quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Guia da Eredivisie 2025/26: Fortuna Sittard

 
O Fortuna Sittard precisa se cuidar contra as instabilidades. Pode contar com nomes como Ivo Pinto (foto) para isso (FS/BSR Agency/Getty Images)

Fortuna Sittard

Cidade: Sittard 
Estádio: Fortuna Sittard (capacidade para 12.511 torcedores)
Apelidos: FSC, Fortunezen
Títulos: 2 Copas da Holanda (1956/57 e 1963/64) e 1 Eerste Divisie/segunda divisão (1994/95)
Ranking histórico: 19º
Patrocínio: não tem no momento
Técnico: Danny Buijs
Destaque: Alen Halilovic (meio-campo)
Fique de olho: Kaj Sierhuis (atacante)
Brasileiros no elenco: nenhum
Temporada passada: 11º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: meio de tabela/escapar do rebaixamento
Amistosos de pré-temporada:
27 de junho - FC Ria (amador) 0x9 Fortuna Sittard
4 de julho - Fortuna Sittard 0x1 Racing Genk-BEL 
12 de julho - Fortuna Sittard 2x1 Sint Truiden-BEL
19 de julho - Fortuna Sittard 0x2 TOP Oss
22 de julho - Fortuna Sittard 5x1 Team VVCS (associação holandesa de jogadores)
26 de julho - SV Elversberg-ALE 2x3 Fortuna Sittard
1º de agosto - Fortuna Sittard 1x2 Bayer Leverkusen-ALE
Principais chegadas: [Mattijs Branderhorst (G, Utrecht)], Justin Hubner (D, Wolverhampton-ING), Iván Márquez (D, NEC), Dimitris Limnios (M, Panathinaikos-GRE), Phillip Brittijn (M, De Graafschap), Paul Gladon (A, sem clube), [Úmaro Embaló (A, Vitória de Guimarães-POR)] [Rémy Vita (A, Amiens-FRA)]
Principais saídas: Rodrigo Guth (D, Talleres-ARG), Rémy Vita (D, Tondela-POR), Darijo Grujcic (D, Wisla Cracóvia-POL), Mitchell Dijks (D, sem clube), Loreintz Rosier (M, sem clube), [Bojan Radulovic (A, Huddersfield Town-ING)], Josip Mitrovic (A, Slaven Belupo-CRO), Alessio da Cruz (A, Athletic-BRA) e [Ezequiel Bullaude (A, Feyenoord)] 

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

O Fortuna Sittard começa a temporada com sinal amarelo, antes mesmo de estar no jogo de abertura do Campeonato Holandês - na próxima sexta-feira, 8 de agosto, contra o Go Ahead Eagles. Em primeiro lugar, fora de campo: mesmo se segurando no meio de tabela, nos últimos anos, os Fortunezen têm resultados financeiros preocupantes. Se há alguma dúvida de quanto são preocupantes, basta citar que o clube não poderia participar de torneios continentais em 2025/26 (não poderia estar na repescagem holandesa por vaga na Conference League, por exemplo, embora não tenha sido o caso): afinal, não tem dinheiro para bancar a licença de permissão da UEFA. Dentro de campo, o técnico Danny Buijs precisará remontar sua defesa, que perdeu um nome estável nela com a saída do brasileiro Rodrigo Guth - e já queima as pestanas com a saída muito provável do croata Alen Halilovic, destaque ofensivo do time de Sittard nos últimos anos.

Pelo menos, o Fortuna tem a chegada de nomes que podem ajudá-lo a manter o status médio dentro da Eredivisie - que não é muito a ponto de fazê-lo surpreender, mas o mantém tranquilo. No gol, valeu a manutenção, agora definitiva, do goleiro Mattijs Branderhorst. O zagueiro espanhol Iván Márquez, com a experiência dos tempos de NEC, pode servir de referência - além do lateral direito e capitão Ivo Pinto. No ataque, Kristoffer Peterson pode trazer mobilidade, e caberá ver se Kaj Sierhuis, recuperado de lesão séria no joelho, recuperará a capacidade de finalização que pode ter. Caso essas novidades deem certo, junto aos nomes que ficam, quem sabe o sinal amarelo do Fortuna Sittard possa ficar mais esverdeado. Pelo menos, dentro de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário