domingo, 13 de setembro de 2015

810 minuten: como foi a 5ª rodada da Eredivisie


O gol de Fischer recolocou o Ajax no jogo contra o Twente (Louis van de Vuurst/Ajax.nl)
Roda JC 0x0 NEC
O Roda vinha numa sequência promissora. Junto do Heracles, era o pequeno que mais surpreendia neste começo de Campeonato Holandês. Só que encontrou um NEC bastante defensivo, até pelos resultados vistos até agora (duas vitórias por 1 a 0, duas derrotas). E o campeão da segunda divisão não fugiu à regra, tornando o jogo bastante truncado. Restou o 0 a 0 que diminuiu um pouco a moral dos de Kerkrade. E que deu um respiro ao time de Nijmegen, que saiu de uma situação que começava a ficar incômoda.

De Graafschap 1x3 AZ
Mesmo jogando fora de casa, no De Vijverberg, era de se esperar que o AZ fosse para cima contra o lanterna. Até porque precisava, já que os Alkmaarders também não haviam vencido na temporada. E a vitória correu, sim, algum risco: mesmo tendo aberto o placar com o lateral esquerdo Rajko Brezancic (estreante), os visitantes sofreram o empate. E estava temeroso até o armador Markus Henriksen fazer dois gols em dois minutos e garantir a primeira vitória para a equipe de John van den Brom. Era necessário, repita-se. Agora, cabe ao AZ recuperar o tempo perdido, enquanto o De Graafschap, único time a só ter perdido, desponta como principal ameaçado pela queda.

Twente 2x2 Ajax
Se os Tukkers precisavam de algum estímulo para a temporada difícil, ele veio com a boa atuação contra o líder do campeonato. Guiados por Felipe Gutiérrez e Hakim Ziyech, líderes no meio-campo, a equipe de Enschede se mostrou mais organizada e agrupada na defesa, e ensaiou bem as jogadas de bola parada (algo visto no primeiro gol, em que Ziyech cobrou escanteio para o meio da área e Gutiérrez, desmarcado, concluiu de primeira). O Ajax parecia batido em campo, tendo perdido uma invencibilidade de 380 minutos sem sofrer gols na Eredivisie desta temporada e prestes a perder o jogo.

Aí veio o gol de Viktor Fischer, vindo do banco de reservas (substituiu Milik). E os Ajacieden se reanimaram no jogo. Embora o Twente até atacasse mais, os visitantes saíam mais rápido para o contra-ataque. A entrada de Yaya Sanogo, já no final do jogo, só ampliava o espírito de "abafa". Premiado por vias tortas, é verdade: o pênalti sofrido pelo francês foi, no mínimo, bem duvidoso, já que o contato com o goleiro Joel Drommel, 19 anos, novo titular dos Tukkers (boa estreia), foi muito leve. Mas Gudelj cobrou, empatou e transformou o que poderia ser um primeiro revés num empate que animou o Ajax, sem deixar de alertá-lo. Até porque o Celtic vem aí, pela Liga Europa.

Zwolle 3x0 Excelsior
Luuk de Jong se consolidou como um dos melhores jogadores deste início de Eredivisie, fazendo três gols na vitória do PSV (mais logo abaixo). Só que Lars Veldwijk fez a mesmíssima coisa, pelo Zwolle, e foi o grande destaque dos Dedos Azuis na vitória sobre o fraco Excelsior. Justamente o clube onde Veldwijk despontou, pela segunda divisão holandesa, na temporada 2013/14, conseguindo até transferência para o Nottingham Forest. A vitória podia ter sido até maior: no final do jogo, Stef Nijland perdeu pênalti. Ainda assim, o triunfo categórico colocou o Zwolle na quinta posição da Eredivisie. E deixa a pergunta: continuarão os Zwollenaren a poder sonhar com as surpresas dos últimos tempos? A ver.

Cambuur 0x6 PSV
A bem da verdade, o jogo na cidade de Leeuwarden já poderia ter acabado aos oito minutos do primeiro tempo. Foi quando ocorreu a jogada decisiva: após ataque rápido dos Boeren e chute de Luciano Narsingh, a bola ficou limpa para Andrés Guardado, no rebote. O mexicano bateu, e o volante Sander van de Streek desviou com as mãos para fora. Pênalti indiscutível. Cartão vermelho para Van de Streek. E Luuk de Jong bateu para fazer o primeiro de seus três gols no jogo. Diante do péssimo dia que teve a defesa auriazul, face ao já claro entrosamento do ataque dos Eindhovenaren, não foi difícil para o atual campeão holandês emplacar a goleada (maior sofrida pelo Cambuur em sua história na primeira divisão, aliás). Pelo menos, serve de ânimo para o gigantesco desafio da semana: enfrentar o Manchester United, na estreia pela fase de grupos da Liga dos Campeões. 

Groningen 3x1 Heerenveen
Ganhar um clássico é sempre agradável. E voltar a ganhá-lo, após quatro edições dele, aumenta o otimismo. Foi o que aconteceu com o Groningen neste domingo: desde 7 de abril de 2013 a equipe não sabia o que era sair com vitória do "Derby van het Noorden" (como dá para imaginar, significa "dérbi do norte"), contra o Heerenveen. Saíram com mais razões ainda para comemorar dois atacantes: Bryan Linssen, que marcou seu primeiro gol pelo Orgulho do Norte - abriu o placar -, e Danny Hoesen, que aproveitou a chance entre os titulares e foi considerado o grande destaque da partida. Ao diminuir a vantagem, com, o Heerenveen até ameaçou estragar a alegria no Euroborg. Mas Mimoun Mahi definiu as coisas, num jogo em que o Groningen viu motivos para esperança na dupla de volantes: Simon Tibbling, campeão europeu sub-21 com a Suécia, terá em Hedwiges Maduro (de volta ao futebol holandês) um bom "conselheiro" na marcação.

Feyenoord 1x0 Willem II
Se a derrota por 3 a 1 para o PSV diminuiu um pouco a esperança na equipe, ter vencido o jogo realizado na manhã deste domingo, em De Kuip, foi bastante útil. Primeiramente, porque os Tricolores deram algum trabalho à defesa, principalmente no primeiro tempo. A saída do lesionado Richairo Zivkovic prejudicou o ataque, é verdade, mas Lesly de Sa teve boa atuação. Depois, o Feyenoord também foi atingido por uma contusão: Michiel Kramer enfim iniciou como titular, como se sugeria na imprensa, mas lesionou-se no segundo tempo, levando à volta imprevista de Colin Kazim-Richards. Mas foi outro jogador vindo do banco de reservas que definiu o jogo: Eljero Elia aproveitou ótimo passe em profundidade, do defensor Rick Karsdorp (promissor), e chutou forte para o 1 a 0 decisivo. Que representa o melhor começo do Feyenoord numa temporada, desde 2007/08. Se ainda falta um pouco para brigar com PSV e Ajax, pelo menos a equipe de Roterdã não tropeça contra pequenos, falha constante em temporadas anteriores. Isso pode ajudá-la a disputar o título.

Heracles 1x0 ADO Den Haag
Se o início da temporada passada foi terrível (sete rodadas até a primeira vitória), o Heracles mostra que aprendeu a lição, rodada após rodada. Num jogo entre duas equipes que fazem papel elogiável nesta fase inicial da Eredivisie, os Heraclieden valeram-se do oportunismo - e também da sorte, diga-se de passagem. Aos 30 minutos do primeiro tempo, o japonês Mike Havenaar, destaque no ataque do Den Haag, cabeceou forte para as redes, mas o juiz Jeroen Manschot alegou que o nipônico cometera falta antes. Na jogada seguinte, Wout Weghorst recebeu bola desviada, e mandou, também de cabeça, para as redes. Só que, desta vez, valeu. E mesmo com as ofensivas do adversário (no final do jogo, o goleiro Martin Hansen - autor do inesquecível gol de calcanhar contra o PSV - até falta cobrou), o time de Almelo manteve o 1 a 0. E figura na segunda posição, com pontuação igual ao do Feyenoord, mas maior saldo de gols. Nada mal para um time que passou 2014/15 ameaçado pelo rebaixamento por toda a temporada

Utrecht 2x1 Vitesse
Jogando de modo mais controlado (Erik ten Hag escala o time atualmente num 5-3-2), o Utrecht soube levar a partida à sua maneira. Raras vezes sofreu contra um Vitesse que esteve apagado neste domingo, até de modo anormal. Tanto que, para marcar os gols, nem precisou do francês Sébastien Haller, sua principal estrela (marcou gol no 2 a 1 da equipe olímpica francesa sobre o time igualmente "sub-23" do Brasil, no meio de semana). Bastaram os gols de Willem Janssen e Bart Ramselaar - este, o nome  do jogo, com rapidez no ataque - para dar a segunda vitória seguida aos Utregs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário