', com dificuldades: o goleiro Remko Pasveer defendeu os chutes de Benjamin Nygrén e Sherel Floranus, e a bola só foi às redes no terceiro rebote, quando Floranus acertou a mira. Empatado o placar, as duas equipes ainda tentaram algo na reta final, mas nada conseguiram. Azar do Vitesse, que caiu para quarto.


VVV-Venlo 0x3 Feyenoord (domingo, 13 de dezembro)

Sim, o Feyenoord teve mais a bola e rondou mais o ataque desde que o jogo em Venlo começou. Mas daí a serem efetivamente perigosos, os visitantes de Roterdã demoraram. Só nos chutes de média distância o Stadionclub tentava algo: foi o que Steven Berghuis fez aos 14' e aos 32', e foi o que Orkun Kökcü fez até com mais perigo aos 32', mandando a bola no travessão. Mas não só era infrutífero, como o VVV-Venlo até assustava levemente, em tentativas de Evert Linthorst (aos 10', de cabeça, e aos 14'). No segundo tempo, a inapetência do Feyenoord no ataque seguia. Até que Berghuis deu um bom sinal, num chute rasteiro rente à trave, aos 66'. E o alívio dos Rotterdammers veio, enfim, aos 68': Jens Toornstra fez 1 a 0. Berghuis afastou o medo de vez aos 73', com um belíssimo gol em chute colocado. Os Venlonaren ainda assustaram num erro de Nick Marsman, aos 74' - mas Marcos Senesi consertou, evitando o gol de Torino Hunte. E Toornstra fez o terceiro aos 77', mantendo o Feyenoord invicto.


Willem II 1x3 Sparta Rotterdam (domingo, 13 de dezembro)

O Sparta demorou pouco para mostrar que manteria o embalo que vive nas rodadas mais recentes. Já aos 6', em escanteio, Lennart Thy ajeitou a bola na entrada da pequena área e concluiu para o 1 a 0. Depois, mesmo sem chegar com frequência, os visitantes de Roterdã sempre traziam mais perigo ao ataque - como na chance que Deroy Duarte teve, aos 14'. Aliás, coube ao próprio Duarte fazer o segundo gol dos Spartanen, aproveitando rebote, nos acréscimos. Superioridade flagrante, em relação a um Willem II que não dera um chute a gol nos primeiros 45 minutos. E que seguiu, com o 3 a 0 do Sparta, já no começo do segundo tempo - aos 51', aproveitando erro de Derrick Kohn na defesa. Só depois da porta arrombada o Willem II teve espaço para algumas chances no ataque, principalmente com Kwasi Vriedt e Vangelis Pavlidis. O grego até fez gol, aos 83', mas este foi anulado. O de Wriedt, nos acréscimos, ainda valeu. Nada que perturbasse o Sparta: já são três vitórias seguidas.


PSV 2x1 Utrecht (domingo, 13 de dezembro)

No começo, o PSV teve dificuldades para atacar, diante de um Utrecht fechado. E penou com os contragolpes puxados pelo veloz Gyrano Kerk. Ele iniciou a jogada terminada com chute de Sander van de Streek, para fora, aos 15'. E Kerk também chegou a balançar as redes, aos 16' - mas estava impedido, e o gol foi anulado. Se faltava espaço, o time da casa contou com seus destaques para chegar ao gol em Eindhoven. Aos 31', Mario Götze cruzou, e Donyell Malen fez 1 a 0, de letra; e aos 37', Mohamed Ihattaren fez ainda melhor - belíssimo chute no ângulo para o 2 a 0. O Utrecht assustou num chute de Kerk, aos 44', mas o PSV estava tranquilo - no segundo tempo, Philipp Max até cobrou falta na trave, aos 57'. Os Utregs só melhoraram com as entradas de Mimoun Mahi e Moussa Sylla, no ataque. No primeiro lance, aos 65', Mahi já forçou o goleiro Yvon Mvogo a fazer duas defesas. No segundo, aos 71', diminuiu para 2 a 1, aproveitando sobra de bola. E o Utrecht ameaçou empatar, no fim do jogo. Mas desta vez o PSV segurou a vitória - e foi à vice-liderança.


Twente 1x3 AZ (domingo, 13 de dezembro)

Desde o apito inicial em Enschede, as duas equipes foram bem ofensivas. O Twente, tendo mais a bola: no chute de Queensy Menig na rede pelo lado de fora aos 14', no chute do mesmo Menig que foi à trave aos 16', na finalização de (ainda) Menig no travessão aos 26'. Já o AZ, sem dois titulares, se protegia na defesa - e apostava nos contragolpes de Myron Boadu. Num deles, aos 34', o golpe certo dos visitantes: Boadu foi até à área, foi derrubado, pênalti, Teun Koopmeiners fez 1 a 0. Ficou melhor ainda para os Alkmaarders aos 43': num chute quase sem ângulo, Yukinari Sugawara fez 2 a 0. E o AZ pôde começar o segundo tempo mais tranquilo. Até com mais chances - como o de Jesper Karlsson, aos 62'. O Twente só foi reanimado por um pênalti: aos 73', Halil Dervisoglu foi derrubado por Calvin Stengs, e Danilo converteu. Aí, os Tukkers buscaram o empate... mas em outro contra-ataque do AZ, Jayden Oosterwolde derrubou Zakaria Aboukhlal. O juiz marcou pênalti, o VAR transformou o pênalti em falta... mas Koopmeiners não se importou: cobrança precisa para o 3 a 1 do AZ, aos 90'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário