quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Guia da Eredivisie 2023/24: Utrecht

Zidane Iqbal poderia ter ficado no Manchester United, onde já tivera chances. Mas o Utrecht o trouxe, como um símbolo das ambições de um clube que quer crescer (Divulgação/fcutrecht.nl)

Football Club Utrecht

Cidade: Utrecht   
Estádio: De Galgenwaard (capacidade para 23.750 torcedores)
Apelido: Utregs
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (3 Copas da Holanda e 1 Supercopa da Holanda)
Patrocínio: T-Mobile (empresa de telecomunicações)
Técnico: Rob Penders (interino - Michael Silberbauer foi demitido após a 3ª rodada)
Destaque: Can Bozdogan (meio-campista)
Fique de olho: Zidane Iqbal (meio-campista)
Temporada passada: 7ª colocado
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga das Conferências/vaga direta na Liga Europa
Amistosos de pré-temporada:
7 de julho - Seleção da região de Amersfoort 0x6 Utrecht
12 de julho - Utrecht 0x2 Gent-BEL
15 de julho - Utrecht 1x2 Charleroi-BEL
22 de julho - Utrecht 2x4 Shakhtar Donetsk-UCR
28 de julho - Utrecht 1x1 Kifisia-GRE
29 de julho - Utrecht 2x0 OFI Creta-GRE
2 de agosto - Utrecht 1x2 Bologna-ITA
5 de agosto - Utrecht 3x0 Espanyol-ESP 
Principais chegadas: [Vassilis Barkas (G, Celtic-ESC)], Mattijs Branderhorst (G, NEC), [Modibo Sagnan (D, Real Sociedad-ESP)], Ryan Flamingo (D, Sassuolo-ITA), Souffian El Karouani (D, NEC), [Can Bozdogan (M, Schalke 04-ALE)], Oscar Fraulo (M, Borussia Mönchengladbach-ALE), Mats Seuntjens (M, RKC Waalwijk), Zidane Iqbal (M, Manchester United-ING), Ole Romeny (M, Emmen), Marouan Azarkan (M, Feyenoord), Anthony Descotte (A, Charleroi-BEL), Adrian Blake (A, Watford-ING) e Isac Lidberg (A, Go Ahead Eagles)
Principais saídas: Fabian de Keijzer (G, Heracles Almelo), Sean Klaiber (D, Brondby-DIN), Django Warmerdam (D, Sparta Rotterdam), Djevencio van der Kust (D, Sparta Rotterdam), Derensili Sanches Fernandes (M, Excelsior), Luuk Brouwers (M, Heerenveen), Sander van de Streek (M, Antalyaspor-TUR), Anastasios Douvikas (A, Celta-ESP), Bas Dost (A, não renovou contrato) e [Amin Younes (A, Al Ettifaq-SAU)]

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

O Utrecht está cansado. Não que os Utregs estejam em situação ruim: sempre costumam estar na parte de cima da tabela, estão mais do que acostumados a disputarem os play-offs por vaga na Conference League (aconteceu neste 2023, em 2022, em 2021, só não aconteceu em 2020 por causa da pandemia ter interrompido o Campeonato Holandês)... mas o clube quer mais. Pela dimensão das ambições de Frans van Seumeren, empresário da cidade que é mecenas do Utrecht, o desejo é ser o que AZ e Twente são, atualmente. Para tanto, dá-lhe contratações. E nenhuma delas simboliza melhor essa ambição do que Zidane Iqbal: alguns torcedores do Manchester United desejavam que o meia iraquiano fosse apenas emprestado para voltar a Old Trafford, mas o clube do estádio De Galgenwaard decidiu quebrar a banca e trazer Iqbal em definitivo. Já outras negociações trouxeram polêmica. Como a do gol. O grego Vassilis Barkas estava emprestado pelo Celtic, e para o clube escocês retornou após o fim da temporada passada. Precisando de um titular, os Utregs buscaram Mattijs Branderhorst no NEC. Só que que o contrato de Barkas com o Celtic expirou. O que fez o Utrecht? Trouxe o grego novamente, agora em definitivo. E Branderhorst, após apenas algumas semanas no novo clube, já quer sair, pelo desprestígio.

Não bastassem essas contratações, o Utrecht também aposta em outros nomes, para aumentar as opções à disposição do técnico dinamarquês Michael Silberbauer. Souffian El Karouani para a lateral esquerda, Ole Romeny e Marouan Azarkan para o meio-campo, o inglês Adrian Blake e Mats Seuntjens no ataque: todos eles chegaram agora. Emprestados que deram certo ficarão em definitivo, como Modibo Sagnan e Can Bozdogan. E nomes experientes ficam para aumentar a experiência e o entrosamento que o time quer ter. Na defesa, Mike van der Hoorn, Nick Viergever e Mark van der Maarel; no meio-campo, Jens Toornstra e Bart Ramselaar (este, também podendo avançar). Só que, no ataque, perdeu-se Anastasios Douvikas, a maior transferência da história do clube - em valores (o Celta de Vigo o comprou por 12 milhões de euros). Enfim, sobram opções. E faltaram resultados - nas três primeiras rodadas, três derrotas e nenhum gol, representando um precoce fim da linha para o técnico Michael Silberbauer. A pressão já existente aumentou. Porque o Utrecht está cansado das repescagens, embora elas signifiquem boas campanhas. Quer mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário