sábado, 12 de janeiro de 2019

Parada obrigatória: Utrecht

Os jogadores foram o destaque: Gustafson, Kerk, Venema. Mas o Utrecht só embalou quando Dick Advocaat chegou (ANP/Pro Shots)

Posição: 4º lugar, com 28 pontos
Técnico: Jean-Paul de Jong (até a 4ª rodada), Marinus Dijkhuizen (interino, na 5ª rodada) e Dick Advocaat (a partir da 6ª rodada)
Time-base: Jensen; Klaiber, Letschert, Willem Janssen e Gavory; Van Overeem, Gustafson e Emanuelson; Tannane, Van de Streek (Venema) e Kerk
Maior vitória: Utrecht 5x0 De Graafschap (13ª rodada)
Maior derrota: PSV 4x0 Utrecht (1ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado nas oitavas de final, pelo Feyenoord
Competição europeia: nenhuma
Artilheiros: Simon Gustafson (meio-campista), Nick Venema (atacante) e Gyrano Kerk (atacante), todos com 4 gols
Destaque: Gyrano Kerk (atacante) 
Objetivo do início: vaga nos play-offs pela Liga Europa
Avaliação: O Utrecht preocupou demais nas primeiras rodadas, dando a impressão de que decepcionaria. Uma pausa para jogos de seleções, uma correção de rota, e o time embalou para ser o "melhor do resto" no Campeonato Holandês - jogando diferente do estilo ofensivo dos últimos anos.
Intertemporada em... La Manga, na Espanha, entre 4 e 11 de janeiro

Quando a temporada 2018/19 começou, o Utrecht já preocupou sua torcida de cara, levando 4 a 0 do PSV. Diante do que o líder do Campeonato Holandês faria no primeiro turno, nem era nada desonroso. Mas o desempenho irregular nas quatro rodadas iniciais - uma vitória, dois empates, uma derrota - não animava. E os Utregs mostravam atuações medianas, longe da ofensividade das temporadas anteriores. Não se sabia o quê, mas algo precisava mudar. Pelo menos, depois da quarta rodada, veio uma pausa, para jogos de seleções, nas datas FIFA. Foi aí que o Utrecht tomou a decisão que mudou sua rota na temporada.

Por melhor que tivesse sido seu trabalho, o técnico Jean-Paul de Jong já parecia incapaz de reanimar o time. E foi demitido. Para seu lugar, chegou alguém que já anuncia há anos o fim da carreira: Dick Advocaat, de experiência inquestionável. Pois bem: na primeira partida do Utrecht sobre Advocaat, já ficou claro que o estilo de atuação do time mudaria. Contra o Feyenoord, fora de casa, os Utregs foram um time inesperadamente defensivo. Acabaram por levar 1 a 0, aos 43 minutos do segundo tempo. Mas deixavam claro, com a resistência: ainda tinha muito campeonato pela frente, e o time era capaz de melhorar. E melhorou: no resto do primeiro turno, só duas derrotas, e oito vitórias.

Priorizando os contra-ataques, Advocaat potencializou as qualidades ofensivas do Utrecht. Em campo, alguns nomes foram fundamentais para a melhora. Simon Gustafson, enfim com sequência de jogos, mostrou no meio-campo a qualidade técnica que já mostrava nas poucas chances no Feyenoord. A mesma coisa com o reforço Joris van Overeem, sem chances no AZ. Sander van de Streek era o elemento versátil no ataque, capaz de jogar no meio e na frente. Pela esquerda, ofensivo demais para ser lateral, Urby Emanuelson voltou a viver algo semelhante aos bons tempos de Ajax. Na frente, Gyrano Kerk enfim virou a referência que já ensaiava ser. Outro contratado, Oussama Tannane entrou bem. E desde que fez três gols contra o De Graafschap, o novato Nick Venema (19 anos) deixa a torcida esperançosa pelo que pode fazer. Voltando a ser difícil para os grandes, o Utrecht se acalmou: cumpre o objetivo de continuar bem, após um leve susto no começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário