terça-feira, 23 de agosto de 2016

Laranjas na Europa: Eredivisie interessa, já os holandeses...

Não é só para Memphis Depay que a situação está difícil no futebol europeu; é para a maioria dos holandeses (Getty Images)

Se o Campeonato Holandês ainda é considerado uma competição atraente para centros maiores do futebol europeu? Claro que é. O nível técnico da Eredivisie pode não ser dos melhores, mas se fosse abaixo da crítica, certamente o Napoli pouparia os 34 milhões de euros que gastou para contratar Arkadiusz Milik junto ao Ajax, no mês passado, na maior negociação da história do clube de Amsterdã. Sem contar a temporada passada, quando a Lazio sequer se importou com as meras 26 partidas que o zagueiro Wesley Hoedt fizera pelo AZ no Holandês para contratá-lo. E os casos vão se sucedendo nas últimas temporadas: Memphis Depay, Georginio Wijnaldum, Graziano Pellè, Dusan Tadic, Daley Blind, Christian Eriksen, Toby Alderweireld, Jan Vertonghen...

Além disso, basta citar os acordos recentes entre alguns clubes holandeses e ingleses para mostrar como a Holanda ainda é considerada, apesar dos pesares, como um território muito útil para dar ritmo de jogo a jovens, tornando-os capacitados para evoluírem na carreira e retornarem melhores à Inglaterra. Já nem é mais inédito citar a parceria oficiosa entre Chelsea e Vitesse, que superou até mesmo as turbulências internas que tiraram o mecenas georgiano Merab Jordania do clube de Arnhem. O goleiro Matej Delac, os zagueiros Slobodan Rajkovic e Tomas Kalas, os atacantes Bertrand Traoré e Dominic Solanke... nos últimos seis anos, todos esses vieram de Stamford Bridge para Arnhem, a fim de passarem uma temporada e voltarem mais encorpados aos Blues - sem contar o volante Lewis Baker e o meio-campista brasileiro Nathan, que já haviam jogado pelo Vitesse em 2015/16, e jogarão novamente nesta temporada. Ainda há o caso do Manchester City: não contente em ceder alguns atletas ao Twente (em 2015/16, o atacante Thomas Agyepong; agora, outro avante, Enes Ünal), os Citizens fizeram um acordo de cooperação com o NAC Breda, da segunda divisão.

Todavia, uma coisa são jogadores que atuam no Campeonato Holandês. Outra coisa são os jogadores holandeses que saem do país natal. E aí, nota-se mais uma mostra da crise por que passa o ludopédio batavo, bem como da dificuldade na revelação de gente realmente boa de bola desde a mais tenra idade: a presença "laranja" nos clubes dos grandes campeonatos europeus está cada vez mais irregular (se há 16 atuando na Premier League inglesa, o Campeonato Espanhol não tem NENHUM holandês nos elencos de cada um dos seus 20 clubes). E mesmo quem consegue espaço nos países desenvolvidos, sofre para chegar a um nível técnico considerado aceitável. 

Basta citar o caso do Manchester United: Daley Blind e Memphis Depay já estão na marca do pênalti, tendo os desempenhos olhados com desconfiança pela torcida e por José Mourinho: mais uma temporada decepcionante e certamente deixarão Old Trafford (se é que não sairão ainda nesses dias restantes da janela de transferências). O caso de Bruno Martins Indi é ainda mais emblemático: não emplacou no Porto-POR, e tem poucos dias para achar um novo time. Vale citar também os vários jogadores cuja carreira estacionou num nível mediano, pelos mais variados motivos: Michel Vorm, Virgil van Dijk, Kevin Strootman, Leroy Fer, Ibrahim Afellay, Jeremain Lens... Os exemplos estão aí. Sem contar os veteranos, cujo espaço diminui: na Bundesliga alemã, Robben e Huntelaar há muito não são os destaques supremos de suas equipes. E restou a Van Persie e Sneijder apenas a Turquia.

Até por isso, o Espreme a Laranja decidiu fazer uma lista dos jogadores holandeses presentes nos campeonatos dos dez países melhor colocados no ranking de coeficientes da UEFA. Para mostrar que interessa a eles, sim, gente vinda da Eredivisie. Mas com a gente holandesa a questão é mais complicada...

La Liga
Nenhum holandês

Bundesliga
Augsburg - Paul Verhaegh (zagueiro) e Jeffrey Gouweleeuw (defensor)
Bayern Munique - Arjen Robben (atacante)
Schalke 04 - Klaas-Jan Huntelaar (atacante)
Wolfsburg - Jeffrey Bruma (zagueiro) e Bas Dost (atacante)

Premier League
Burnley - Nathan Aké (meio-campista)
Chelsea - Marco van Ginkel (meio-campista)
Everton - Maarten Stekelenburg (goleiro)
Liverpool - Georginio Wijnaldum (meio-campista)
Manchester United - Daley Blind (defensor/meio-campista) e Memphis Depay (atacante)*
Middlesbrough - Marten de Roon (meio-campista)
Southampton - Virgil van Dijk (zagueiro)
Stoke City - Ibrahim Afellay (meio-campista)
Sunderland - Patrick van Aanholt (lateral esquerdo) e Jeremain Lens (atacante)
Swansea - Mike van der Hoorn (zagueiro), Leroy Fer (meio-campista) e Marvin Emnes (atacante)
Tottenham - Michel Vorm (goleiro) e Vincent Janssen (atacante)
Watford**

Serie A
Fiorentina - Kevin Diks (defensor)
Juventus - Ouasim Bouy (meio-campista)
Lazio - Wesley Hoedt (zagueiro) e Stefan de Vrij (zagueiro)
Napoli - Jonathan de Guzman (meio-campista)
Roma - Kevin Strootman (meio-campista)
Sassuolo - Timo Letschert (zagueiro)

Ligue 1
Bastia - Jerson Cabral (atacante)
Olympique de Marselha - Karim Rekik (zagueiro)

Rússia (Premier League)
Anzhi - Lorenzo Ebecilio (meio-campista)
Spartak Moscou - Quincy Promes (zagueiro)

Portugal (Primeira Liga)
Porto - Bruno Martins Indi (zagueiro)
Sporting - Marvin Zeegelaar (meio-campista)

Ucrânia (Premier League)
Stal - Sylvano Comvalius (atacante)

Bélgica (Pro League)
Anderlecht - Bram Nuytinck (zagueiro)
Club Brugge - Ricardo van Rhijn (lateral direito), Stefano Denswil (zagueiro) e Ruud Vormer (volante)
Lokeren - Guus Hupperts (atacante)
Racing Genk - Marco Bizot (goleiro)
Westerlo - Mitch Apau (defensor) e Sherjill MacDonald (atacante)

Turquia (Süper Lig)
Fenerbahçe - Gregory van der Wiel (lateral direito) e Robin van Persie (atacante)
Galatasaray - Ryan Donk (zagueiro) e Wesley Sneijder (meio-campista)
Gaziantepspor - Bart van Hintum (lateral esquerdo)

* Nascido em Amsterdã, o volante Timothy Fosu-Mensah faz parte do elenco adulto do Manchester United, mas ainda não se definiu futebolisticamente: pode jogar por Gana ou Holanda
** O atacante Steven Berghuis foi emprestado ao Feyenoord, mas seus direitos são do Watford

Um comentário:

  1. Daley blind e Memphis depay não estão na corda bamba, o próprio Mourinho falou que quer contar com eles pra temporada, tanto que o blind é titular da zaga e o Memphis vai ter oportunidade em outras competições.

    ResponderExcluir