domingo, 21 de agosto de 2016

810 minuten: como foi a 3ª rodada da Eredivisie

Feyenoord se valeu da qualidade técnica para superar Heracles e seguir 100% na Eredivisie (ANP/Pro Shots)

Excelsior 1x2 ADO Den Haag (sexta-feira, 19 de agosto)

A terceira rodada do Campeonato Holandês já começou com um duelo interessante: dois times médios/pequenos que vinham de duas vitórias consecutivas. E quando o zagueiro Jürgen Mattheij fez 1 a 0 para o Excelsior, já aos 9', em desvio de cabeça após cruzamento de Ryan Koolwijk, se supôs que os Kralingers é que continuariam sendo a surpresa agradável. Mas os auriverdes de Haia logo impuseram a melhor qualidade técnica de sua equipe: aos 25', o lateral argentino José San Román passou por Stanley Elbers e cruzou para Gervane Kastaneer. O atacante chutou forte e baixo para marcar seu terceiro gol na temporada 2016/17, empatando a partida.

Depois, o resto da partida teve um ritmo mais desanimado. Porém, no segundo tempo, o Den Haag foi mais eficiente e conseguiu a vitória na única chance maior que teve: aos 68', Édouard Duplan cobrou escanteio, e o zagueiro Tom Beugelsdijk subiu para testar forte e mandar para as redes. Era o gol da terceira vitória seguida do time de Haia, mantendo-o junto do PSV no topo da tabela, sem pontos perdidos. E a vitória motivou muita emoção do técnico Zeljko Petrovic, lembrando do roupeiro do clube, Dave Tetteroo - geralmente servindo o time de juniores, Tetteroo atuou com os adultos: "Ele está muito doente, e era o sonho dele estar presente aqui. Esta vitória é para ele. Estou muito orgulhoso dos rapazes".

Roda JC 0x1 Vitesse (sábado, 20 de agosto)

Atuando em casa, o Roda JC começou pressionando o Vitesse desde o início da partida. Mostra disso foi um chute de Adil Auassar, defendido com dificuldades pelo goleiro Eloy Room. Ainda assim, os aurinegros de Arnhem mostravam perigo nas raras chances que tinham: aos 15', o lateral Kelvin Leerdam quase marcou, de cabeça. E aos 22', o alerta foi concretizado em gol: após escanteio, Ricky van Wolfswinkel ajeitou para o volante Lewis Baker entrar chutando de primeira, surpreendendo o arqueiro Benjamin van Leer e abrindo o placar para o Vites.

Curiosamente, depois de sofrer o gol o Roda foi até mais perigoso no decorrer da partida. No segundo tempo, o atacante Mikhail Rosheuvel forçou Room a fazer outra boa defesa. No contragolpe, por sua vez, Van Wolfswinkel quase marcou o segundo do Vitesse. Finalmente, já nos últimos minutos, Auassar mandou a bola perto do gol, em cobrança de falta, e o grego Nestoras Mytidis perdeu gol de maneira incrível, aos 88'. E o Vitesse, aguentando a pressão, conseguiu a segunda vitória fora de casa nesta temporada.

Ponto baixo do Ajax: a velha fragilidade defensiva rendeu derrota para o Willem II (ANP/Pro Shots)
Ajax 1x2 Willem II (sábado, 20 de agosto)

No gol do Ajax, como titular, estava o camaronês André Onana, que atua pela equipe B: cada vez mais perto da transferência para o Barcelona, Jasper Cillessen ficou na tribuna de honra da Amsterdam Arena. E o começo da partida dava a entender que os companheiros de Cillessen lhe presentariam com uma vitória fácil na possível despedida. Porque bastaram 24 segundos para que Anwar El Ghazi fizesse cruzamento, da direita, e Davy Klaassen cabeceou sem chances para o goleiro Kostas Lamprou, marcando o gol mais rápido da história da Arena. Aí, o Ajax pode impor seu estilo: troca de passes, manutenção da posse de bola - e até mais aceleração nas jogadas de ataque. Só que o empate da rodada passada, contra o Roda JC, já indicava o perigo disso.

O Ajax não aprendeu. Porque, em três minutos, ainda no primeiro tempo, a lentidão crônica da defesa Ajacied pôs tudo a perder. Sorte do Willem II: aos 28', em rápida inversão de jogo, Bruno Andrade dominou a bola pela direita e passou a Erik Falkenburg, que entrou livre na área e chutou forte para empatar o jogo. Aos 31', a bola foi cruzada da esquerda, e o filme foi repetido, apenas diferindo no protagonista: o espanhol Fran Sol entrou pelo meio da área, dominou e arrematou para dar o 2 a 1 aos Tricolores da cidade de Tilburg. A virada afetou tanto o ânimo que as imagens da tevê holandesa até flagraram uma criança chorando copiosamente. Pior: o lateral esquerdo Mitchell Dijks sentiu lesão muscular, e deu lugar a Nick Viergever, aos 44'.

No segundo tempo, Peter Bosz tentou aumentar o poder ofensivo, tirando Riechedly Bazoer do jogo para colocar Daley Sinkgraven. Aos 52', veio uma boa chance, com El Ghazi chutando na rede pelo lado de fora. Mas foi a única. Assustou a falta de força do Ajax para quebrar a barreira de cinco defensores que o Willem II postou na área. A partir da metade da etapa final, apelou-se até para infrutíferos cruzamentos. Nenhum deles impediu um feito histórico: a primeira vitória do Willem II contra o Ajax, fora de casa, na história de ambos pelo Campeonato Holandês. E uma lição foi sublinhada: de nada adianta a maior ofensividade (de 4-3-3, o Ajax chega até ao 4-2-4) e a maior posse de bola (69% - apenas três chutes a gol!) no jogo se a equipe de Peter Bosz segue lenta na recomposição defensiva e falha no posicionamento. O Ajax não aprende.


Hendrix (à direita) fez o segundo gol, Isimat-Mirin (à esquerda) fizera o primeiro. Mas o volante é que se destacou na goleada do PSV (Peter Lous/VI Images)

Zwolle 0x4 PSV (sábado, 20 de agosto)

Desde o começo da partida no MAC3Park Stadion (novo nome do antigo Ijsseldelta), o PSV já se apresentava mais seguro. Podia ter aberto o placar aos 9', quando Jürgen Locadia cruzou e a bola passou rápida em frente a Luuk de Jong, com o gol vazio. Ou aos 17', quando o próprio De Jong cruzou da área e Luciano Narsingh escorou na rede pelo lado de fora. Enfim, foi aos 22': Davy Pröpper cobrou falta, De Jong ajeitou de cabeça na segunda trave, e Nicolas Isimat-Mirin ficou livre na pequena área para fazer 1 a 0. Pode-se dizer que a ampla superioridade dos Boeren devia-se à imponência de seu meio-campo: Pröpper, Andrés Guardado e Jorrit Hendrix dominavam o jogo, alterando perfeitamente o posicionamento na ajuda ao ataque ou no primeiro combate da marcação. O melhor a fazer isso era Hendrix, e talvez por isso o segundo gol tenha sido um presente a ele: belo chute cruzado e rasteiro, de fora da área, aos 35'.

Totalmente superado em campo na etapa inicial, o Zwolle tentou fortalecer a defesa: saiu do 4-3-3 inicial para o velho 4-2-3-1, com as entradas de Younes Mokhtar e Anass Achahbar. Além disso, o ataque cresceu mais de produção: aos 51', Stef Nijland quase marcou para os Dedos Azuis, chutando de fora da área. Aos visitantes, restava o contra-ataque e as cobranças de falta (uma delas, quase resultando em gol de Guardado). Mas só no final, enfim, a eficiência transformou a vitória em goleada do PSV. Aos 86', Pröpper cobrou falta e Luuk de Jong cabeceou para marcar seu primeiro gol no campeonato; aos 89', Steven Bergwijn aproveitou rebote do goleiro Mickey van der Hart para chutar colocado no canto e cravar o 4 a 0 convincente. Após duas vitórias magras, o atual bicampeão holandês, enfim, mostrou o que pode fazer na Eredivisie. E no estádio onde conquistou o bi, há 105 dias.

NEC 2x1 Heerenveen (sábado, 20 de agosto)

Se Excelsior x ADO Den Haag era o duelo entre dois times com vitória nas duas primeiras rodadas, o jogo em Nijmegen colocava frente a frente duas equipes que só tinham empates. Ainda assim, a partida foi bem equilibrada - animada, até. Prova disso foram as alternâncias constantes de superioridade, no primeiro tempo: ora o time de Nijmegen criava mais chances, ora os visitantes perturbavam mais. E os primeiros gols também apontavam isso: aos 32', o lateral Wojciech Golla cruzou para o zagueiro Dario Dumic cabecear forte e fazer 1 a 0 para o NEC. Tranquilidade? Nem de longe: aos 36', também de cabeça, Pelle van Amersfoort desviou bola mandada por outro lateral direito, Stefano Marzo, para igualar novamente o placar.

A diferença veio somente aos 58'. E foi com duas novidades do NEC na temporada: o experiente Quincy Owusu-Abeyie deixou a bola com Reagy Ofosu, e o atacante arrematou no canto baixo do arqueiro Erwin Mulder para recolocar os Nijmegenaren na frente. Restou aos visitantes atacarem: o meio-campo Simon Thern e os atacantes Henk Veerman e Sam Larsson saíram do banco, e criaram muitas chances para o Fean, mas nada que perturbasse o goleiro francês Joris Delle. E se alguém saiu dos dois empates para algo mais positivo, enfim, foi o NEC.

O Twente levou um susto gigante. Mas não colocou em vão os três gols de Enes Ünal (ANP/Pro Shots)

Groningen 3x4 Twente (domingo, 21 de agosto)

Excelsior x ADO Den Haag era o jogo das surpresas que só tinham vitórias; NEC x Heerenveen, o jogo dos que só haviam empatado; e Groningen x Twente, o "jogo dos maus começos". Ambas as equipes começaram a partida com duas derrotas nas duas primeiras rodadas. Para tentarem se livrar disso, protagonizaram o jogo mais emocionante da rodada. Jogo que teve um protagonista, pelo menos no primeiro tempo: Enes Ünal. Emprestado ao Twente pelo Manchester City, o atacante turco chamou a atenção e fez crer que os visitantes teriam um bom dia no estádio em Groningen. Aos 23', Unal fez 1 a 0 ao receber a bola de Chinedu Ede, driblar a marcação e chutar no canto oposto ao do goleiro; aos 36', outro bonito gol, ajeitando com o peito a bola vinda de cruzamento de Hakim Ziyech e chutando de voleio; e aos 39', o turco fez 3 a 0 com um arremate de fora da área.

Jogo definido? O Groningen disse não. Com o mau desempenho de Jarchinio Antonia na marcação pela direita, Ernest Faber o trocou por Martijn van der Laan, mais defensivo. O ataque dos Groningers melhorou. E o segundo tempo quase viu uma virada daquelas. Aos 52', Mimoun Mahi saiu driblando antes de chutar para o 3 a 1. Aos 69', Oussama Idrissi finalizou diminuindo para 3 a 2. Finalmente, aos 84', a torcida da casa, já de pé, explodiu com a falta cobrada perfeitamente por Danny Hoesen, saído da reserva: era o 3 a 3 impressionante. Mas, após ter "tirado cem litros de leite", o time da casa chutou o balde: foi o Twente que se aliviou e conseguiu vencer a primeira na temporada, graças a um contragolpe rápido em que Jari Oosterwijk fez 4 a 3, nos acréscimos (90' + 2). Ficou ao Groningen um gosto duplamente amargo: uma derrota depois de reação tão incrível, e o pior começo de sua história na primeira divisão, após três partidas (três derrotas, três gols marcados e onze sofridos).

Utrecht 1x2 AZ (domingo, 21 de agosto)

Motivado após a vitória categórica nos play-offs da Liga Europa (3 a 0 na ida, contra o Vojvodina Novi Sad-SER - a vaga na fase de grupos está muito bem encaminhada), o AZ entrou melhor no jogo contra o Utrecht. No primeiro tempo, após chances de Alireza Jahanbakhsh e Levi Garcia, coube ao melhor jogador dos Alkmaarders fazer o 1 a 0: aos 23', Markus Henriksen abriu o placar em grande estilo, com belo chute no ângulo oposto ao do goleiro Robbin Ruiter. O Utrecht só tentava algo em cruzamentos infrutíferos, desagradando à torcida. E isso durou até o segundo tempo - precisamente, até os 53', quando Patrick Joosten fez jogada individual, driblou o zagueiro e finalizou para fazer 1 a 1. Aí, com a entrada do reforço Richairo Zivkovic (emprestado pelo Ajax), os Utregs tentaram pressionar mais em busca da virada. Só não contavam com a eficiência dos visitantes: aos 84', Alireza Jahanbakhsh bateu de longe, a bola desviou no meio do caminho, e veio o 2 a 1 da primeira vitória do AZ nesta Eredivisie. Ao Utrecht, resta a preocupação dupla: com o mau começo (apenas um ponto ganho) e com as várias perdas da janela de transferências (Boymans, Letschert, Ramselaar)...

Sparta Rotterdam 1x0 Go Ahead Eagles (domingo, 21 de agosto)

Entre dois clubes vindos da segunda divisão - um como campeão, o outro na repescagem -, o Sparta mereceu mais a vitória. Desde o começo da partida em Het Kasteel, o atual dono da taça na Eerste Divisie criou mais chances. Todavia, faltava eficácia nelas. Principalmente da parte de Zakaria El Azzouzi: o atacante criou três oportunidades de gol no primeiro tempo, mas nenhuma delas terminou nas redes (a última, quase: aos 45', após tabelar, El Azzouzi mandou na trave). Aos 52', após o intervalo, ele recebeu livre de novo, mas dessa vez chutou por cima do gol. Coube a Loris Brogno enfim dar a recompensa que os Spartanen mereciam: aos 85', o zagueiro Sander Fischer derrubou-o na área, o juiz Serdar Gözübüyük marcou o pênalti sem contestações e Brogno bateu para decretar o placar final do jogo.

Heracles Almelo 0x1 Feyenoord (domingo, 21 de agosto)

Os lados do campo ofereciam às duas equipes as maiores oportunidades de chegar ao gol. Isso já se sabia antes mesmo do início do jogo que fechou a rodada, na grama sintética do estádio Polman, em Almelo. E foi exatamente o que aconteceu nos primeiros minutos. Do lado do Feyenoord: substituindo Eljero Elia (passou por cirurgia no ombro, ficará fora por algumas semanas), Steven Berghuis arriscou primeiro, aos 6', chutando da direita - a bola desviou e foi na trave. E do lado do Heracles: aos 17', Iliass Bel Hassani finalizou de fora da área, pela meia-esquerda, mandando a bola próxima à trave defendida por Brad Jones. Depois, os Heraclieden ainda tiveram boa oportunidade aos 26', novamente vinda dos lados: cruzamento para a área, e Thomas Bruns desviou de cabeça para fora.

Porém, aos poucos a maior qualidade técnica do Feyenoord se impunha em campo. E foi apelando para algo diferente que o Stadionclub chegou às redes: aos 29', Berghuis deixou a bola com Dirk Kuyt, e este passou-a a Nicolai Jorgensen. O dinamarquês desviou de cabeça, meio no susto, a bola espirrou para a área, e lá entrava Karim El Ahmadi, para volear de primeira e fazer 1 a 0. Foi o que os Rotterdammers precisavam: no resto do jogo, impuseram o estilo, apostando nos contragolpes. Segura, a defesa não permitiu chute a gol do time da casa. No segundo tempo, os únicos riscos vieram em arremates seguidos: Paul Gladon, aos 54', e Bel Hassani, aos 56'. Mas nada disso passou perto de impedir a terceira vitória seguida do Feyenoord. E sem sofrer gols após 270 minutos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário