domingo, 7 de agosto de 2016

810 minuten: como foi a 1ª rodada da Eredivisie

Elia ditou o ritmo na goleada do Feyenoord (ANP/Pro Shots)

NEC 1x1 Zwolle (sexta-feira, 5 de agosto)

Na partida que abriu o Campeonato Holandês desta temporada, o Zwolle teve tudo para obter uma vitória fácil. Mesmo fora de casa, os Zwollenaren exibiram a consistência tática de sempre: pareciam já mais entrosados no novo esquema tático (4-3-3), e vários reforços mostraram bom desempenho, acelerando e até ampliando as opções ofensivas em relação à temporada passada. Dois deles (um, na verdade, novamente emprestado pelo Ajax) participaram da jogada do gol, aos 32': o zagueiro Ted van de Pavert desviou a bola, que ficou para Queensy Menig, que tocou livre na saída do goleiro Joris Delle para marcar o primeiro gol da Eredivisie 2016/17. Na etapa complementar, os Zwollenaren continuavam sem problemas. Até por isso, surpreendeu o gol de empate do NEC, aos 63': Dario Dumic lançou Reagy Ofosu, e o atacante mandou a bola por baixo das pernas do goleiro Mickey van der Hart para fazer 1 a 1. Um resultado que teve algo de fortuito para a equipe da casa.

ADO Den Haag 3x0 Go Ahead Eagles (sábado, 6 de agosto)

Desde a temporada passada, já se sabe: o ADO Den Haag espera muito mais de seu ataque. E foi exatamente assim que o time auriverde de Haia começou em 2016/17: com os protagonistas aparecendo para garantir a vitória. Já aos nove minutos do primeiro tempo, Édouard Duplan quase marcou, mas cabeceou fraco a bola vinda após cruzamento de Mike Havenaar. Aos 16', enfim, veio o primeiro gol: Duplan foi derrubado na área pelo lateral esquerdo Henrik Ojamaa (reforço do Go Ahead Eagles), e Havenaar bateu seguro o pênalti marcado para fazer 1 a 0.

Depois, os visitantes de Deventer até pressionaram aqui e ali, tendo a chance de empatar numa bola cabeceada na trave pelo zagueiro Xandro Schenk, já no segundo tempo. Mas, aos 70', Havenaar apareceu novamente para tranquilizar: o atacante japonês de ascendência holandesa escorou cruzamento de Ruben Schaken e marcou o segundo gol. Finalmente, aos 82', Tyronne Ebuehi (que acabara de substituir Schaken) deixou o terceiro nas redes, ampliando a vitória.

Pereiro cobrou a falta para salvar o PSV com a vitória. Mas ficaram os alertas (Gerrit van Keulen/VI Images)
Utrecht 1x2 PSV (sábado, 6 de agosto)

De certo modo, Phillip Cocu surpreendeu na escalação do bicampeão da Eredivisie em sua estreia, fora de casa. Nem tanto no esquema tático, o 4-3-3 velho de guerra, mas sim nos titulares: na ponta direita do ataque estava Steven Bergwijn, atacante que acabou de jogar o Europeu sub-19 pela seleção holandesa, desbancando o titular esperado (Luciano Narsingh) e o reserva imediato (Gastón Pereiro). No começo, não deu certo: o Utrecht surpreendeu. Jogando bem, ofensivamente, com Bart Ramselaar mostrando que é bom na armação de jogadas - como já mostrara ser bom de volante -, os Utregs fizeram 1 a 0 aos 16', com outro destaque conhecido: Sébastien Haller, mais uma vez deixando o dele nas redes. Depois, Yassin Ayoub quase fez 2 a 0 aos 25', chutando na rede pelo lado de fora.

Em perigosa desvantagem, Cocu mudou o time no intervalo: saiu Bergwijn, entrou o zagueiro Daniel Schwaab, deixando a equipe no 3-5-2, liberando os laterais. Deu certo: a pressão aumentou, e aos 51', Davy Pröpper novamente apareceu na hora certa, empatando com chute de fora da área. Finalmente, aos 79', Gastón Pereiro, saído do banco de reservas, cobrou falta perfeitamente para fazer 2 a 1 e dar uma vitória que aliviou o PSV. Mas também alertou sobre eventuais dificuldades. Até porque o Utrecht quase empatou aos 93', com Haller exigindo boa defesa de Jeroen Zoet. Ficou o alerta.

Twente 1x2 Excelsior (sábado, 6 de agosto)

Contra um Twente que está na Eredivisie causando muitas desconfianças, após todo o imbróglio de 2015/16, o Excelsior aproveitou a baixa média de idade da defesa dos Tukkers para valer-se dos contragolpes e garantir a vitória. Mesmo com um ataque remontado após várias saídas na janela de transferências, os Kralingers fizeram 2 a 0 com certa facilidade: aos 13 minutos, na etapa inicial, Kevin Vermeulen (atacante, agora jogando no meio-campo) lançou Nigel Hasselbaink, que lhe devolveu a bola num cruzamento, para que Vermeulen se antecipasse à marcação do lateral esquerdo Dejan Trajkovski e fizesse 1 a 0. Aos 61', outra jogada de combinação rendeu o segundo gol aos visitantes: Luigi Bruins lançou Leeroy Owusu, e o atacante emprestado pelo Ajax marcou. Após um escanteio, o atacante Jari Oosterwijk até diminuiu para 1 a 2, mas foi insuficiente para evitar a derrota - e a preocupação com a apatia ofensiva do Twente. Isso, porque Hakim Ziyech ainda esteve (e está) no clube. E se ele sair ainda nesta janela de transferências?

Willem II 1x4 Vitesse (sábado, 6 de agosto)

A volta de Ricky van Wolfswinkel ao Vitesse foi até surpreendente: por mais que o atacante tenha decepcionado (e decepcionou) nas passagens por Norwich City e Real Betis, não se esperava seu retorno, aos 27 anos, ao clube em que iniciou a carreira no futebol. Pelo que se viu na estreia do Vites na Eredivisie 2016/17, não há arrependimentos de parte a parte. Porque foi justamente Van Wolfswinkel que abriu o caminho para a goleada, aos 21', completando bem, quase sem ângulo, uma triangulação com Marvelous Nakamba.

Depois, aos 30', Valeri Qazaishvili arriscou o chute, e o goleiro Kostas Lamprou falhou, empurrando a bola para a própria meta. O erro do arqueiro grego inegavelmente abateu o Willem II, e os visitantes de Arnhem chegaram aos 4 a 0 ainda na etapa inicial, graças a Nathan: o meio-campista brasileiro marcou aos 37', aproveitando rebote após o chute de Mitchell van Bergen atingir a trave, e aos 39', após receber passe da esquerda, de Kelvin Leerdam. Somente restou ao Willem II o gol de honra, aos 54', marcado de cabeça pelo espanhol Fran Sol.

Groningen 0x5 Feyenoord (domingo, 7 de agosto)

Mesmo perdendo a Supercopa da Holanda, a melhora no segundo tempo do jogo contra o PSV, semana passada, já serviu para animar um pouco o Feyenoord. Pois bem: essa animação ganhou amplos motivos para continuar, com o seguro começo do Stadionclub na Eredivisie, fora de casa. E houve um protagonista destacado: Eljero Elia. Com velocidade, pela esquerda, Elia ofereceu constante opção de jogadas a Tonny Trindade de Vilhena, criando no meio-campo. Também escalados na frente, Jens Toornstra e Nicolai Jorgensen colaboraram. Não impressionou que duas chances tivessem surgido já em cinco minutos de jogo. Nem mesmo o primeiro gol, aos 20': Vilhena, aproveitando sobra de rebote do goleiro do Groningen, Sergio Padt, após chute de Elia.

Aí começou o show de Elia no Noordleasestadion (o novo e patrocinado nome do estádio do Groningen). Aos 36', o atacante fez seu primeiro gol, completando cruzamento de Toornstra; no minuto final do primeiro tempo, fez seu segundo - o mais bonito, após tabela com Jorgensen, em chute de primeira no ângulo de Padt; e aos 56', também deixou 4 a 0 no placar, em jogada "invertida" do primeiro gol (Vilhena chutou, Padt rebateu, Elia aproveitou a sobra, rede). De quebra, Jesper Drost ainda tivera uma chance para o gol de honra, mas Brad Jones, estreando pelo Feyenoord, fez boa defesa. Com a goleada garantida, ainda houve espaço para Jorgensen fazer o quinto aos 83', com um chute colocado. O time de Roterdã não sabe se encerrará o seu jejum de 17 anos sem títulos. Mas, pelo menos, começou animado.

AZ 2x2 Heerenveen (domingo, 7 de agosto)

Com 30 gols ocorridos nos últimos seis jogos entre as duas equipes, era de se esperar um duelo animado no AFAS Stadion, em Alkmaar. Foi exatamente o que aconteceu, entre um AZ com mais habilidade e um Heerenveen apostando mais na força da marcação, no meio-campo. Os Alkmaarders fizeram valer o melhor nível técnico do time, e abriram o placar aos 33': Alireza Jahanbakhsh fez ótima jogada individual, deixando Markus Henriksen livre para fazer o gol. Por sua vez, o time da Frísia foi atrás do empate, e o conseguiu rapidamente: aos 40', Arber Zeneli chutou colocado e fez 1 a 1.

Antes do intervalo, o AZ poderia ter passado à frente: o goleiro Erwin Mulder soltou a bola após escanteio, e Wout Weghorst cabeceou a bola, mas ela bateu em sua mão antes de ir às redes, e o gol foi anulado. Aos 52', houve melhor sorte para o atacante: o árbitro Danny Makkelie apitou pênalti de Pelle van Amersfoort (agarrou o zagueiro Rens van Eijden pela camisa), e Weghorst fez 2 a 1. Esperava-se que o AZ mantivesse a vitória - ainda mais após a expulsão do meio-campista Willem Huizing, aos 71', deixando o Heerenveen com dez em campo. Mas Stijn Schaars não deixou: contratado para esta temporada, o experiente volante garantiu um empate e um ponto valiosos ao Fean, fazendo 2 a 2 em cobrança perfeita de falta, aos 82'.

Ajax piorara após sofrer o empate, mas Sinkgraven (direita) apareceu nos dois gols que decidiram vitória (ANP/Pro Shots)
Sparta Rotterdam 1x3 Ajax (domingo, 7 de agosto)

Por mais que a classificação aos play-offs por vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões tenha dado tempo para mais trabalho, o Ajax sabia: a defesa escapara por muito pouco. Até por isso, ao invés do 3-5-2 visto contra o PAOK na quarta passada, Peter Bosz escalou os Ajacieden no bom e velho 4-3-3, com Mateo Cassierra no meio do ataque e Jaïro Riedewald de volta ao miolo de zaga para a estreia contra o campeão da segunda divisão em 2015/16. Pelo menos no começo, deu certo. E rapidamente certo: logo aos 5', Anwar El Ghazi deixou a bola para Davy Klaassen cabeceá-la com classe, no canto oposto do goleiro Roy Kortsmit, fazendo 1 a 0 para os Amsterdammers.

Estaria tudo bem, se o empate não tivesse vindo logo após o gol: aos 8', o meio-campista Ryan Sanusi arriscou o chute e a bola desviou em Nemanja Gudelj, deixando o goleiro Jasper Cillessen vendido e indo às redes para o 1 a 1. Aí, o Ajax voltou a se complicar, jogando lentamente durante o resto dos primeiros 45 minutos. Pelo menos, o segundo gol dos visitantes não demorou: aos 54', Cassierra chutou, a defesa do Sparta rebateu, e Daley Sinkgraven aproveitou a bola para chutar rasteiro e fazer 2 a 1. Aos 65', Sinkgraven apareceu de novo: lançou Cassierra, e o colombiano tocou na saída do arqueiro para definir a vitória. Enfim, sossego? Nem pensar: aos 84', o zagueiro Joël Veltman foi expulso pelo segundo cartão amarelo, após falta, e o Ajax sofreu um pouco nos minutos finais. Pelo menos, a vitória comprovou o que Peter Bosz comentou à FOX Sports holandesa: "Ainda podemos melhorar, mas há uma linha ascendente". 

Roda JC 1x1 Heracles Almelo (domingo, 7 de agosto)

Eliminado na Liga Europa neste meio de semana, o Heracles foi criticado justamente pela inapetência de seu ataque: precisava de um gol contra o Arouca-POR, fora de casa, na terceira fase preliminar, mas não ameaçou frequentemente a meta adversária. Foi mais ou menos assim também ao visitar o Roda JC, em Kerkrade. E como os Koempels, mandantes, também não mostraram tanto poder ofensivo assim, o jogo foi bastante desanimado. O primeiro momento empolgante foi o gol do Heracles: aos 33', o tcheco Jaroslav Navrátil arrematou forte, deixando o goleiro Benjamin van Leer sem chances e os Heraclieden, na frente. Somente na etapa complementar é que o Roda acelerou mais seu ataque. E coube ao meia Adil Auassar (que já colocara uma bola na trave aos 62') empatar o jogo para os mandantes, com um toque sutil por baixo das pernas do goleiro Bram Castro. De todo modo, o empate aborrecido deixou aurinegros e alvinegros com a sensação de que ainda precisam melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário