sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Parada obrigatória: Vitesse

No meio de muitos destaques ofensivos, Odegaard conseguiu se destacar no Vitesse (ANP/Pro Shots)
Posição: 5º lugar, com 26 pontos (na frente pelo melhor saldo de gols)
Técnico: Leonid Slutsky
Time-base: Eduardo; Karavaev, Van der Werff, Clarke-Salter (Doekhi) e Büttner; Bero, Serero e Foor (Beerens); Odegaard, Darfalou (Matavz) e Linssen
Maior vitória: Vitesse 5x1 Groningen (1ª rodada)
Maior derrota: Vitesse 0x4 Ajax (4ª rodada)
Copa da Holanda: classificado para as quartas de final, nas quais enfrentará o AZ
Competição europeia: Liga Europa (eliminado na terceira fase preliminar, pelo Basel-SUI)
Artilheiros: Matus Bero (meio-campista), Tim Matavz (atacante) e Roy Beerens (atacante), todos com 5 gols 
Destaque: Martin Odegaard (atacante) 
Objetivo do início: vaga nos play-offs da Liga Europa
Avaliação: Demorou algumas rodadas para o Vitesse se assentar, mas o entrosamento não demorou. E o time de Arnhem, mostrando estilo ofensivo, segue bem na busca de seu objetivo principal na temporada
Intertemporada em... Algarve, região de Portugal

A goleada por 5 a 1 sobre o Groningen, na primeira rodada, deu a impressão de que o Vitesse chegava forte para a temporada 2018/19, já pronto para impor desde o início um ritmo capaz de fazer do time aurinegro "o melhor do resto" - posto até provado na temporada passada, com a conquista da vaga na Liga Europa via repescagem. Isso até ocorreu, mas demorou um pouco. E a goleada fácil do Ajax na quarta rodada (4 a 0, em pleno GelreDome) mostrou que havia muito a ser consertado pelo técnico russo Leonid Slutsky.

Pelo menos, também havia alguns pontos que já ajudavam o trabalho. No gol, o veterano português Eduardo (emprestado pelo Chelsea) trouxe a segurança que faltou em alguns momentos da temporada passada. Já nas primeiras rodadas, o esloveno Tim Matavz indicava que seria competidor sério pelo posto de artilheiro do campeonato, antes da grave fratura na tíbia que sofreu durante o jogo contra o Feyenoord. Sem ele, o argelino Oussama Darfalou também foi útil no ataque - sem contar Bryan Linssen e Roy Beerens, tradicionais opções pelas pontas, velozes e capazes de bons passes e finalizações. De quebra, no meio-campo, também foi opção "surpresa" o eslovaco Matus Bero.

Mas poucos nomes simbolizaram tanto a evolução do Vites na temporada quanto Martin Odegaard. Não, o norueguês não virou o "craque" esperado quando foi ainda adolescente para o Real Madrid. Mas enfim ganhou ritmo de jogo, soube se transformar num jogador útil, que tanto pode criar no meio-campo quanto pode finalizar, se escalado na ponta esquerda. Com tudo isso, o time de Arnhem cresceu: fez jogo duro contra o líder PSV (perdeu só por 1 a 0), superou o concorrente direto Utrecht  (2 a 1), enfim se estabilizou onde queria se estabilizar - na zona de repescagem pela Liga Europa. Terminou o primeiro turno com uns solavancos, é verdade: não se esperavam derrota para NAC Breda e empate com De Graafschap. Mas o Vitesse tem sido um time agradável de se ver no Campeonato Holandês, e tem plenas condições de cumprir seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário