domingo, 7 de janeiro de 2024

Parada obrigatória: Zwolle

Lennart Thy (à direita) ajuda, como já costumava fazer. O técnico Johnny Jansen achou rápido os caminhos. E o Zwolle se mantém tranquilo na tabela (Hans van der Valk/BSR Agency/Getty Images)

Posição: 11º lugar, com 18 pontos
Técnico: Johnny Jansen
Time-base: Schendelaar; Van Polen, Lam, Kersten e MacNulty; Van den Berg e Buurmeester; Reijnders (Vellios), Namli e Druijf (Velanas); Thy
Maior vitória: Volendam 0x5 Zwolle (14ª rodada)
Maior derrota: PSV 4x0 Zwolle (12ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado pelo AFC (terceira divisão), na primeira fase
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Lennart Thy (atacante), com 6 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento
Avaliação: A rápida adaptação do técnico Johnny Jansen, as boas atuações de alguns jogadores e o desempenho razoável fora de casa explicam a estabilidade dos "Dedos Azuis" na tabela

Vice-campeão da segunda divisão, o Zwolle foi outro clube do Campeonato Holandês que precisou correr às pressas atrás de um treinador, já que Dick Schreuder preferiu a experiência no Castellón (terceira divisão espanhola). Johnny Jansen chegou, e o time precisaria embalar com rapidez, se não quisesse sofrer com a ameaça da volta à Eerste Divisie. Conseguiu, de certa forma. Não que os "Dedos Azuis" tenham surpreendido como fazem o Go Ahead Eagles e o Sparta Rotterdam. Ainda assim, mantém uma condição estável, sem correr muitos riscos, já tendo uma base bem estabelecida. O começo foi preocupante, é verdade, com duas derrotas. Mas logo os Zwollenaren se aprumaram.

Para isso, contaram com a experiência de Bram van Polen, lateral direito que vai para 16 anos de Zwolle, sempre a postos para ser escalado - e já entrosado com Thomas Lam e Sam Kersten, colegas de clube há alguns anos (desde antes do rebaixamento, em 2020/21). No meio-campo, Davy van den Berg e Zico Buurmeester oferecem a chance de mudanças táticas: tanto podem jogar mais adiantados, quase como pontas, como podem fazer uma dupla de volantes. Até porque, na frente, Younes Namli cumpriu a tarefa para a qual foi contratado: cria muitas jogadas, que Lennart Thy finaliza (com Ferdy Druijf ajudando nisso), na maioria das vezes. Com isso, o Zwolle rapidamente se firmou no meio de tabela. Às vezes mais abaixo, às vezes mais acima. Sofrendo em casa - só duas vitórias no Mac³Park Stadion -, compensando fora (é o sexto melhor visitante). E confirmando a tranquilidade de momento com o ótimo empate conseguido na 16ª rodada, contra o Ajax, buscando o 2 a 2 em plena Johan Cruyff Arena após estar com 2 a 0 de desvantagem. Por ora, o Zwolle respira: rapidamente, conseguiu ter um time estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário