![]() |
Kees Smit fez por merecer o status de candidato a revelação da Eredivisie. O AZ conta com ele para fazer um campeonato mais constante (Ed van de Pol/BSR Agency/Getty Images) |
Alkmaar Zaanstreek
Cidade: Alkmaar
Estádio: AFAS Stadion (capacidade para 17.023 torcedores)
Apelidos: Alkmaarders
Títulos: 2 Campeonatos Holandeses
Ranking histórico: 7º
Patrocínio: AFAS (empresa de softwares)
Técnico: Maarten Martens
Destaque: Mexx Meerdink (atacante)
Fique de olho: Kees Smit (meio-campista)
Brasileiros no elenco: nenhum
Temporada passada: 5º colocado
Copas europeias: Conference League (enfrenta o FC Vaduz-LIE, pela terceira fase preliminar)
Objetivo: vaga direta em competições europeias
Amistosos de pré-temporada:
28 de junho - AZ 2x0 Kilmarnock-ESC
5 de julho - AZ 0x1 Zulte Waregem-BEL
9 de julho - AZ 3x2 Aris-GRE
12 de julho - AZ 3x2 Almere City
16 de julho - Gent-BEL 1x2 AZ
19 de julho - AZ 2x1 Lokomotiva Zagreb-CRO
26 de julho - AZ 0x2 Olympiacos-GRE
Principais chegadas: Mateo Chávez (D, Chivas Guadalajara-MEX), [Finn Stam (D, Groningen)], [Dave Kwakman (M, Groningen)], [Lequincio Zeefuik (A, OH Leuven-BEL)] e Isak Jensen (A, Viborg-DIN)
Principais saídas: Bruno Martins Indi (D, Sparta Rotterdam), Lewis Schouten (D, Excelsior), Jayden Addai (A, Como-ITA) e Ruben van Bommel (A, PSV)
Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo]
[transferência em definitivo após empréstimo]
Confiar desconfiando. A torcida do AZ terminou a temporada passada assim. Teve seus motivos: afinal de contas, se lamentou a derrota na final da Copa da Holanda, pelo menos conseguiu ter vaga num torneio europeu ao vencer a repescagem pelo lugar na Conference League - mas mesmo assim, venceu com suas dificuldades, ficando com desvantagem de 2 a 0 contra o Twente antes de virar o placar no segundo tempo (contando com o gol da vitória e da vaga nos acréscimos). E a atual temporada 2025/26 já começou com a mesma montanha russa: na segunda fase preliminar da Conference League, o time de Alkmaar já tomou um grande susto, perdendo por 4 a 3 o jogo de ida contra o Ilves (Finlândia). Só após esse "chacoalhão" é que comprovou seu favoritismo, fazendo 5 a 0 na volta, em casa. Tais inconstâncias deixam a torcida incerta sobre a continuidade do técnico belga Maarten Martens à frente dos Alkmaarders.
Essas inconstâncias são suportadas, porém, pelo espaço cada vez maior que a promissora geração do clube, campeã da Youth League (a "Liga dos Campeões" para jovens) em 2022/23, ocupa entre os titulares. No gol, há o promissor Rome-Jayden Owusu-Oduro; na defesa, Wouter Goes (mesmo que exagere na voluntariedade às vezes); no ataque, Mexx Meerdink e Ernest Poku. Só que é no meio-campo que figura a grande "coqueluche" da equipe de Alkmaar. Kees Smit até terminara a temporada 2024/25 como titular, mas jogando mais recuado. Mostrou que é melhor armador - ajudando o ataque - em grande estilo: sendo o melhor jogador do Europeu sub-19 conquistado pela Holanda (Países Baixos) em junho passado, muito eficiente na criação de jogadas, marcando quatro gols. Smit já começou como titular, tendo gente um pouco mais experiente a lhe ajudar, como Jordy Clasie e Peer Koopmeiners. E pode ser, como o irlandês Troy Parrott, um nome a ajudar o AZ a voltar a entrar nos trilhos. E fazer a torcida confiar sem desconfiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário