quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Guia da Eredivisie 2025/26: Sparta Rotterdam

Bruno Martins Indi é um dos bons reforços para o Sparta Rotterdam, que tentará manter a boa fase que vive há algumas temporadas (Yannick Verhoeven/Newhouse Media/MB Media/Getty Images)

Sparta Rotterdam

Cidade: Roterdã  
Estádio: Het Kasteel (capacidade para 11.026 torcedores)
Apelido: Kasteelheren (em holandês, "Donos do Castelo" - referência ao nome do estádio, "o castelo" em holandês) 
Títulos: 6 Campeonatos Holandeses (apenas um na era profissional, em 1958/59)
Ranking histórico:
Patrocínio: De Goudse Verzekeringen (seguradora)
Técnico: Maurice Steijn
Destaques: Tobias Lauritsen (atacante)
Fique de olho: Ayoub Oufkir (atacante) e Pelle Clement (atacante)
Brasileiros no elenco: nenhum
Temporada passada: 12º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: play-offs por vaga na Conference League/meio de tabela
Amistosos de pré-temporada:
28 de junho - PPSC (amador) 0x7 Sparta Rotterdam
2 de julho - Westlands Elftal (seleção regional) 0x8 Sparta Rotterdam
5 de julho - Dordrecht 1x7 Sparta Rotterdam
12 de julho - ADO Den Haag 0x2 Sparta Rotterdam
18 de julho - Sparta Rotterdam 3x3 De Graafschap
26 de julho - Willem II 3x1 Sparta Rotterdam
2 de agosto - Sparta Rotterdam 2x0 OFI Kreta (Gri)
Principais chegadas: Joël Drommel (G, PSV), Filip Bednarek (G, Lech Poznan-POL), Bruno Martins Indi (D, AZ), Jens Toornstra (M, Utrecht), Lance Duijvestijn (M, Excelsior) e [Nókvvi Thórisson (A, St. Louis City-EUA)]
Principais saídas: Nick Olij (G, PSV), Mike Eerdhuijzen (D, Utrecht), Djevencio van der Kust (D, Heracles Almelo), [Gjivai Zechiël (M, Feyenoord)], Jonathan de Guzmán (M, fim de contrato), [Carel Eiting (M, Twente)], [Kristian Hlynsson (M/A, Ajax)], Mohamed Nassoh (A, NAC Breda) e [Mitchell van Bergen (A, Twente)]

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

Vivendo bons momentos nos últimos anos, coisa com que não era acostumado (chegou mesmo a disputar a decisão da vaga holandesa na Conference League, em 2022/23), o Sparta Rotterdam chegou a temer a volta aos tempos de apenas tentar ficar na divisão de honra, quando começou mal na temporada passada. Aí voltou Maurice Steijn, o técnico da excelente campanha de dois anos atrás. Vieram alguns nomes emprestados que melhoraram o nível técnico, como os meias Gjivai Zechiël e Kristian Hlynsson. Os Spartanen, então, deixaram as ameaças de lado, terminaram a temporada no meio de tabela (quase voltaram à repescagem por lugar na Conference, até), e começam esta temporada 2025/26 com a agradável impressão de que o time segue em condições de fazer uma campanha segura.

Primeiro, porque Maurice Steijn está lá, cada vez mais querido pela torcida. Em segundo lugar, porque os reforços foram bastante adequados. Se o goleiro Nick Olij deixou Roterdã rumo ao PSV, de lá veio, emprestado, o goleiro Joël Drommel, que pode ter boas atuações. Se o zagueiro Mike Eerdhuijzen saiu rumo ao Utrecht, poucas reposições poderiam ser mais experientes do que Bruno Martins Indi, com vários jogos de Campeonato Holandês (e uma Copa do Mundo) no currículo. No meio, um experiente saiu, Jonathan de Guzman, mas outro chegou, com Jens Toornstra. E a vinda de Lance Duijvestijn, do Excelsior recém-promovido, pode ajudar na criação de jogadas para um ataque já entrosado, que conta com dois destaques em Shunsuke Mito e Tobias Lauritsen, e uma boa aposta em Ayoub Oufkir, titular da Holanda (Países Baixos) campeã europeia sub-19. Tudo isso para que o Sparta siga bem. E desta vez, sem solavancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário