![]() |
Kuwas, Oehlers e Mühren (da esquerda para a direita): o Volendam volta à primeira divisão mais pacificado do que na época do rebaixamento (Volendam/Divulgação) |
Football Club Volendam
Cidade: Volendam
Estádio: Kras Stadion (7.384 torcedores)
Apelidos: Volendammers (nome dado aos habitantes/nativos da cidade de Volendam), "Het Andere Oranje" (em holandês, "A Outra Laranja", referência à cor laranja do uniforme, semelhante à da seleção holandesa), "Heen en weer" (semelhante a "clube ioiô", em holandês, pela grande quantidade de rebaixamentos e acessos)
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (7 títulos da segunda divisão)
Ranking histórico: 20º
Patrocínio: HSB (construtora)
Técnico: Rick Kruys
Destaque: Robert Mühren (atacante)
Fique de olho: Gibson Yah (meio-campo/zagueiro)
Temporada passada: Campeão da segunda divisão
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: nenhuma
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: escapar do rebaixamento
Amistosos de pré-temporada:
5 de julho - VPV Purmersteijn (amador) 1x7 FC Volendam 1-7
8 de julho - VV Katwijk (amador) 1x1 Volendam
12 de julho - RKAV Volendam (amador) 1x2 Volendam
16 de julho - Regioteam Schouwen-Duiveland (combinado regional) 1x3 Volendam
19 de julho - Norwich City-ING 1x1 Volendam
26 de julho - NAC Breda 6x1 Volendam
28 de julho - Beemster selectie (seleção regional) 0x17 Volendam
2 de agosto - VVV-Venlo 2x1 FC Volendam
Principais chegadas: Precious Ugwu (D, Ajax), Aaron Meijers (D, RKC Waalwijk), [Bram van Driel (M, Lecce-ITA)], Gibson Yah (M, Jong Utrecht) e Ozan Kökcü (A, HJK Helsinque-FIN)
Principais saídas: Barry Lauwers (G, dispensado), Imram Nazih (M, dispensado), Quincy Hoeve (A, Sparta Rotterdam), Vurnon Anita (A, dispensado), Jamie Jacobs (A, Almere City) e Bilal Ould-Chikh (A, Raja Casablanca-MAR)
Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo]
[transferência em definitivo após empréstimo]
O que o Volendam poderia fazer, após o rebaixamento em 2023/24, em campanha tão perturbada pelos problemas entre a diretoria (Wim Jonk, diretor de futebol, à frente) e o técnico da época, Matthias Kohler? Simples: fazer a melhor campanha de sua história na segunda divisão. O sétimo título na Eerste Divisie veio em grande estilo: 82 pontos, a melhor pontuação da "Outra Laranja" em sua história na divisão de acesso, com 87 gols, também o melhor desempenho ofensivo que o clube já teve na segunda divisão. Não por acaso, o artilheiro da temporada era do time: Henk Veerman, ídolo do clube, surgido por lá, sempre voltando.
Aliás, o Volendam volta à Eredivisie (10º acesso - não é à toa o apelido de "Heen-en-weer", gíria holandesa para "ioiô", sobe-e-desce) cercado de ídolos. No banco, o técnico Rick Kruys, com passagem pelo clube do balneário como jogador. Em campo, o citado Henk Veerman e Robert Mühren, dois centroavantes veteranos que nasceram futebolisticamente no clube. É em torno deles que o time girará. E se perdeu nomes importantes, como Bilal Ould-Chikh, terá um nome experiente no ataque (Brandley Kuwas), e pelo menos um defensor digno de nota: o zagueiro Precious Ugwu, vindo da base do Ajax, titular na Holanda (Países Baixos) campeã europeia sub-19. Pacificado, o Volendam está. Mais do que há alguns anos. A ver se isso serve para mantê-lo na primeira divisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário