quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Guia da Eredivisie 2023/24: Excelsior

Benita (à esquerda) chega para tentar ajudar o Excelsior a superar uma temporada que deve ser novamente difícil (Divulgação/excelsior.nl)

Stichting Betaald Voetbal Excelsior

Cidade: Roterdã
Estádio: Van Donge & De Roo (capacidade para 4.400 torcedores)
Apelidos: Kralingers (referência a Kralingen, bairro de Roterdã onde o clube fica)
Títulos: nenhum
Patrocínio: DSW (seguradora de saúde)
Técnico: Marinus Dijkhuizen 
Destaque: Stijn van Gassel (goleiro)
Fique de olho: Mimeirhel Benita (lateral direito) 
Brasileiros no elenco: nenhum
Temporada passada: 15º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: escapar do rebaixamento
Amistosos de pré-temporada:
8 de julho - Excelsior 1x1 time júnior do Shakhtar Donetsk-UCR
15 de julho - FC Luzern-SUI 3x1 Excelsior
22 de julho - NAC Breda 2x0 Excelsior
28 de julho - Heracles Almelo 2x1 Excelsior
5 de agosto - Zulte Waregem-BEL 0x1 Excelsior
Principais chegadas: Casper Widell (D, Helsingborgs-SUE), Mimeirhel Benita (D, Feyenoord), [Kik Pierie (D, Ajax)], [Arthur Zagre (D, Utrecht)], Lennard Hartjes (M, Feyenoord), Kian Fitz-Jim (M, Ajax), Derensili Sanches Fernandes (M/A, Utrecht), Troy Parrott (A, Tottenham-ING), Richie Omorowa (A, Brommapojkarna-SUE) e Oscar Uddenäs (A, BK Häcken-SUE)
Principais saídas: Nathangelo Markelo (D, Fortuna Sittard), Nathan Tjoe-A-On (D, Swansea-GAL), [Peer Koopmeiners (M, AZ)], [Kenzo Goudmijn (M, AZ)], [Marouan Azarkan (M, Feyenoord)] e Reda Kharchouch (A, Al Bukiryah-SAU)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

A permanência na primeira divisão foi muito comemorada no Excelsior. E nem tinha como ser diferente: chegou a ser uma vitória, para um clube com vários problemas ao longo da temporada passada - um dos menores orçamentos da primeira divisão holandesa, problemas internos (a troca da braçadeira de capitão, do zagueiro Rédouan El Yaakoubi para o goleiro Stijn van Gassel, foi um deles, por ter certos traumas), o próprio desempenho frágil da defesa. O problema é que tudo indica que os problemas continuarão em 2023/24. E vários dos responsáveis por ajudar a mitigá-los deixaram o clube. Basta olhar as saídas no ataque. Kenzo Goudmijn, Marouan Azarkan, Reda Kharchouch: todos eles se transferiram.

Tais perdas aumentam ainda mais a responsabilidade de quem ficou no ataque, como Mike van Duinen, Lazaros Lamprou e Couhaib Driouech. Algumas chegadas podem ajudar, como a do sueco Oscar Uddenäs. Na defesa, continuam tanto o goleiro Stijn van Gassel, decisivo em 2022/23, como Rédouan El Yaakoubi. Nomes que ajudaram já emprestados, como o zagueiro central Kik Pierie e o lateral esquerdo Arthur Zagre, ficarão de vez nos Kralingers. E será interessante ver se a safra de emprestados do Feyenoord, representada pelo ala direito Mimeirhel "Mimi" Benita e pelo meio-campo Lennard Hartjes, evoluirá com tempo de jogo. Contudo, a forte impressão é de que outra vez o Excelsior sofrerá demais para seguir na elite do futebol holandês. A torcida só espera que o final seja feliz, outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário