sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Guia da Eredivisie 2020/21: Twente

Empréstimos vão, empréstimos vêm, e com eles o Twente forma a maioria do seu time para esta Eredivisie. Um deles, o brasileiro Danilo, ganhará algum ritmo de jogo nos Tukkers (Divulgação/fctwente.nl)

 Football Club Twente

Cidade: Enschede
Estádio: De Grolsch Veste (capacidade para 30.205 torcedores)
Apelido: Tukkers (gíria para nativos do Twenthe, região da província de Overijssel onde fica a cidade de Enschede)
Títulos: 1 Campeonato Holandês
Patrocínio: Pure Energie (empresa fornecedora de energia)
Técnico: Ron Jans
Destaque: Giorgi Aburjania (meio-campista/atacante)
Fique de olho: Danilo Pereira (atacante)
Brasileiros no elenco: Danilo Pereira (atacante)
Quando a temporada passada foi interrompida, estava na... 14ª colocação
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: escapar do rebaixamento/meio de tabela
Amistosos de pré-temporada:
7 de agosto - Twente 3x1 Excelsior '31
10 de agosto - Twente 2x1 Fortuna Sittard
16 de agosto - Feyenoord 0x0 Twente
22 de agosto - Twente 2x0 Go Ahead Eagles
26 de agosto - Twente 2x1 Team VVCS
28 de agosto - Twente 3x2 Holstein Kiel-ALE
5 de setembro - Twente 1x1 Emmen
Principais chegadas: Tyronne Ebuehi (D, Benfica-POR), Nathan Markelo (D, Everton-ING), Kik Pierie (D, Ajax), Gijs Smal (D, Volendam), Dario Dumic (D, Utrecht), Luka Ilic (M, Manchester City-ING)Lazaros Lamprou (A, PAOK-GRE), Vaclav Cerny (A, Utrecht), Halil Dervisoglu (A, Brentford-ING)Alexander Jeremejeff (A, Dynamo Dresden-ALE) e Danilo (A, Twente)
Principais saídas: Paul Verhaegh (D, encerrou a carreira), [Giovanni Troupée (D, Utrecht)], Peet Bijen (D, ADO Den Haag), Xandro Schenk (D, Al Batin-SAU), [Calvin Verdonk (D, Feyenoord)], Javier Espinosa (M, dispensado), [Oriol Busquets (M, Barcelona-ESP)], [Noa Lang (A, Ajax)], [Rafik Zekhnini (A, Fiorentina-ITA)], Aitor Cantalapiedra (A, Panathinaikos-GRE), Haris Vuckic (A, Zaragoza-ESP) e [Keito Nakamura (A, Sint Truiden-BEL)]
Grupo de jogadores
Valor de mercado: 12,63 milhões de euros (via TransferMarkt)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Se servia de consolo para o Twente, até que o time estava mais forte do que se pensava quando o Campeonato Holandês passado começou. Não que os Tukkers conseguissem chegar perto de sonhar com o título, como fizeram num outro momento da história do clube. Mas o começo de temporada deu até esperanças de disputarem lugar nos play-offs por vaga na Liga Europa. Logo a esperança acabou, o time foi escorregando na tabela... e estava até sob certo risco quando a Eredivisie foi interrompida. Mas, pelo menos, ficou na primeira divisão. O problema foi perder praticamente todos os destaques. Keito Nakamura, Aitor Cantalapiedra, Haris Vuckic, até Noa Lang (emprestado em janeiro pelo Ajax)... todos eles, voltando de empréstimo ou sendo vendidos, tiveram a permanência em Enschede encurtada pela pandemia.

E com os cofres do clube de Enschede ainda combalidos pela traumática crise financeira - um dos fatores principais na queda brusca do Twente, de campeão holandês a rebaixado em 2017/18 -, novamente os empréstimos foram a principal fonte de reforços. Pelo menos, o nível técnico deles é até melhor que o da "barca" que chegara antes de 2019/20. Tyronne Ebuehi e Kik Pierie na defesa, Vaclav Cerny e Danilo no ataque, todos esses são nomes que qualificam a equipe. Além do mais, há nomes remanescentes que formam uma base com alguma experiência, como o goleiro Joël Drommel, o volante Wout Brama (ídolo da torcida) e o atacante Giorgi Aburjania. Além disso, com a saída do uruguaio-espanhol Gonzalo García, brigado com a torcida, o experiente Ron Jans tem alguma capacidade para formar uma equipe capacitada para conseguir, outra vez, ficar na divisão de elite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário