quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Parada obrigatória: Emmen

O voo de Glenn Bijl, na vitória sobre o ADO Den Haag, representa o sonho do Emmen: ficar na primeira divisão é possível (ANP/Pro Shots)

Posição: 13º colocado, com 17 pontos
Técnico: Dick Lukkien
Time-base: Scherpen; Klok (Gronsveld), Veendorp, Bakker, Siekman e Cavlan; Bannink, Bijl e Chacón; Arias e Jansen
Maior vitória: Emmen 2x0 NAC Breda (12ª rodada)
Maior derrota: PSV 6x0 Emmen (9ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado na segunda fase, pelo Odin'59
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Anco Jansen (atacante), com 4 gols
Destaque: Glenn Bijl (meio-campista)
Objetivo do início: escapar do rebaixamento
Avaliação: Descontada a óbvia inferioridade em relação ao trio de ferro, até que o estreante na primeira divisão holandesa está sendo elogiável. Demonstrando esforço e alguma ousadia, mostra condições de resistir e conseguir a permanência - que já seria um "título"
Fará intertemporada em... Estepona, balneário na Espanha

Talvez como com nenhum outro time do Campeonato Holandês se possa dizer isso: o Emmen não tem outro objetivo além de escapar do rebaixamento. Para um time que estreia na primeira divisão holandesa, nem seria lógico pensar em algo diferente. Por tudo isso, é possível dizer: o clube alvirrubro está fazendo um papel melhor do que o esperado. Está na metade inferior da tabela, sim. Sempre que enfrentou os três grandes, foi goleado: 5 a 0 para o Ajax (3ª rodada), 6 a 0 para o PSV (9ª rodada), 4 a 1 para o Feyenoord (15ª rodada - esta última goleada foi até maior do que a partida sugeria). Mas passa longe de ser o "saco de pancadas" que se pensava, antes da Eredivisie começar.

De certa forma, isso já ficou claro logo na primeira rodada, quando o Emmen surpreendeu o ADO Den Haag, fazendo 2 a 1 fora de casa. E ao longo das 17 primeiras rodadas desta temporada, o time mostrou que não era tão frágil assim ousando para cima de equipes mais experimentadas e tradicionais na Eredivisie. Por exemplo, vencendo o Utrecht - 2 a 1, na quinta rodada. Ou também vencendo o NAC Breda, no primeiro triunfo em casa de sua história na elite - 2 a 0, na 12ª rodada. A zona de repescagem/rebaixamento seguia como um perigo próximo: por algumas rodadas, o clube chegou a cair para a 16ª posição. Todavia, o Emmen conseguia retomar firmeza em campo para conseguir subir alguns lugares na tabela.

E conseguia porque, em alguns setores, o técnico Dick Lukkien tem visto jogadores úteis a ajudarem o time. No gol, o jovem Kjell Scherpen sofre com a falta de agilidade causada pelos seus 2,02m de altura, mas impõe respeito suficiente para ser titular, apesar de ter apenas 18 anos. A defesa já está bem entrosada, e tem veloz válvula de escape no lateral esquerdo Caner Cavlan. No meio-campo, além de saber sair bem com a bola, Glenn Bijl ainda é bom nos chutes de fora da área. E no ataque, Anco Jansen traz movimentação - e Michael de Leeuw, que está chegando, já mostrou que sabe fazer gols nos tempos de Groningen. Tem sido suficiente para o Emmen sonhar com a permanência na primeira divisão. Para o novato da Eredivisie, seria quase como um título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário