quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Guia da Eredivisie 2023/24: Heracles Almelo

O Heracles Almelo de Thomas Bruns conseguiu voltar rapidamente à primeira divisão. Agora, é tentar ficar nela (Pro Shots)

Heracles Almelo

Cidade: Almelo   
Estádio: Polman/Erve Asito (capacidade para 12.080 torcedores) 
Apelidos: Heraclieden, Almelöers 
Títulos: 2 Campeonatos Holandeses, conquistados antes da era profissional
Patrocínio: Asito (empresa de limpeza)
Técnico: John Lammers
Destaque: Nikolai Laursen (atacante)
Fique de olho: Jetro Willems (lateral esquerdo)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Temporada passada: campeão da Eerste Divisie (segunda divisão)
Copas europeias: nenhuma 
Objetivo: escapar do rebaixamento/meio de tabela
Amistosos de pré-temporada:
8 de julho - Seleção da cidade de Almelo (amadora) 1x5 Heracles Almelo
14 de julho - Preussen Münster-ALE 4x2 Heracles Almelo
22 de julho - Cambuur (segunda divisão) 4x1 Heracles Almelo
25 de julho - Heracles Almelo 1x0 Emmen
28 de julho - Heracles Almelo 2x1 Excelsior
5 de agosto - Heracles Almelo 1x3 Volendam
5 de agosto - Heracles Almelo 2x0 Helmond Sport
Principais chegadas: Jannes Wieckhoff (D, St. Pauli-ALE), Jetro Willems (D, Groningen), [Melih Ibrahimoglu (M, Admira Wacker-ALE)], Brian de Keersmaecker (M, FC Eindhoven), Jizz Hornkamp (A, Willem II), Bryan Limbombe (A, Roda JC), Mohamed Sankoh (A, Stuttgart-ALE), Mario Engels (A, Tokyo Verdy-JAP) e Adbenego Nankishi (A, Werder Bremen-ALE) 
Principais saídas: Marco Rente (D, Groningen), Mateo Les (D, HNK Gorica-CRO), Lucas Schoofs (M, Lommel SK-BEL), Elias Sierra (M, VVV-Venlo) e Samuel Armenteros (A, Al Kholood-SAU)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

O Heracles Almelo sentiu muito o rebaixamento inesperado em 2021/22. Para fazer o esperado na temporada passada, contou com o técnico John Lammers pedindo uma coisa: foco - Lammers reconheceu que agiu na linha do "a porta da rua é a serventia da casa para quem não tiver disposição". Nem foi preciso ser tão rígido para garantir o título da segunda divisão e o bate-e-volta à Eredivisie: vários dos nomes presentes na campanha vitoriosa sentiram o amargor da queda e quiseram estar na festa da volta - o goleiro Michael Brouwer, o ala direito Navajo Bakboord, o zagueiro e capitão Justin Hoogma (filho do diretor de futebol, Nico-Jan Hoogma), os meio-campistas Thomas Bruns e Marko Vejinovic, os atacantes Nikolai Laursen e Emil Hansson... fora alguns que chegaram no meio da temporada, como o veterano atacante Samuel Armenteros.

Ferida do rebaixamento curada com o acesso, alguns nomes que ajudaram saíram, como o zagueiro Marco Rente (que tentará curar a ferida em outro lugar, no rebaixado Groningen) e o citado Armenteros. Mas boa parte da base que trabalhou bem no ano passado tentará estabilizar de novo o time de Almelo na Eredivisie. Recuperado da grave lesão no joelho - ligamento cruzado anterior rompido - que o tirou da reta final da segunda divisão passada, o meia/atacante Nikolai Laursen poderá tentar ajudar os Heraclieden tanto quanto vinha ajudando (e era muito), assim como o atacante Emil Hansson. Pela esquerda, valerá prestar atenção em Jetro Willems: mesmo ainda abaixo dos 30 anos, aquele que um dia foi o mais jovem jogador de uma Eurocopa masculina (jogou com a Holanda em 2012, quem lembra?) tentará mostrar que ainda pode colaborar substanciosamente. No mais, caberá aos remanescentes de 2021 (Bakboord, Hoogma, Bruns, Vejinovic etc.) provarem que a lição foi aprendida.

Um comentário:

  1. John Lammers? Será que ele é parente do Frank Lammers (o Ferry Bouman)?

    ResponderExcluir