quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Guia da Eredivisie 2025/26: Twente

 
Após uma temporada no Rangers, o zagueiro Robin Pröpper voltou ao Twente. Já recuperou a braçadeira de capitão. E pode ajudar o time a fazer uma temporada mais forte do que a passada (Ben Gal/BSR Agency/Getty Images)

 Football Club Twente

Cidade: Enschede    
Estádio: De Grolsch Veste (capacidade para 30.205 torcedores)
Apelido: Tukkers (gíria para nativos do Twenthe, região da província de Overijssel onde fica a cidade de Enschede) 
Títulos: 1 Campeonato Holandês
Ranking histórico:
Patrocínio: GGM Gastro (empresa de gastronomia)
Técnico: Joseph Oosting
Destaque: Ricky van Wolfswinkel (atacante)
Fique de olho: Lucas Vennegoor of Hesselink (atacante)
Brasileiros no elenco: nenhum
Temporada passada: 6º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: vaga direta nas competições europeias
Amistosos de pré-temporada:
28 de junho - DSVD (amador) 0x14 Twente
1º de julho - Twente 3x0 Motherwell-ESC
5 de julho - Twente 3x0 Lokeren-BEL
11 de julho - Twente 2x3 Qarabag-AZE
11 de julho - Twente 2x1 Qarabag-AZE (com escalação diferente)
16 de julho - Twente 2x1 Kaizer Chiefs-AFS
19 de julho - Schalke 04-ALE 0x0 Twente
19 de julho - Rot-Weiss Oberhausen-ALE 2x2 Twente
27 de julho - Porto-POR 2x1 Twente
30 de julho - Twente 1x0 RKC Waalwijk
2 de agosto - Twente 0x1 Udinese-ITA
Principais chegadas: Stav Lemkin (D, Shakhtar Donetsk-UCR), Thomas van den Belt (D, Feyenoord), Robin Pröpper (D, Rangers-ESC), Guilherme Peixoto (D, Benfica-POR), [Mats Rots (D, Heracles Almelo)], Ramiz Zerrouki (M, Feyenoord), [Carel Eiting (M, Sparta Rotterdam)], Kristian Hlynsson (M/A, Ajax) e [Mitchell van Bergen (A, Sparta Rotterdam)]
Principais saídas: [Gustav Lagerbielke (D, Celtic-ESC)], [Gerald Alders (D, Ajax)], Michal Sadílek (D/M, Sparta Praga-TCH), Carel Eiting (M, Omonia Nicosia-CHP), Sem Steijn (M, Feyenoord) e Younes Taha (A, Groningen)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

Depois de muitas temporadas seguidas disputando, no mínimo, a repescagem por vaga na Conference League; depois de muitas temporadas marcando presença em uma ou outra competição europeia (como a própria Liga Europa, em 2024/25); depois disso tudo, o Twente estará ausente de torneios mais vistos nesta temporada. Terá somente campeonato e copas holandesas em sua agenda para esta temporada que começa. Para um clube que há muito sonha em ser o "quarto grande" do futebol dos Países Baixos, é incômodo. Ainda mais quando se vê o AZ abrindo "vantagem" nesta corrida por tal posto, e o Utrecht mais constante nela.

Nesta preparação, o clube precisou vender dois destaques absolutos - o meio-campo Michal Sadílek e, principalmente, Sem Steijn, goleador do Campeonato Holandês passado. Pelo menos, o dinheiro da venda já possibilitou alguns retornos. Pelo menos um deles, muito útil: após um ano no Rangers, o zagueiro e capitão Robin Pröpper retornou aos Tukkers. O meio-campo islandês Kristian Hlynsson deverá ter em Enschede o tempo de jogo com que não contou no Ajax, e tem a lacuna da saída de Steijn (joga na mesma posição) para preencher. Também ajudam empréstimos, como o do volante Ramiz Zerrouki - cedido pelo Feyenoord, de volta para esta temporada. Retornos, como o de Mitchell van Bergen. Permanências, como as dos experientes Lars Unnerstall e Ricky van Wolfswinkel. E revelações, como o atacante Lucas Vennegoor of Hesselink (inevitável citar: filho do ex-jogador Jan, do mesmo notável sobrenome). Tudo para que o Twente volte a mostrar a força que lhe faltou na temporada passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário