sábado, 5 de janeiro de 2019

Parada obrigatória: ADO Den Haag

No ADO Den Haag, quem dominou a bola e atraiu as atenções foi El Khayati (ANP/Pro Shots)
Posição: 11º lugar, com 20 pontos
Técnico: Alfons "Fons" Groenendijk
Time-base: Zwinkels (Groothuizen); Troupée, Beugelsdijk, Kanon e Meijers; Immers, El Khayati e Malone; Becker, Necid (Falkenburg) e Hooi (Lorenzen)
Maior vitória: Willem II 0x3 ADO Den Haag (16ª rodada)
Maior derrota: ADO Den Haag 0x7 PSV (5ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado na segunda fase, pelo Feyenoord
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Abdenasser "Nasser" El Khayati (meio-campista), com 12 gols
Destaque: Abdenasser "Nasser" El Khayati (meio-campista)
Objetivo do início: meio de tabela/vaga nos play-offs pela Liga Europa
Avaliação: Até agora, tudo certo nos auriverdes de Haia. Mas pode melhorar: se a defesa controlar algumas irregularidades em seu nível técnico e se o time seguir turbinado pelo ótimo desempenho de El Khayati, dá para alcançar a repescagem por vaga no torneio continental, cumprindo a parte mais ambiciosa do objetivo
Fará intertemporada em... Belek, balneário na Turquia

Assim como o Willem II, o ADO Den Haag tem um destaque absoluto na campanha que faz até aqui: Nasser El Khayati. O meio-campista seguiu em 2018/19 como já estava em 2017/18: comandando as ações ofensivas dos auriverdes de Haia, armando as jogadas de ataque, finalizando bem, chamando a responsabilidade. O destaque do holandês de ascendência árabe foi inegável em partidas como os 4 a 2 sobre o Excelsior, na quarta rodada, quando ele fez os quatro gols do Den Haag (feito inédito na história do clube no Campeonato Holandês). Ou em fatos como o de que, com seus 12 gols, El Khayati disputa firmemente a artilharia da Eredivisie. Ou mesmo por ter estado envolvido em 17 dos 23 gols do time na temporada (12 gols, 5 passes para gols). E ele deixou claro por quê é tão importante no último jogo do primeiro turno: no empate com o Feyenoord, marcou os dois gols no 2 a 2.

Mas é justo dizer que El Khayati não teria o mesmo brilho se não fossem coadjuvantes úteis. No time que "Fons" Groenendijk leva a campo, os pontas costumam ter utilidade nos avanços, e Sheraldo Becker provou isso com boas atuações na esquerda. De quebra, no miolo do ataque, Erik Falkenburg garante a experiência, e alguns gols também. No meio-campo, o experiente Lex Immers procurou ser mais controlado em seus avanços (e em algumas impetuosidades), ampliando a liberdade de El Khayati em campo. Porém, a defesa ainda sofre. No miolo de zaga, por vezes Tom Beugelsdijk exagera nas faltas, levando muitos cartões. No gol, o jovem Indy Groothuizen ficou por boa parte do primeiro turno, mas acabou sucumbindo a algumas falhas, possibilitando a volta de Robert Zwinkels.

Por tudo isso, o Den Haag seguiu no vai-e-volta. Ora deu a impressão de que pode chegar firme para uma vaga da repescagem pela Liga Europa. Ora preocupou bastante - como no começo do campeonato, quando levou 7 a 0 do PSV na quinta rodada, com uma atuação muito pior do que o nível técnico da equipe faz supor. De todo modo, aparentemente, o time verde e amarelo parece ter embalado, junto de seu destaque El Khayati. Acima de tudo, a torcida espera que ele não deixe o clube nesta janela de transferências - já disse estar aberto a negociações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário