sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Não adianta a teoria se a prática não mudar

A equipe holandesa no Europeu sub-19: não é preciso vencer, mas é preciso revelar gente boa. E a Holanda não tem feito isso (Getty Images)
Claro que o torneio olímpico de futebol (no caso, o masculino) tem valor próximo do nulo para boa parte das nações europeias, atualmente. Todavia, não deixa de ser uma vitrine a mais para que alguns jogadores apareçam defendendo as seleções de base, e até fortaleçam a imagem de um país na formação de novas gerações. É o caso atual de Portugal, talvez a equipe mais regular dos Jogos Olímpicos, classificada para as quartas de final – onde enfrentará... a Alemanha, que não mostra grandes atuações, mas pelo menos sabe que tem um grupo sub-23 de jogadores relativamente capazes de se destacarem, seja nos clubes ou na própria versão adulta do Nationalelf (quem sabe?).

E o que tudo isso tem a ver com o futebol holandês? É que momentos elogiáveis como o de Portugal, da Alemanha e da França (recém-coroada campeã europeia sub-19) indicam que até mesmo essa primazia a Holanda perdeu: a de ser um país considerado revelador constante de grandes talentos. A bem da verdade, o país já tinha sofrido com entressafras anteriores (que explicam, em grande parte, o afastamento das competições internacionais na década de 1980), mas desde que retomou uma certa frequência, na década de 1990, a Laranja sempre conseguia exibir jovens promissores aqui e ali. Não só usando a camisa da seleção, mas também as dos clubes.

Não é o que se vê atualmente. A Holanda caiu na primeira fase dos Europeus, nas categorias sub-17 e sub-19. Não participa de um campeonato continental sub-21 desde 2013 - e tem dificuldades nas eliminatórias para a edição de 2017: é a segunda colocada no grupo 8, três pontos atrás da Eslováquia, que venceu os dois confrontos diretos. Ou seja, se a seleção adulta sofre com a desconfiança deflagrada pela ausência da Euro 2016 (e é incógnita nas eliminatórias para a Copa de 2018), as equipes de base também não trazem um cenário dos mais confiáveis.

E aí, há duas coisas a se falar. A primeira é uma notícia até auspiciosa: sim, a federação holandesa reconhece essa crise. Tanto que a preocupação com o modo de revelar jovens jogadores é um dos pontos principais do relatório que a federação holandesa lançou neste ano. No documento “Winnaars van Morgen” (em holandês, “vencedores do amanhã” - e disponível apenas em holandês), apresentado em maio, após dois anos de conversas e palestras com uma lista que teve de Johan Cruyff a Arsene Wenger, a KNVB mostrou uma meta: trazer o futebol holandês de volta ao grupo dos melhores da Europa até 2026.

Para isso, seria necessário melhorar alguns itens da formação dos jogadores. O relatório reconhece, por exemplo, o tamanho da defasagem tática do futebol holandês em relação a outros centros da Europa. Nesses centros, em que o futebol (às vezes) é jogado em altíssimo nível, sabe-se que as equipes jogam de forma mais compacta; que marcar em zona é a regra; que a velocidade na saída para o ataque é fundamental; que a marcação por pressão, com a “linha alta”, é a tendência... enfim, muita coisa que se sabe e que o fracasso nas eliminatórias da Euro mostrou. 

Não ficou de fora nem a necessidade de incutir no jogador holandês uma certa “mentalidade de vencedor”, procurar desenvolver nos garotos uma motivação pessoal e um espírito de liderança, mencionado pelo diretor de futebol profissional da federação, Bert van Oostveen: “Só menciono o exemplo do Chile: quando aqueles jogadores entram em campo, eu penso ‘ih, não queria tê-los como rivais’. Eles exalam essa mentalidade de vencedor. E os esportistas holandeses têm menos isso. Antes, tínhamos Jan Wouters, Mark van Bommel e Nigel de Jong. Hoje há uma lacuna na seleção”.

Diagnóstico feito, passou-se às ações. E uma delas até ampliou o espaço para a base: a partir da temporada recém-iniciada do Campeonato Holandês, os bancos de reservas terão doze jogadores, ao invés dos cinco anteriores. Tudo para que os clubes deem mais oportunidades nos times de cima a quem for criado nas categorias inferiores. Não parece lá muito prático. De fato, não é.

O que leva à segunda coisa a ser falada. E não é boa: se reconhece que há problemas (e isso é um grande passo), a federação holandesa também não assumiu sua responsabilidade na reestruturação das categorias de base. E nem obrigou os clubes a fazê-lo. Até há o projeto de construção de um centro nacional de treinamentos - na cidade de Zeist, onde fica a sede da KNVB -, para a formação de atletas (pensou-se em Louis van Gaal como diretor técnico desse centro, mas o ex-treinador do Manchester United recusou a proposta). Mas... ainda é algo muito mais teórico do que prático.

Enquanto isso, a Holanda segue em queda. No Europeu sub-19, a equipe treinada por Aron Winter até começara bem contra a Croácia, mas caiu para a Inglaterra, no segundo jogo. E a partida derradeira da fase de grupos, contra a França, mostrou o tamanho do desnível: um 5 a 1 inapelável para os Bleuets, em que atuações como as do atacante Jean-Kévin Augustin deixaram os jovens laranjas atarantados. Um dos raros destaques, o meio-campista Abdelhak Nouri assumiu: “A gente ficou com medo. Os franceses eram bem maiores fisicamente, mas também tinham mais coragem. Abriam 2 a 0, e aí se viu todo mundo fazendo coisas estranhas [na Holanda]: dar chutão, sair do posicionamento...” 

Ainda restava disputar uma vaga no Mundial sub-20, contra a Alemanha, numa partida entre os terceiros colocados dos dois grupos. E o jogo foi maluco: os rivais alemães foram bem melhores ao longo do tempo normal, fazendo 1 a 0. Só que a Oranje quase conseguiu o lugar no Mundial: aos 36 e 43 minutos do segundo tempo, fez 2 a 1. Mais insano ainda: os germânicos empataram aos 47! Depois, na prorrogação, mais um gol para cada lado. Era até injusto. Mas, no fim, os alemães ganharam a vaga nos pênaltis - 5 a 4, com Nouri e Michel Vlap perdendo seus chutes. Foi um final até honroso para um time tão frágil defensivamente.

E se os jovens holandeses tivessem já lugar cativo em seus clubes, tudo bem. Não é o que acontece. Basta ver o Ajax: a falta de confiança nos atacantes que surgem em De Toekomst (a escola do clube) é tamanha que há ansiedade pelo empréstimo de... Bertrand Traoré, que deve chegar do Chelsea. No PSV, de revelação, há apenas o atacante Steven Bergwijn; no Feyenoord, nem isso. Pior: outras nações já veem promessas ocupando espaço maior no Campeonato Holandês. Que o diga a Inglaterra: no Europeu Sub-19, estavam no time inglês o volante Isaiah "Izzy" Brown e o atacante Dominic Solanke, ambos cedidos pelo Chelsea ao Vitesse na temporada passada.

Não que a Holanda precisasse ser um prodígio papa-títulos em torneios de base, em clubes ou em seleções. Mas bem poderia usá-los para o que se espera: revelar jogadores. A não ser por um ou outro (como Jetro Willems ou Tonny Trindade de Vilhena, campeões sub-17 em 2011), a revelação é esparsa. De nada adiantarão medidas paliativas e recomendações teóricas se a revelação não for mais frequente e capacitada na prática, como em outros tempos. Pelo menos, sabe-se quais são os erros. Corrigi-los é a tarefa do presente.

(Coluna originalmente publicada na Trivela, em 12.08.2016. Atualizada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário