quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Parada obrigatória: Emmen

O Emmen ainda tem dificuldades, principalmente ofensivas. Mas o empate com o Ajax que encerrou 2022 deixou a esperança: sobrará esforço (Lute Kiers/NESImages/DeFodi Images/Getty Images)

Posição: 16ª colocação, com 11 pontos
Técnico: Dick Lukkien
Time-base: Oelschlägel (Van der Hart); Bouchouari, Araújo, Veldmate e Burnet; Veendorp e Bernadou; Assehnoun (Vlak), Diemers e Rui Mendes (Romeny); Zivkovic
Maior vitória: Emmen 3x2 Utrecht (3ª rodada)
Maior derrota: Feyenoord 4x0 Emmen (4ª rodada)
Copa da Holanda: enfrentará o VVV-Venlo (segunda divisão), na segunda fase
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Ole Romeny (atacante), com 4 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento
Avaliação: o mau começo deixou a impressão de que o campeão da segunda divisão passada ficaria numa luta inglória contra a queda. Mas os Emmenaren reagiram na reta final do ano E mesmo que sigam sofrendo na zona de repescagem/rebaixamento, sinalizam: não se entregarão sem muito esforço

O campeão da segunda divisão já realizara seu objetivo: voltar rapidamente à Eredivisie, após uma temporada de bate-e-volta na Eerste Divisie. Só que a reestreia já mostrou que a permanência seria difícil: o PSV pespegou um 4 a 1 nos Emmenaren. Era só o começo de uma campanha que teria muitos momentos difíceis. Entre a 4ª e a 7ª rodadas, quatro derrotas (começando com um 4 a 0 do Feyenoord, na 4ª rodada). Só um gol marcado - de tantas chances perdidas, o Emmen ainda tem o segundo pior ataque do campeonato. Com uma sequência tão ruim, na sétima rodada, o Emmen caiu para a zona de rebaixamento - na penúltima posição, que leva à queda mesmo. O que restava? 

Mais esforço. Justamente a característica que fez do Emmen um osso duríssimo de roer em sua primeira passagem pela Eredivisie. Na frente, a chegada de Mark Diemers ajudou um pouco na criação de jogadas - bem como as chegadas de Lucas Bernadou. E o time alvirrubro começou a reagir. Primeiro, alguns empates, para intercalar com as derrotas. Depois, na reta final de 2022, três rodadas sem perder: um empate com o Groningen (0 a 0, 12ª rodada), uma vitória fora de casa sobre o Fortuna Sittard (1 a 0, 13ª rodada), e um resultado que simboliza tal esforço. Na 14ª rodada, em 12 de novembro de 2022, o Emmen saiu na frente do Ajax. Tomou a virada para 3 a 1. Mas tanto fez que buscou o empate final em 3 a 3. Sinal de que o time pode até ser rebaixado. Corre sérios riscos. Mas, se cair, não cai sem luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário