domingo, 19 de junho de 2022

Análise da temporada: Fortuna Sittard

O Fortuna Sittard foi frágil durante boa parte da temporada. Mas Flemming ajudou sempre, no ataque. E vitórias diretas ajudaram os Fortunezen a ficarem na Eredivisie (Pro Shots)

Colocação final: 15º lugar, com 35 pontos
No turno havia sido: 16º colocado, com 13 pontos
Time-base: Van Osch; Angha, Tirpan, Janssen (Siovas) e Cox; Duarte, Rienstra (Tekie) e Seuntjens; Semedo, Benschop e Flemming
Técnico: Sjors Ultee
Maior vitória: Fortuna Sittard 3x0 Sparta Rotterdam (23ª rodada)
Maior derrota: Fortuna Sittard 0x5 Ajax (6ª rodada), Feyenoord 5x0 Fortuna Sittard (15ª rodada), Ajax 5x0 Fortuna Sittard (18ª rodada) e PSV 5x0 Fortuna Sittard (27ª rodada)
Principal jogador: Zian Flemming (atacante)
Artilheiro: Zian Flemming (atacante), com 12 gols
Quem deu mais passes para gol: Zian Flemming (atacante) e Mats Seuntjens (meio-campo/atacante), ambos com 4 passes
Quem mais partidas jogou: Deroy Duarte (meio-campo), com 33 partidas
Copa nacional: eliminado pelo PSV, na segunda fase
Competições continentais: nenhuma

Era justo dizer: as perspectivas para o Fortuna Sittard eram pessimistas demais, durante boa parte do campeonato. O clube auriverde terminou o 1º turno na 16ª posição, que o faria ter de disputar a repescagem de acesso/descenso. Não tinha muitos destaques técnicos: apenas Mats Seuntjens e Zian Flemming faziam por merecer algum crédito. Para completar, uma sequência de cinco derrotas seguidas, entre a 11ª e a 15ª rodadas (seis, se se considerar que o time de Sittard perdeu jogo atrasado da 2ª rodada para o AZ, no mesmo período), faziam indicar que a briga para não ser rebaixado era o único horizonte possível para os Fortunezen. E um horizonte turvo: basta dizer que, contra o futuro campeão Ajax, o time tomou dois 5 a 0, em Sittard (5ª rodada) e em Amsterdã (18ª rodada), além de outro 5 a 0 sofrido para o Feyenoord, na 15ª rodada.

Ao contrário de outros times que sofreram contra o rebaixamento, porém, o Fortuna persistiu. O técnico Sjors Ultee seguiu trabalhando na equipe. Alguns reforços vieram para o returno, com experiência de Eredivisie, como os atacantes Paul Gladon e Charlison Benschop. Flemming e Seuntjens continuavam sendo raros destaques, correspondendo bem na frente. E se continuou frágil contra adversários mais fortes na tabela, o Fortuna Sittard conseguia vitórias fundamentais contra oponentes diretos nas últimas posições (1 a 0 no Willem II, na 26ª rodada; 3 a 0 no Sparta Rotterdam, na 23ª rodada - jogo atrasado). E nas últimas três rodadas, o esforço do Fortuna rendeu vitórias inesperadas e salvadoras - 2 a 1 no Twente fora de casa, na 32ª rodada, e 1 a 0 no NEC, na última rodada, triunfo que garantiu a permanência na Eredivisie. Se o sofrimento foi o esperado para ficar na elite do futebol da Holanda (Países Baixos), pelo menos o Fortuna Sittard teve seu esforço reconhecido por diretoria e torcida, dentro de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário