quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Guia da Eredivisie 2023/24: Fortuna Sittard

Sierhuis tem no Fortuna Sittard a chance de mostrar o talento para fazer gols que já exibiu algumas vezes, nos tempos de time B do Ajax (Divulgação/fortunasittard.nl)

Fortuna Sittard

Cidade: Sittard 
Estádio: Fortuna Sittard (capacidade para 12.511 torcedores)
Apelidos: FSC, Fortunezen
Títulos: 2 Copas da Holanda (1956/57 e 1963/64) e 1 Eerste Divisie/segunda divisão (1994/95)
Patrocínio: BetCity (site de apostas online)
Técnico: Danny Buijs
Destaque: Iñigo Córdoba (meio-campista)
Fique de olho: Kaj Sierhuis (atacante)
Brasileiros no elenco: Rodrigo Guth (zagueiro)
Temporada passada: 13º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: escapar do rebaixamento/meio de tabela
Amistosos de pré-temporada:
8 de julho - Fortuna Sittard 1x1 FC Eindhoven
15 de julho - Fortuna Sittard 0x1 Standard Liège-BEL
22 de julho - Wehen Wiesbaden-ALE 1x0 Fortuna Sittard
25 de julho - Fortuna Sittard 4x3 Team VVCS (time da associação holandesa de jogadores profissionais)
29 de julho - Millwall-ING 1x2 Fortuna Sittard
4 de agosto - Beerschot-BEL 0x0 Fortuna Sittard (Beerschot 4 a 2 nos chutes da marca do pênalti)
5 de agosto - VVV-Venlo 2x3 Fortuna Sittard
Principais chegadas: [Ivor Pandur (G, Verona-ITA)], Luuk Koopmans (G, ADO Den Haag), Nathangelo Markelo (D, Excelsior), Mitchell Dijks (D, Vitesse), Loreintz Rosier (M, Estoril-POR), Alen Halilovic (M, HNK Rijeka-CRO), Ragnar Oratmangoen (M, Groningen), Milan Robberechts (M, Mechelen-BEL), [Mouhamed Belkheir (A, Vilafranquense-POR)], Marko Lazetic (A, Milan-ITA), Iman Griffith (A, AZ) e Kaj Sierhuis (A, Stade Reims-FRA) 
Principais saídas: Yanick van Osch (G, Cambuur), Michael Verrips (G, Groningen - empréstimo prolongado), Ximo Navarro (D, Deportivo La Coruña-ESP), Roel Janssen (D, não renovou contrato), George Cox (D, não renovou contrato), [Kristijan Bistrovic (M, CSKA Moscou-RUS)], Dogan Erdogan (D, não renovou contrato), Úmaro Embaló (A, Cartagena-EQU)[Gianmarco Cangiano (A, Bologna-ITA)], [Thomas Buitink (A, Vitesse)] e Burak Yilmaz (A, encerrou a carreira)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

Assim como a temporada passada começava com um ar de esperança, esta temporada começa para o Fortuna Sittard com um ar de desconfiança. Até porque o símbolo da esperança, Burak Yilmaz, teve um fim de passagem melancólico por Sittard, abreviou sua passagem por lá e decidiu encerrar a carreira. Mais: alguns nomes relativamente confiáveis das temporadas anteriores, como o lateral esquerdo George Cox, encerraram a passagem pelo clube. E o técnico Júlio Velázquez ficou pouco tempo nos Fortunezen, mas trouxe algumas dores de cabeça, pelo comportamento colérico à beira do campo. De certa forma, o mau fim em 2022/23 preconiza tempos de dificuldades. Até pela impressão externa de que o Fortuna gasta demais e tem verba de menos.

De todo modo, até que os reforços dão a impressão de ser possível se segurar de novo na Eredivisie. Em primeiro lugar, o goleiro Ivor Pandur trouxe um pouco mais de segurança - e ficará em definitivo. Mais elogiáveis, no entanto, são as novidades vindas entre os jogadores de linha. Na lateral esquerda, Mitchell Dijks traz experiência e ofensividade que podem preencher bem a lacuna da saída de Cox. Se passou longe de justificar a expectativa sobre ele nos tempos de Barcelona e Milan, Alen Halilovic é meio-campo mais do que aceitável para os padrões da Eredivisie, podendo ajudar Iñigo Córdoba e Oguzhan Özyakup a criarem jogadas. E no ataque, se Tijjani Noslin e Úmaro Embaló até são criativos nas pontas, Kaj Sierhuis chega relativamente credenciado a ser um bom atacante entre os times médios/pequenos. Além do mais, o novo técnico, Danny Buijs, é capacitado a formar uma equipe que consiga passar sem sustos. Já fez isso no tempo que passou no Groningen. Se ajudar o Fortuna Sittard nisso, a torcida agradecerá muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário