quinta-feira, 19 de maio de 2016

Play-offs de acesso: quem ganhar, sobe, mesmo?

Ten Rouwelaar vai parar de jogar. E quer deixar na Eredivisie o NAC Breda em que é ídolo (Maurice van Steen/VI Images)

Enfim, o mata-mata para definir o acesso e o descenso entre a primeira e a segunda divisão holandesas chegou à sua decisão. Depois daquele regulamento intrincado, com campeões de período e tudo o mais, enfim sabe-se quais são os quatro times, divididos em duas chaves, que disputarão os dois lugares restantes no Campeonato Holandês 2016/17, com jogos de ida nesta quinta, e os de volta, no domingo. E se a Nacompetitie é originalmente destinada a determinar acesso ou descenso, nesta temporada ela decidirá acesso ou manutenção: afinal de contas, tanto Willem II quanto De Graafschap, antepenúltimo e penúltimo colocados da Eredivisie, têm a chance de ficar na elite, enfrentando NAC Breda e Go Ahead Eagles - estes, dois dos melhores colocados da Eerste Divisie sem conquistarem "períodos".

Porém, a polêmica recomendação da federação holandesa pelo rebaixamento do Twente à segunda divisão em 2016/17 colocou um tremendo ponto de interrogação sobre o play-off. Afinal de contas, pela decisão, o Willem II já tem garantida a sua manutenção, seja qual for o resultado de suas partidas contra o NAC Breda. Se os Bredanaren ganharem, sobem à Eredivisie junto dos adversários Tricolores. Em De Graafschap x Go Ahead Eagles, não há mistério: quem for o melhor no placar agregado, sobe (caso do time de Deventer) ou se mantém (caso dos Superboeren). Entretanto, se os dois vindos da Eredivisie conseguirem a permanência, quem subirá para a vaga restante é o... Cambuur, lanterna e rebaixado da primeira divisão.

Claro, os clubes da Jupiler League ficaram furiosos com a sugestão - uma nota já foi divulgada nesta quinta, anunciando a oposição ao rebaixamento dos Tukkers, reclamando da péssima hora em que a comissão de licenças da KNVB divulgou sua decisão sobre o Twente, e também da falta de consulta a eles sobre o rebaixamento. De fato, parece inapropriado que a vaga restante aberta pelo clube de Enschede não seja disputada entre NAC Breda e Go Ahead Eagles, caso estes não consigam superar Willem II e De Graafschap. O mais complicado: o parecer da federação ainda pode ser ratificado (ou revogado) pelo Conselho Central de Jogadores, entidade vinculada à KNVB. Dependendo da decisão final, o Twente certamente recorrerá da decisão na Justiça. O que pode prejudicar o Willem II, em tese já salvo, que também teria todo o direito de ir aos tribunais...

Enfim, não se sabe mesmo se quem ganhar no play-off subirá à primeira divisão do futebol holandês na próxima temporada. De todo modo, é melhor focar no aspecto dentro de campo. A partir de agora, uma análise rápida dos quatro times - bem, três e meio... - que disputam a Nacompetitie pela promoção ou permanência na Eredivisie.

Willem II x NAC Breda

Jogo de ida: 19 de maio, às 13h30 (de Brasília), em Breda
Jogo de volta: 22 de maio, às 11h45 (de Brasília), em Tilburg

Willem II

Durante toda a temporada, a equipe de Jurgen Streppel sofreu no Campeonato Holandês. Por dois motivos: empataram demais na temporada (11), e foram o segundo pior time do returno, só melhores do que o rebaixado Cambuur. Assim, a Nacompetitie foi inevitável. Pelo menos nela, a equipe tricolor acordou: entrando na segunda fase do play-off, não teve a menor dificuldade para frustrar o sonho do primeiro acesso do Almere City: 1 a 0 na ida, 5 a 2 na volta. E a curiosidade é que o destaque não foi o habitual Erik Falkenburg, mas Lucas Andersen, autor de dois gols no jogo de retorno contra o clube de Almere. Os Tricolores contam com os gols de ambos, e uma performance mais concentrada da defesa, para se manterem na Eredivisie - e para dar uma despedida mais alegre ao técnico Jurgen Streppel, de saída para o Heerenveen. Além do mais, convém não contar com uma manutenção supostamente garantida: o Twente pode recorrer do rebaixamento, e aí as consequências são imprevisíveis... melhor manter o lugar dentro de campo.

NAC Breda

A ambição da "Pérola do Sul" é grande. Para começo de conversa, tiveram o terceiro lugar na temporada regular da Eerste Divisie, e conseguiram chegar ao final do play-off, para tentar o retorno rápido à Eredivisie, após a queda na temporada passada. E voltar à primeira divisão seria a coroação para um projeto já anunciado: a parceria com o Manchester City, que começará a emprestar mais jogadores ao clube de Breda (dois titulares na campanha, o meia ganês Divine Naah e o atacante turco Enes Ünal, são cedidos pelos Citizens). De quebra, seria a despedida perfeita para o goleiro Jelle ten Rouwelaar: desde 2008 no clube, ídolo da torcida, passando por um momento pessoal difícil (e homenageado lindamente por isso), ele está jogando as últimas duas partidas de sua carreira profissional. No entanto, os aurinegros levaram um susto na segunda fase: perderam o jogo de ida para o FC Eindhoven (1 a 0), e só na volta restabeleceram a superioridade (2 a 0). Com um elenco razoável para os padrões da Eredivisie, têm a obrigação de serem adversários duros para o Willem II.

De Graafschap x Go Ahead Eagles

Jogo de ida: 19 de maio, às 14h45, em Deventer
Jogo de volta: 22 de maio, às 7h30, em Doetinchem

De Graafschap

Muito se falou da "mala branca" que foi a promessa de um iPhone 7 aos jogadores dos Superboeren, feita pela PHC (empresa de telefonia que auxilia o PSV, junto da Philips), para que eles vencessem o Ajax e possibilitassem o bicampeonato holandês ao clube de Eindhoven. Pois bem: como a promessa falava em "vitória", até agora, ninguém sabe se ganhará modelo nenhum do smartphone. E independentemente disso, tratar o De Graafschap como um time péssimo que só surpreendeu o Ajax por um acaso é injustiça das grossas. É um time fraco, claro. Mas tem jogadores talentosos, como o goleiro Hidde Jurjus e o atacante Vincent Vermeij (ambos, na seleção holandesa sub-21). De quebra, sair da lanterna ao final do turno, com apenas cinco pontos, para ganhar a perspectiva de manutenção via play-off, é um feito merecedor de algum respeito. Entrando na segunda fase, a equipe treinada por Jan Vreman até levou um susto do MVV Maastricht no jogo de volta, mas venceu as duas partidas (1 a 0 na ida, 2 a 1 na volta). E é até favorita a conseguir segurar a vaga na Eredivisie. Nem precisa de iPhone ou qualquer traquitana para isso.

Go Ahead Eagles

Na temporada 2014/15, foi o Go Ahead Eagles que precisou disputar a Nacompetitie de acesso/descenso vindo da Eredivisie: fora o 17º colocado. Mas teve a comodidade tradicional a quem vinha da primeira divisão: entrou na segunda fase, onde enfrentaria o... De Graafschap. Que surpreendeu: duas vitórias por 1 a 0, e GAE rebaixado, enquanto os Superboeren seguiam rumo à promoção. E nesta temporada, o Kowet sofreu na Eerste Divisie: vinha irregular até fevereiro, quando uma derrota por 1 a 0 para o amador Achilles'29 pôs fim ao comando do treinador Dennis Demmers. Aí, após uma rodada com o interino Harry Decheiver, foi a vez de Hans de Koning chegar para treinar o time de Deventer. Um período de adaptação, e o time aurirrubro cresceu na hora certa: invicto nas últimas dez rodadas da temporada regular (quatro empates, seis vitórias), garantiu a quinta posição e a vaga na segunda fase dos play-offs. Nela, superou o VVV-Venlo, segundo colocado regular (1 a 0 na ida; 2 a 2 na volta, fora de casa). E tem a chance da revanche contra o De Graafschap, contando com alguns remanescentes daquela temporada passada na Eredivisie: o atacante Leon de Kogel, os zagueiros Xandro Schenk e Bart Vriends, e o meio-campista Sander Duits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário