domingo, 14 de agosto de 2016

810 minuten: como foi a 2ª rodada da Eredivisie

A comemoração de Jens Toornstra: confiante e tranquila, como a vitória do Feyenoord (Gerrit van Keulen/VI Images)

Heerenveen 2x2 Utrecht (sexta-feira, 12 de agosto)

Pelo gol relativamente precoce conseguido em casa, o Heerenveen podia até pensar num jogo mais fácil contra os Utregs: logo aos 12 minutos do primeiro tempo, Luciano Slagveer abriu o placar, após conseguir a bola numa jogada de sorte. Mas não foi o que aconteceu. Os visitantes logo conseguiram a virada, em dois infortúnios do zagueiro Jeremiah "Jerry" St. Juste. O primeiro, aos 33': St. Juste empurrou Sébastien Haller na área, o árbitro Jeroen Manschot marcou o pênalti, e Haller bateu para fazer 1 a 1 (seu segundo gol nesta temporada, já!). Mais dois minutos, e o meio-campista Bart Ramselaar arriscou o chute, a bola resvalou em St. Juste e tirou o goleiro Erwin Mulder da jogada: 2 a 1 para o Utrecht.

Só não houve frustração porque, a exemplo do empate contra o AZ na primeira rodada, o time da Frísia foi buscar o empate: aos 69', o goleiro Robbin Ruiter falhou, e Reza "Gucci" Ghoochannejhad fez 2 a 2. Um resultado frustrante, mas com este lado elogiável para o Fean. E será preciso mais espírito de luta: afinal, o atacante Sam Larsson, destaque do grupo de jogadores, pode estar de saída (nem jogou, em protesto após o Heerenveen recusar a proposta que o Sassuolo-ITA faz por ele).

Excelsior 2x0 Groningen (sábado, 13 de agosto)

Acreditava-se que os 5 a 0 sofridos pelo Groningen na primeira rodada, contra o Feyenoord, haviam sido apenas um dia de azar - bem como que o Excelsior apenas vencera um enfraquecido Twente. Afinal, o nível técnico do elenco dos Groningers é supostamente maior. Isso começou a ser posto em xeque logo aos 2', quando o meio-campista Ryan Koolwijk cruzou para que, de cabeça, o zagueiro Jurgen Mattheij colocasse os Kralingers na frente, em casa. Desde então, os visitantes do norte holandês atacaram pelo resto do tempo regulamentar. Sem muita eficiência, é verdade: passaram o jogo a cruzar bolas para a área, sem trazer muito perigo real - apenas num cabeceio de Jesper Drost, defendido à queima-roupa pelo arqueiro Tom Muyters, e num desvio acidental de Mattheij que mandou a bola na trave. Mas, ainda assim, a pressão maior foi do Groningen. Só que ela saiu pela culatra: já nos acréscimos do segundo tempo (90' + 3), até o goleiro Sergio Padt foi para a área tentar o gol de cabeça. Não só não conseguiu, como demorou a voltar para a meta, o contra-ataque foi rápido, e Kevin Vermeulen tocou para o gol vazio, fazendo 2 a 0. Pois é: o Excelsior tem duas vitórias em dois jogos. Quem diria...

O Ajax até jogou bem, mas falhou na defesa. O Roda JC puniu (rodajc.nl)

Ajax 2x2 Roda JC (sábado, 13 de agosto)

Com duas novidades em campo (Kasper Dolberg voltava ao time titular, no ataque; e o zagueiro colombiano Davinson Sánchez também começou o jogo, graças à suspensão de Joël Veltman), o Ajax dava a sensação de que conseguiria vitória fácil sobre o Roda JC. Até porque o gol veio rapidamente: já aos 8', Davy Klaassen cruzou na área, e Dolberg conseguiu escorar antes que ela entrasse, deixando os Amsterdammers em vantagem. Só que a velha desatenção defensiva dos Ajacieden também não demorou: aos 17', David Boysen fez ótimo lançamento em profundidade, e Adil Auassar apenas escorou a bola no canto esquerdo do goleiro Jasper Cillessen, deixando o placar igual. Desde então, o Ajax pareceu igual ao das temporadas passadas: muita posse de bola (no primeiro tempo, foram extravagantes 81%!), mas poucas chances e muitos passes. Pelo menos a oportunidade seguinte virou gol: aos 44', Daley Sinkgraven cruzou, Dolberg se mexeu rapidamente e desviou para fazer 2 a 1.

Um pouco mais tranquilo, na etapa final o Ajax continuou mantendo a posse de bola. E até teve algumas oportunidades para assegurar de vez o triunfo: uma boa jogada individual de Amin Younes aqui (Younes entrou após o intervalo, no lugar de Sinkgraven), dois chutes do estreante Bertrand Traoré ali (emprestado pelo Chelsea, o atacante substituiu Dolberg aos 63')... só que o Roda mostrava que não estava morto. E também criava alguns tormentos periódicos, principalmente com o atacante Mikhail Rosheuvel. E a falta de cuidados defensivos foi punida com crueldade: nos descontos (90' + 1), Auassar cobrou falta. Kenny Tete se descuidou da marcação pela direita, não viu Tom van Hyfte, e o meio-campista entrou livre na segunda trave para cabecear e decretar o empate final. Empate que deixa claro: o Ajax precisa melhorar, como reconheceu o técnico Peter Bosz ("Só podemos culpar a nós mesmos", lamentou). Até porque a partida de terça, contra o Rostov-RUS, pela Liga dos Campeões, pedirá concentração total.

Vitesse 1x2 ADO Den Haag (sábado, 13 de agosto)

Quando Ricky van Wolfswinkel abriu o placar para o Vitesse, aos 22 minutos da etapa inicial, aproveitando rebote que o goleiro Ernestas Setkus dera a um primeiro chute seu, era de se supor que novamente os aurinegros de Arnhem teriam razões para comemorar, após a goleada contra o Willem II. Mas Gervane Kastaneer disse não, e foi o destaque do triunfo do ADO Den Haag: aos 31', aproveitou desatenção da defesa do Vitesse para dominar a bola vinda de cruzamento de Wilfried Kanon e empatar o jogo. Finalmente, aos 61', Kastaneer recebeu longo passe de Aaron Meijers, driblou o lateral direito Kelvin Leerdam com precisão e tocou na saída de Eloy Room para virar o placar. Um tapa do jovem atacante, com luva de pelica, na cara do técnico Henk Fraser: agora no Vitesse, ele o criticara e pedira seu empréstimo ao FC Eindhoven, no returno do Holandês passado. Agora, Kastaneer foi o protagonista da segunda vitória do Den Haag na temporada, justo contra o time de Fraser...

Zwolle 0x3 Sparta Rotterdam (sábado, 13 de agosto)

Tendo jogado melhor contra o NEC, sofrendo o empate num lance isolado, o Zwolle supunha poder superar o Sparta Rotterdam. Pois teve de testemunhar a primeira vitória dos Spartanen após o retorno à divisão de elite do futebol holandês. O time da casa até criou uma grande chance: aos 11', o atacante Kingsley Ehizibue perdeu um gol, livre, saído da linha de impedimento. Demorou, mas a punição veio aos 40': numa jogada rápida, o meio-campo Stijn Spierings deixou a bola para Loris Brogno bater e fazer 1 a 0 para o Sparta. No segundo tempo, o zagueiro Dirk Marcellis até colocou a bola nas redes, mas o gol foi anulado (justamente) por impedimento de outro beque do Zwolle, Ted van de Pavert. Sorte dos visitantes: aos 58', de novo Spierings fez passe, agora a Craig Goodwin, que arrematou para ampliar a vantagem. Com o Zwolle definitivamente abatido, Brogno ainda teve tempo de marcar, aos 87', o gol que selou outro triunfo surpreendente na rodada.

Heracles Almelo 3x1 Willem II (domingo, 14 de agosto)

Após três empates em sequência - dois pela Liga Europa, mais o 1 a 1 contra o Roda JC, pela estreia no Campeonato Holandês -, o Heracles devia um melhor desempenho ofensivo à sua torcida, contra o Willem II. E após um começo melhor dos visitantes de Tilburg, o mandante começou a fazer isso, graças às bolas paradas: aos 26', Iliass Bel Hassani cobrou falta, e o goleiro Kostas Lamprou falhou de novo. O arqueiro grego ainda agarrou a bola, mas ela já havia passado da linha, e o juiz Reinold Wiedemeijer validou o gol, mesmo com os protestos infrutíferos dos jogadores do Willem II.

Na etapa complementar, coube ao atacante Paul Gladon definir a vitória. Aos 59', Gladon marcou o segundo gol dos Heraclieden, com um chute colocado; e aos 63', fez 3 a 0, completando cruzamento de Robin Gosens. O camisa 9 do time de Almelo podia até ter ressaltado mais seu protagonismo em campo, não fosse um duvidoso pioneirismo cometido na história da Eredivisie: Gladon perdeu DOIS pênaltis, marcados em sequência, no espaço de um minuto! Pelo menos, nem o gol de honra do Willem II (Erik Falkenburg, aos 83', em bela finalização) perturbou a garantida primeira vitória do Heracles no campeonato.

Feyenoord 2x0 Twente (domingo, 14 de agosto)

Pelo menos nesta rodada, o Feyenoord seguiu o dito popular: não mexeu no time que ganhara, impondo dura goleada ao Groningen (5 a 0) na semana passada. E também deu certo contra o Twente: o Stadionclub não correu risco algum no primeiro tempo - até porque o próprio Twente, receoso de sua defesa, iniciara o jogo num 5-3-2. Ainda assim, aos poucos, as triangulações e jogadas pelas laterais, com passes rápidos, foram minando a resistência dos Tukkers visitantes. Numa dessas, aos 23', saiu o gol: Dirk Kuyt passou a Nicolai Jorgensen, que deixou rapidamente a bola com Karim El Ahmadi. O volante tentou chutar, foi impedido, só que a sobra ficou com Jens Toornstra, na direita da grande área, que bateu sem chances para o goleiro Nick Marsman, fazendo 1 a 0.

Vendo que seu time precisava atacar, René Hake mudou já no intervalo: tanto o time (Stefan Thesker deu lugar a Jelle van der Heyden, que foi para o meio-campo, como volante), quanto o esquema (de 5-3-2, foi para 4-3-3). Com alguns espaços oferecidos nas pontas, o Feyenoord ainda avançava. Houve nova alteração - Enes Ünal entrou no lugar de Jari Oosterwijk, no ataque -, e só aí o Twente passou a ameaçar uma vantagem até então segura do time da casa: a maior chance veio num arremate de Yaw Yeboah, pela esquerda, que passou perto da trave defendida por Brad Jones, aos 67'. Aí os Feyenoorders se recompuseram defensivamente. Com mais precisão nas chances, veio o gol da vitória: aos 80', Jorgensen bateu forte e rasteiro, no canto de Marsman, para assegurar o triunfo merecido.

Go Ahead Eagles 2x2 NEC (domingo, 14 de agosto)

Depois dos dois pênaltis em sequência que Paul Gladon perdeu pelo Heracles Almelo, o NEC trouxe mais um feito pioneiro nos 60 anos de história de futebol profissional na Holanda: contra o Go Ahead Eagles, o time de Nijmegen não tinha nenhum holandês entre os titulares que começaram a partida. E a torcida não lamentou nem um pouco o fato: afinal, os Nijmegenaren começaram bem no ataque, fora de casa. Aos 34', veio o merecido gol: Quincy Owusu-Abeyie lançou Kévin Mayi em profundidade, e o atacante tocou na saída do guarda-metas Theo Zwarthoed para colocar os visitantes na frente. Porém, a defesa começou a negar fogo no segundo tempo. Sorte do Go Ahead Eagles, que virou o jogo com dois belos chutes de fora da área: primeiro aos 49', com o meia Sander Duits, e depois aos 58', com o atacante Henrik Ojamaa. Ainda assim, a torcida em Deventer não teve muito tempo para comemorar: aos 66', Mayi fez seu segundo gol no jogo (em rápido contragolpe, de novo livre para mandar a bola calmamente às redes), consolidando o empate.

Após algumas dificuldades, o PSV afinal conseguiu a vitória. Magra, mas suficiente (ANP/Pro Shots)

PSV 1x0 AZ (domingo, 14 de agosto)

Depois do Utrecht, o AZ. Se há poucos times, fora os outros dois grandes, que podem desafiar o PSV no futebol holandês, os dois primeiros adversários neste Campeonato Holandês certamente estão entre esses poucos. Talvez por isso, o primeiro tempo em Eindhoven, no Philips Stadion, tenha sido tão truncado: temores de parte a parte. E o primeiro deles veio dos visitantes de Alkmaar: aos 11', em cruzamento para a área, Dabney dos Santos só teve a finalização evitada pela antecipação de Andrés Guardado - e minutos depois, Fred Friday (começou como titular no ataque, em detrimento de Wout Weghorst) cabeceou, e a bola passou muito perto do gol de Jeroen Zoet.

Só com paciência e troca de passes o PSV começou a chegar: primeiro aos 26', com Luuk de Jong cabeceando à queima-roupa para ótima defesa do arqueiro Sergio Rochet, e depois aos 28', com Davy Pröpper (outra boa atuação) chegando pela direita e arrematando por cima do gol. No fim dos primeiros 45 minutos, Ron Vlaar ainda teve de tirar a bola da pequena área, após cruzamento de Jetro Willems. Ainda assim, o jogo foi fraco em emoções - e até tenso, pela falta que lesionou e tirou Markus Henriksen de campo, enfraquecendo a criação de jogadas do AZ. Só que a senha estava dada ao PSV: era ter paciência, que o gol sairia.

E nem demorou tanto assim na etapa complementar: já aos 52', após os Alkmaarders cederem escanteio, Willems cobrou, dominou o rebote, cruzou de novo e Héctor Moreno chegou bem na área, desviando de cabeça para as redes e fazendo 1 a 0. Obviamente, a desvantagem forçou o AZ a tentar mais ataques, e o técnico John van den Brom colocou mais uma referência de área no time, com a entrada de Wout Weghorst no lugar do volante Stijn Wuytens (levando o time a um 4-2-4). Mas não só o mandante de Eindhoven se preveniu (Phillip Cocu mudou o time para três defensores, colocando Daniel Schwaab em campo e configurando um 5-3-2), como os contragolpes trouxeram até mais chances ao atual bicampeão - aos 76', Luuk de Jong perdeu gol após Jorrit Hendrix deixá-lo livre na área. E assim como fizera contra o Utrecht, com menos brilho do que eficiência, o PSV também garantiu duas vitórias em dois jogos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário