quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O Flamengo x Ajax de 1988: transição aqui e lá

Quando se enfrentaram, em 1988, Ajax e Flamengo estavam em transição. Mas o Flamengo estava um pouco melhor (Reprodução)
Nesta quinta, 10, o Ajax fará seu primeiro jogo em 2019, enfrentando o Flamengo, na Florida Cup. De certa forma, um cenário parecido com aquele em que os dois clubes fizeram seu primeiro - até agora, único - jogo, há pouco mais de 30 anos. Pois os clubes de Amsterdã e do Rio de Janeiro (mais precisamente, da Gávea) se enfrentaram, em 5 de agosto de 1988, uma sexta-feira, também num torneio amistoso, também num quadrangular: o Torneio de Amsterdã, tradicional competição amigável que o Ajax organizava em seu estádio, entre 1975 e 2009. Porém, as semelhanças entre 1988 e 2019 param por aí. Porque, naquela época, o cenário era de transição tanto num quanto noutro time.

Como estavam as equipes

Após ser derrotado na final do Campeonato Carioca pelo Vasco (pela segunda vez seguida, na célebre "final do gol do Cocada"), o Flamengo vivia uma fase de mudanças naquele torneio amistoso. Havia nomes de tempos mais alegres, como Leandro - já havia muito tempo como zagueiro. Havia novidades já emplacadas, como o goleiro Zé Carlos, o lateral direito Jorginho e o atacante Bebeto, todos nomes que disputariam o torneio olímpico de futebol, em Seul, em outubro. Sem contar nomes como Leonardo, na lateral esquerda, e Zinho, no ataque.

Mas as coisas estavam se alterando na Gávea: Renato Gaúcho já havia ido para a Roma, Andrade logo tomaria o caminho do mesmo clube italiano (aquele seria o último jogo do meio-campista no Mengo, após 12 anos de muitos títulos), o zagueiro Edinho também logo retornaria ao Fluminense em que surgira, Zico já estava numa fase em que alternava atuações importantes com o tratamento das dores crônicas no joelho. Até por isso, não jogaria aquele torneio em Amsterdã: no meio, Luvanor tinha a camisa 10. Finalmente, naquela competição também estavam o volante Delacir (contratado em definitivo junto ao América-RJ, após empréstimo durante a Copa Kirin) e o atacante Renato (este, vindo já em definitivo do clube da Tijuca). Treinando a equipe, Candinho, que ficaria pouco: logo o técnico paulista deixaria o Rubro-Negro.

De todo modo, o Flamengo ainda ostentava a fama de campeoníssimo, pelas conquistas do início daquela década. De quebra, ainda tinha a conquista da Copa União/Campeonato Brasileiro, no ano anterior, para ser credenciado como um dos convidados do Torneio de Amsterdã (que até tivera o Atlético-MG campeão, em 1984), com Sampdoria-ITA e Benfica-POR. E por mais que viesse de derrota estadual, o Mengo estava em momento até superior ao do Ajax. Não que o clube de Amsterdã estivesse mal: fizera a final da Recopa Europeia, em 1987/88, na qual fora derrotado pelo Mechelen-BEL. Mas sofria ao ver o PSV, além de tricampeão holandês, ser campeão europeu na mesma temporada. Além disso, ainda doía a saída turbulenta de Johan Cruyff, já então técnico, que se fora para o Barcelona no começo daquele 1988, após brigas com a diretoria do Ajax.

O luxemburguês Antoine "Spitz" Kohn fora técnico interino na reta final da temporada 1987/88, mas logo dera seu lugar ao ex-zagueiro Barry Hulshoff, que treinou os Godenzonen na final da Recopa. Mas Hulshoff também estava afastado naquele momento. E coube ao treinador alemão Kurt Linder, recém-contratado, treinar aquele Ajax que vivia dolorosa transição. Havia nomes experientes: os meio-campistas Jan Wouters e Arnold Mühren haviam estado na Holanda campeã da Euro 1988, estavam fixos na defesa o goleiro Stanley Menzo e o lateral direito Danny Blind (pai de Daley, que jogará pelo Ajax contra o Flamengo em 2019). Havia nomes promissores, como o atacante Bryan Roy, 18 anos, o meio-campista Richard Witschge, 18 anos, e o volante Aron Winter, 21 anos (sem contar um tal Dennis Bergkamp, 19 anos, atacante reserva). Mas parecia faltar ao Ajax "o nome" capaz de comandar o time tecnicamente, como Marco van Basten havia sido até 1987. Os Amsterdammers tinham bons jogadores, outros nem tanto (como o atacante Ron Willems), e ninguém que chamasse a responsabilidade.

O jogo: Flamengo tranquilo no começo para garantir a vitória

Nomes que impusessem respeito sobravam no Flamengo, naquela partida amistosa no Estádio Olímpico de Amsterdã (aqui, a íntegra, na transmissão da Telemontecarlo italiana), logo após a Sampdoria estrear no torneio goleando o Benfica por 5 a 1. E por mais que o Ajax tentasse manter a bola, avançar pelas laterais - com Blind na direita, ou com Roy na esquerda - e até atacar (como num chute de Wouters, aos 11 minutos, para fora), o Flamengo era mais perigoso. Com dois chutes de Luvanor, no começo da partida. Ou aos 13, num toque de Renato Carioca, encobrindo Menzo, com a bola saindo rente à trave direita do goleiro

O rubro-negro também atacava preferencialmente pelas laterais, fosse com Jorginho e Delacir, na direita, fosse com Leonardo e Zinho, na esquerda. Assim saiu o gol, aos 19 minutos: Zinho (talvez o melhor em campo) recebeu a bola, e logo passou a Renato Carioca. Livre, o atacante arriscou o chute de fora da área. Nem saiu tão bem, mas Menzo "ajudou", deixando a bola passar para o 1 a 0 flamenguista no Estádio Olímpico de Amsterdã.

Logo após o gol, aos 21', Renato Carioca quase fez de novo, ao chegar à área - desta vez, Menzo rebateu a finalização. A superioridade flamenguista nos 45 minutos iniciais só foi interrompida aos 28: após escanteio afastado parcialmente por Leandro e Andrade, Blind arrematou de fora da área, mandando a esférica perto do gol, à esquerda de Zé Carlos. O Flamengo já respondeu no instante seguinte: cruzamento de Zinho, cabeceio de Renato Carioca, à direita de Menzo. Mais um minuto, e Renato quase marcou de novo: concluiu à queima-roupa, mas o goleiro do Ajax rebateu.

Na etapa final, com a entrada de Witschge, o Ajax tentou começar atacando, com quatro homens no meio-campo. Fez isso num chute de Arnold Scholten, fora da área, logo no primeiro minuto, forçando Zé Carlos a fazer boa defesa. Depois, já aos 47', o arremate foi de Arnold Mühren, à esquerda do goleiro. Ainda houve cabeceio de Aron Winter, aos 55', bem defendido por Zé Carlos. Finalmente, aos 64', um voleio de Witschge, pego pelo goleiro rubro-negro. E a insistência do Ajax diminuiu. Sorte do Flamengo, que manteve a vitória.

Como confirmação das diferenças nas transições, o Ajax teria mais dificuldades: não só sofreu outra derrota em sua segunda partida no Torneio de Amsterdã - 3 a 0 para a Sampdoria, campeã do quadrangular -, mas também veria o PSV (tri)campeão holandês naquela temporada 1988/89, além de cair já na primeira fase da Copa da UEFA, para o Sporting-POR. O Flamengo não teria um resto de 1988 brilhante, mas pelo menos venceria o Benfica por 2 a 0 em Amsterdã, só não ganhando aquele campeonato pelo maior saldo de gols da Sampdoria. E bem ou mal, pelo menos chegaria às quartas de final do Campeonato Brasileiro, sendo derrotado pelo Grêmio.

Cenário diferente deste 2019, em que o Ajax usará a Florida Cup só para pequenos acertos no time, rumo à segunda metade da temporada, vivo na Liga dos Campeões e no Campeonato Holandês. E em que o Flamengo também parece pronto, à espera do que Abel Braga pode fazer, para dar o título grande que a torcida deseja há alguns anos.



(O gol de Renato Carioca que decidiu a vitória do Flamengo sobre o Ajax, no Torneio de Amsterdã, em 5 de agosto de 1988. Transmissão da Telemontecarlo italiana, com narração de Bruno Longhi e comentários de José "Mazzola" Altafini)

Torneio de Amsterdã
Flamengo 1x0 Ajax-HOL

Data: 5 de agosto de 1988
Local: Estádio Olímpico de Amsterdã
Juiz: Michel Vautrot (França)
Gols: Renato Carioca, aos 19'

Flamengo
Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Delacir e Luvanor; Renato Carioca (Alcindo), Bebeto e Zinho. Técnico: Candinho

Ajax
Stanley Menzo; Danny Blind, Arnold Scholten, Peter Larsson e Mark Verkuyl;  Jan Wouters, Aron Winter e Arnold Mühren (Wim Jonk); John van't Schip, Ron Willems e Bryan Roy (Richard Witschge). Técnico: Kurt Linder

6 comentários:

  1. Matéria bem detalhada e com bastante conteúdo. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Você como sempre com textos cheios de ótimas informações. Faça uma matéria sobre a partida amistosa entre São Paulo x Ajax de 1997, pois a referida partida é meio sombria no que diz respeito à informações sobre ela. Até vídeos no youtube são raros. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou fazer, porque... já está feito! Foi no ano retrasado! Eis aqui a dica: https://espremealaranja.blogspot.com/2017/06/o-sao-paulo-x-ajax-de-1997-lembrancas.html

      Excluir
  3. Olá Felipe, ótimo texto que me fez retornar no tempo. Eu estava neste jogo e tenho até hoje o ingresso. Um estádio charmoso como a linda capital holandesa. Que bons tempos aqueles . Sem estas arenas gourmet. Parabéns e obrigado por me fazer voltar no tempo.

    ResponderExcluir
  4. Neste mesmo período a Holanda foi campeã européia ganhando da URSS. Eu estava em Amsterdã no dia da final. Foi uma festa incrível na cidade. Inesquecível.

    ResponderExcluir