sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Guia da Eredivisie 2020/21: Ajax

Antony (à direita) é uma das apostas mais esperadas dentro de campo. O diretor geral Van der Sar tenta manter alguma força fora dele. E o Ajax consegue manter seu grande favoritismo ao título (Divulgação/ajax.nl)

Amsterdamsche Football Club - Ajax

Cidade: Amsterdã
Estádio: Johan Cruyff Arena (capacidade para 53.502 torcedores)
Apelidos: Godenzonen (em holandês, "os filhos dos deuses" - apelido dado desde o time campeão europeu em 1994/95, pela torcida, como se o Ajax fosse escolhido pelos deuses para ser o representante do bom futebol no mundo); Ajacieden (nome dado a torcedores e jogadores do clube); Amsterdammers
Títulos: 34 Campeonatos Holandeses (merecem citação dois títulos mundiais, quatro Copas/Ligas dos Campeões, 1 Copa da UEFA e 19 Copas da Holanda)
Patrocínio: Ziggo (empresa de telecomunicações)
Técnico: Erik ten Hag
Destaque: Dusan Tadic (atacante) 
Fique de olho: Antony (atacante)
Brasileiros no elenco: Antony (atacante) e David Neres (atacante)
Quando a temporada passada foi interrompida, estava na... 1ª colocação (empatado em pontos com o AZ, na frente pelo melhor saldo de gols)
Copas europeias: Liga dos Campeões (fase de grupos)
Objetivo: Título
Amistosos de pré-temporada:
8 de agosto - Ajax 6x1 RKC Waalwijk
13 de agosto - Ajax 5x1 Utrecht
17 de agosto - Wolfsberger-AUT 0x2 Ajax
22 de agosto - Red Bull Salzburg-AUT 1x4 Ajax
25 de agosto - Ajax 1x0 Hertha Berlin-ALE
29 de agosto - Ajax 2x1 Eintracht Frankfurt-ALE
30 de agosto - Ajax 2x2 Union Berlin-ALE
5 de setembro - Ajax 1x0 Augsburg-ALE
Principais chegadas: Maarten Stekelenburg (G, Everton-ING), Sean Klaiber (D, Utrecht), [Lisandro Magallán (D, Alavés-ESP)], [Sven Botman (D, Heerenveen)], Davy Klaassen (M, Werder Bremen-ALE), [Dennis Johnsen (M/A, Zwolle)], [Noa Lang (A, Twente)], Mohammed Kudus (A, Nordsjaelland-DIN) e Antony (A, São Paulo-BRA)
Principais saídas: [Bruno Varela (G, Benfica-POR)], Benjamin van Leer (G, Sparta Rotterdam), Joël Veltman (D, Brighton-ING), Sergiño Dest (D, Barcelona-ESP), Lisandro Magallán (D, Crotone-ITA), Sven Botman (D, Lille-FRA), Hakim Ziyech (M, Chelsea-ING), Donny van de Beek (M, Manchester United-ING), Carel Eiting (M, Huddersfield Town-ING), Razvan Marin (M, Cagliari-ITA), Dennis Johnsen (M/A, Venezia-ITA), Noa Lang (A, Club Brugge-BEL), [Ryan Babel (A, Galatasaray-TUR)] e Danilo (A, Twente)
Grupo de jogadores
Valor de mercado: 338,05 milhões de euros (via TransferMarkt)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Como ocorre ano após ano no Campeonato Holandês, o Ajax chegaria forte para tentar o título da Eredivisie na reta final da temporada passada: o próprio tamanho do clube na Eredivisie possibilitava pensar que, além dos talentos ali existentes (Donny van de Beek, Dusan Tadic, Hakim Ziyech, Quincy Promes), a "camisa" iria se impor. Só que também havia sinais de que talvez tudo isso fosse insuficiente: o crescimento consistente do AZ nas rodadas finais da Eredivisie (com direito a vitória categórica por 2 a 0, em plena Johan Cruyff Arena, semanas antes da pandemia forçar a interrupção do campeonato), os problemas físicos e lesões que vitimavam vários jogadores importantes em Amsterdã (David Neres que o diga), as decepções e quedas que se avolumavam - na Liga dos Campeões, na Liga Europa, até na Copa da Holanda...

Enfim, a federação definiu que não haveria fim da temporada 2019/20, e o Ajax se comportou discretamente: não seria campeão, mas o AZ também não seria, então ficava o dito pelo não dito, e era hora de se preparar para 2020/21. E até que os Ajacieden se prepararam bem. Tudo bem, Ziyech já era perda certa desde janeiro, Van de Beek já fazia hora extra em Amsterdã, já era hora de Joël Veltman procurar outros ares após o desgaste de más atuações e dos anos no clube, e a ameaça de transferências continua: André Onana e Nicolás Tagliafico seguem presentes em boatos aqui e ali. Entretanto, pelo que se tem visto na pré-temporada, o Ajax já parece bem preparado para outra temporada disputando mais um título holandês. Para começo de conversa, os dois principais contratados para o ataque - Antony e Mohammed Kudus - têm mostrado entrosamento crescente e animador já nos amistosos.

Nomes que voltam, como Noa Lang, também voltaram mais maduros para serem usados por Erik ten Hag. Quem já pedia chances no time titular tem se mostrado merecedor delas - Ryan Gravenberch simboliza isso, mas há Jürgen Ekkelenkamp, Sontje Hansen, Kenneth Taylor... E mais contratações foram certeiras: mesmo que venha mais como um tutor dos goleiros mais jovens (a aposta é em Kjell Scherpen e Dominik Kotarski, caso Onana saia mesmo), Maarten Stekelenburg volta a Amsterdã após nove anos, com a agradável marca de um nome experiente, que pode ajudar - como também pode Klaas-Jan Huntelaar, que renovou o contrato por mais um ano. O começo preocupante da temporada no meio-campo pode ser "consertado" pela volta do velho conhecido Davy Klaassen, que aprendeu a ser mais defensivo em suas andanças. Há Tadic e Promes, que serão altamente importantes na temporada - principalmente Promes, que fará o posto de "camisa 9", tentando dar velocidade na área. Por último, mas talvez o mais valioso: o Ajax não precisa se preocupar tanto em já começar a temporada com tudo - afinal, já está na fase de grupos da Liga dos Campeões. Quem sabe esse ar relaxado deixe o Ajax mais preparado para momentos mais decisivos. E para as incertezas que ainda estão aí, dentro e fora de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário