quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Guia da Eredivisie 2023/24: Vitesse

Mattijs Tielemans é um nome que chega para ajudar um Vitesse que segue precisando melhorar - mas já parece com um caminho mais visível (vitesse.nl/Divulgação)

Stichting Betaald Voetbal Vitesse

Cidade: Arnhem  
Estádio: GelreDome (capacidade para 21.248 torcedores) 
Apelidos: Vites, Arnhemmers 
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda) 
Patrocínio: BetCity (site de apostas online)
Técnico: Phillip Cocu
Destaques: Million Manhoef (meio-campo/atacante)
Fique de olho: Mathis Tielemans (meio-campista) e Miliano Jonathans (atacante) 
Temporada passada: 10º colocado
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: meio de tabela
Amistosos de pré-temporada:
8 de julho - VV Duno (amador) 0x9 Vitesse
15 de julho - De Graafschap 3x5 Vitesse
22 de julho - Stuttgart-ALE 2x1 Vitesse
28 de julho - Vitesse 1x1 Eintracht Frankfurt-ALE
1º de agosto - Vitesse 2x2 Patro Eisden-BEL
5 de agosto - Getafe-ESP 4x1 Vitesse
Principais chegadas: Eloy Room (G, Colorado Rapids-EUA), Ramon Hendriks (D, Feyenoord), Mica Pinto (D, Sparta Rotterdam), [Daan Huisman (M, VVV-Venlo)], Amine Boutrah (M, Concarneau-FRA), Mathijs Tielemans (M, PSV), Kacper Kozlowski (M/A, Brighton-ING), Joel Persson (A, Lecce-ITA) e [Thomas Buitink (A, Fortuna Sittard)] e Said Hamulic (A, Toulouse-FRA)
Principais saídas: Jeroen Houwen (G, RKC Waalwijk), Daan Reiziger (G, Cambuur), [Kjell Scherpen (G, Brighton-ING)][Ryan Flamingo (D, Sassuolo-ITA)], Tomas Hajek (D, Panserraikos-GRE), Maximilian Wittek (D, Bochum-ALE), Mitchell Dijks (D, Fortuna Sittard), Daan Huisman (M, Haugesund-NOR), Romaric Yapi (M, Bastia-FRA), Matus Bero (M, Bochum-ALE), [Gabriel Vidovic (A, Bayern de Munique-ALE)], Sondre Tronstad (M, Blackburn-ING), [Mohamed Sankoh (A, Stuttgart-ALE) e [Bartosz Bialek (A, Wolfsburg-ALE)]

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

Certo, o Vitesse conseguiu contornar uma temporada que teve períodos ameaçadores, antes de garantir mais um ano de Eredivisie. E agora, o técnico Phillip Cocu teve uma pré-temporada à disposição para trabalhar e preparar tudo com mais calma, após pegar a equipe aurinegra no meio do caminho em 2022/23. O que não quer dizer que as dificuldades não continuem. Nomes importantes no Vites, como os meio-campistas Matus Bero e Sondre Tronstad, deixaram o clube. E fora de campo, ainda há certas hesitações sobre qual será o grau de investimento do norte-americano Coley Parry, novo proprietário, no clube - até porque Parry ainda não teve a homologação da federação holandesa, cerca de um ano depois. De quebra, os resultados da pré-temporada foram pouco animadores. Pelo menos, Cocu tem alguns velhos conhecidos para lhe ajudar em campo. 

Alguns, velhos conhecidos da vitoriosa passagem pelo PSV: Nicolas Isimat-Mirin no miolo de zaga, Marco van Ginkel no meio-campo - e no mesmo setor, Davy Pröpper, quando se recuperar do rompimento de ligamento cruzado de joelho por que passou. Outras novidades são velhas conhecidas do Vitesse, independente de treinador: após cinco anos e dois clubes no meio, o goleiro Eloy Room volta ao clube em que começou a carreira, para ser um titular que traga mais segurança ao gol após as turbulências da posição na temporada passada. Titulares como Carlens Arcus, Melle Meulensteen e Million Manhoef já trazem um entrosamento maior. E valerá prestar atenção em novatos como o meio-campo Mattijs Tielemans (vindo da base do PSV) e o atacante Miliano Jonathans. Podem ajudar um Vitesse já com um trabalho encaminhado a ter um campeonato mais tranquilo do que o passado, embora distante dos sonhos de tempos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário