domingo, 18 de setembro de 2016

810 minuten: como foi a 6ª rodada da Eredivisie

Botteghin aproveitou a chance na hora certa. E o Feyenoord calou o PSV em Eindhoven: líder indiscutível (ANP/Pro Shots)

Utrecht 1x5 Groningen (sexta-feira, 15 de setembro)

As duas equipes abriram a rodada em situação muito parecida: são times médios, cujos grupos de jogadores são capazes de campanhas melhores, mas começam o Campeonato Holandês preocupando a torcida. O jogo no estádio Galgenwaard, em Utrecht, era ótima oportunidade para um recomeço, em busca da primeira vitória na liga. E quem aproveitou a chance foram os visitantes do norte holandês. Graças principalmente a Oussama Idrissi. Aos 13', o atacante abriu o placar para o Groningen, aproveitando recuo errado do lateral Ramon Leeuwin para dominar a bola, driblar o zagueiro Menno Koch e mandar para as redes. Aos 44', Idrissi fez 2 a 0 de maneira mais bonita ainda: um chute da entrada da área, mandando a bola no ângulo.

O Utrecht notara que as alterações promovidas na equipe titular para o jogo (cinco mudanças, incluindo a saída do capitão Willem Janssen) não estavam dando certo. Cabia apenas apostar nas capacidades individuais. E os dois destaques dos Utregs diminuíram a vantagem do Groningen: aos 60', Sébastien Haller - capitão no jogo - lançou Richairo Zivkovic, que tocou na saída do goleiro para marcar. Porém, a esperança do empate durou pouco: aos 66', Danny Hoesen fez 3 a 1 para o Groningen, driblando o goleiro Robbin Ruiter antes de marcar. E a goleada foi confirmada no fim do jogo: aos 80', vindo do banco de reservas, Tom van Weert fez o quarto gol, e Hoesen marcou 5 a 1 nos acréscimos (90' + 3). Fora de casa, o Groningen ganhou ânimo para reagir. Agora, o sinal de alerta fica só com o Utrecht, penúltimo colocado.


Enes Ünal (meio) destacou-se de novo pelo Twente. Surge um novo destaque em Enschede? (Peter Lous/VI Images)

Twente 4x1 ADO Den Haag (sábado, 16 de setembro)

Na vitória do Twente sobre o Groningen, há duas rodadas, o atacante Enes Ünal marcara três gols; na rodada passada, o time da cidade de Enschede perdeu para o Heerenveen, e Ünal não estava, por contusão. Hoje, o jogador turco voltou à equipe titular dos Tukkers. E brilhou de novo, sendo fundamental na vitória contra um difícil adversário, que faz bom começo no Campeonato Holandês. Já aos 13', Ünal fez 1 a 0 em bela cobrança de falta - contando com alguma ajuda do goleiro Ernestas Setkus, diga-se de passagem. Aos 35', o camisa 17 marcou o gol que o torna, por ora, goleador máximo desta temporada da Eredivisie: Kamohelo Mokotjo cruzou, e Ünal (emprestado pelo Manchester City) desviou de cabeça para as redes.

No ADO Den Haag, o técnico Zeljko Petrovic tentou movimentar o setor ofensivo: para o segundo tempo, colocou Kevin Jansen no meio-campo, para ajudar Édouard Duplan na armação das jogadas, e Dennis van der Heijden foi ajudar Mike Havenaar como finalizador, na área. Deu errado: os visitantes de Haia continuaram sem trazer muito perigo ao goleiro Nick Marsman. Segura em campo, a equipe da casa não demorou para fazer 3 a 0: aos 54', outro novato emprestado, Bersant Celina, ampliou a vantagem do Twente. Já nos últimos minutos, aos 88', enfim veio o gol de honra do Den Haag: Jansen, de cabeça, completando bola mandada por Duplan. Sem problemas: aos 90', Jari Oosterwijk chutou a bola na trave, e Mokotjo fez 4 a 1 no rebote. E o Twente impôs a segunda derrota seguida ao ADO Den Haag, com a atuação decisiva de Enes Ünal. Está nascendo quem preencherá a lacuna deixada pela saída de Hakim Ziyech?

Roda JC 0x3 Heerenveen (sábado, 16 de setembro)

Sabe aqueles jogos em que um dos times preferia esquecer que entrou em campo, tantas foram as coisas erradas? Pois bem: o Roda JC viveu um dia aziago desses no sábado. Sorte do Heerenveen, que começou a aproveitar cedo: aos 8', Sam Larsson bateu falta com precisão nas redes defendidas por Benjamin van Leer, deixando o 1 a 0 no placar para o Fean. Com chances perdidas a granel por Simon Church, a torcida já se irritava no Parkstad Limburg Stadion, em Kerkrade. Muito mais irada ficaria no final do primeiro tempo, quando o Roda se viu com dois jogadores a menos. Aos 33', o volante Abdul Ajagun cometeu falta e levou o segundo cartão amarelo - logo, o vermelho. Mais dez minutos, e os Koempels perderam Christian Kum: já com um amarelo sobre si, por agarrar o atacante Arber Zeneli, o zagueiro foi outro a deixar o campo mais cedo, expulso por reclamação. Desnecessário dizer que o árbitro Bas Nijhuis não teve os adjetivos mais amáveis dirigidos contra si, após as duas expulsões (justas, embora algo exageradas).

Se já estava difícil com 11 contra 11, o Heerenveen impôs totalmente seu domínio no segundo tempo, com 11 contra 9. O dia estava tão bom para a equipe da Frísia que esta ampliou a vantagem por obra e graça da sorte. Aos 68', o zagueiro Frédéric Ananou tentou tirar uma bola da área, mas seu chutão bateu no atacante Henk Veerman, e a bola espirrou direto para as redes: 2 a 0. Nem mesmo o fato de também perder jogador por cartão vermelho (o zagueiro Shay Facey levou o segundo cartão amarelo aos 75') tirou o Heerenveen do caminho de sua segunda vitória seguida. Até porque Zeneli ainda fez o último gol, aos 76', em bonito arremate. Estava confirmado o segundo triunfo consecutivo do Heerenveen, enquanto o Roda JC ainda espera pela primeira vitória em 2016/17.

Vitesse 2x0 Go Ahead Eagles (sábado, 16 de setembro)

Havia duas rodadas que o Vitesse não vencia. Pior: havia sete meses, o clube aurinegro não vencia em casa pela Eredivisie. Poucas situações poderiam ser melhores para consertar tudo do que um triunfo no "Airborne wedstrijd": o "jogo de Airborne", ocasião anual em que são lembrados e homenageados os aviadores holandeses que lutaram (e morreram) na Batalha de Arnhem, disputa contra aviões nazistas em 17 de setembro de 1944, no meio da Segunda Guerra Mundial. Voltando ao futebol, porém, nada fazia crer que o Vites conseguiria alegrar a torcida de novo. A atuação no primeiro tempo foi bem discreta, e só duas chances de gol mereceram destaque: um chute do meio-campo Navarone Foor e, principalmente, um toque de Nathan, aproveitando falha do goleiro Theo Zwarthoed - o lateral esquerdo Joey Groenbast salvou o Go Ahead Eagles, tirando em cima da linha.

As coisas só foram melhorar com a entrada de Adnane Tighadouini, substituindo Nathan para o segundo tempo. Aí, sim, o Vitesse se impôs ofensivamente, pressionando mais e mais a defesa dos visitantes da cidade de Deventer. Com tanta pressão, surgiu justamente de uma falha defensiva o gol que abriu o placar; aos 76', a bola bateu na mão do zagueiro Sander Fischer, e o juiz Jochem Kamphuis marcou o pênalti com firmeza. Sorte de Ricky van Wolfswinkel, que cobrou bem e fez 1 a 0. Antes que o Go Ahead Eagles pensasse em reagir, veio o 2 a 0, aos 78': também vindo do banco, o atacante Mitchell van Bergen fez a jogada e deixou a bola com Lewis Baker, que finalizou para garantir a primeira vitória do Vitesse no estádio Gelredome, após um longo tempo.

Willem II 1x1 Excelsior (sábado, 16 de setembro)

Ah, é, o Excelsior começou surpreendentemente bem na temporada? O Willem II não quis saber: marcou rapidinho 1 a 0. Aos 6', Dico Koppers cruzou bem da esquerda, e o espanhol Fran Sol Ortiz cabeceou perfeitamente. Foi o ínicio de um domínio claro dos mandantes, no jogo disputado em Tilburg. Criaram várias chances, e o Excelsior se mostrou assustado na defesa. É o caso de citar o clichê: os Kralingers devem agradecer por terem ido aos vestiários somente com 1 a 0 de desvantagem. Mas a coisa mudou completamente no segundo tempo.

Com a entrada de Danilo Pantic no ataque, o Excelsior passou a ser um pouco mais ativo ao tentar criar chances de gol. Com o Willem II recuando para manter a vantagem, o jogo virou o caso de "ataque contra defesa" (mais um clichê!), e a posse de bola era do time de Roterdã, na maioria das vezes. No fim do jogo, os visitantes aumentaram a pressão, com o atacante Hicham Faik entrando aos 78'. Bastaram dois minutos, e Faik deu o empate merecido ao Excelsior: cobrou falta, a bola desviou na barreira, e o goleiro Kostas Lamprou ficou sem chances de defesa. Restou o arrependimento aos Tilburgers.

Sparta Rotterdam 2x0 NEC (domingo, 17 de setembro)

Mesmo tendo sido o principal destaque no título da segunda divisão, o atacante Thomas Verhaar estava em posição periférica na atual campanha do Sparta Rotterdam (em parte, por lesão; em parte, por opção). Atuara em três partidas, e sempre saindo do banco de reservas. Contra o NEC, enfim, Verhaar ganhou do técnico Alex Pastoor a chance de começar jogando. E aproveitou. Aos 17', o atacante abriu o placar no Kasteel: Denzel Dumfries lançou a bola na área, e o atacante dominou para tocar na saída do goleiro Joris Delle.

A situação dos Spartanen poderia ter ficado mais tranquila ainda no primeiro tempo, mas Zakaria El Azzouzi desperdiçou duas boas chances. Sorte dos visitantes: na etapa complementar, com as entradas de André Formitschow (lateral esquerda) e Reagy Baah Ofosu (atacante), o NEC ficou mais veloz com a bola nos pés. Resultado: as chances mudaram de lado, com os visitantes de Nijmegen tendo a maior delas aos 61', quando Formitschow chutou na trave. Todavia, aos 81', enfim o Sparta se aliviou: Loris Brogno fez jogada individual, e deixou para El Azzouzi finalizar e confirmar o 2 a 0. Um duro golpe para o NEC, sofrendo com crise interna (até demissão houve - do diretor técnico Danny Hoekman). Uma boa vitória do Sparta Rotterdam. Uma nova chance para Verhaar.

Weghorst (à esquerda) participou dos dois gols do AZ: mais uma vitória, e time de Alkmaar já sobe (VI Images)

Zwolle 0x2 AZ (domingo, 17 de setembro)

Após três anos de sonho, o Zwolle enfim encarava uma dura realidade: não vencera ainda na Eredivisie, patinando nas últimas colocações da tabela. Exatamente o oposto do AZ, que já mostra certa evolução técnica, mesmo após as saídas de Vincent Janssen e Markus Henriksen. Com três vitórias seguidas, o time de Alkmaar foi para o jogo com alguns desfalques: além da óbvia ausência de Stijn Wuytens (sofreu concussão contra o Dundalk, na Liga Europa), o técnico John van den Brom decidiu dar uma chance a Wout Weghorst no ataque, deixando o nigeriano Fred Friday no banco. Se nenhuma das duas equipes brilhou em campo, o AZ pelo menos provou sua maior superioridade técnica.

E Weghorst ajudou bastante nisso, começando com seu gol: aos 43', após sobra de escanteio, Joris van Overeem mandou de novo a bola para a área, e o atacante escorou para as redes. Foi o único lance de emoção em muito tempo. Na etapa final, a monotonia imperou: Ron Vlaar teve a única chance mais real de gol, batendo forte na trave, aos 52'. Só no fim, aos 87', Weghorst apareceu de novo. Agora, dando passe para gol: o atacante deixou o jovem reserva Guus Til livre para finalizar e fazer 2 a 0. Quarto triunfo em sequência dos Alkmaarders, que já estão onde se esperava: no alto da tabela, em terceiro lugar. Já o Zwolle enfrenta uma situação inesperada: pena na última colocação.

PSV 0x1 Feyenoord (domingo, 17 de setembro)

Com duas equipes altamente motivadas entrando em campo para o principal jogo da rodada, esperava-se muito do jogo no Philips Stadion. O muito até veio, mas não da maneira que se esperava: ao invés de equipes francas e abertas, o que se viu foi um jogo extremamente estudado e truncado. Com as duas defesas muito bem postadas e se recompondo rapidamente, não havia espaço para grandes chances de gol. Tanto que a primeira vez em que a bola passou perto da trave foi numa bola parada: aos '9, Jetro Willems cobrou falta na entrada da área, e a pelota saiu pela linha de fundo, com certo perigo para o goleiro Brad Jones.

Se era possível dizer que uma equipe era "melhor" num jogo tão equilibrado, era o PSV - que pelo menos tinha mais velocidade pela esquerda, com Luciano Narsingh tentando criar jogadas de ataque. Tanto que dele surgiu a melhor chance da etapa inicial: aos 28', ele arrematou na grande área após passe de Guardado, mas Jones fez ótima defesa. Ainda assim, Luuk de Jong e Gastón Pereiro não o ajudavam muito, em más atuações. No Feyenoord, Dirk Kuyt e Tonny Vilhena mostravam o esforço e a velocidade respectivos de sempre, mas de nada adiantava se não vinham grandes coisas do ataque, onde Steven Berghuis e Nicolai Jorgensen decepcionavam. Além disso, sempre que surgia algo parecido com uma chance, as defesas impediam. Foi assim aos 34', quando Jorgensen se viu livre na área para tentar o chute, mas Willems o impediu na hora certa, com um carrinho preciso que afastou a bola pela linha de fundo. Depois, Narsingh ainda teve uma possibilidade, mas Karim El Ahmadi repetiu o que Willems fizera com Jorgensen: num carrinho seguro, tirou a bola na hora do chute.

No segundo tempo, o ritmo foi o mesmo: um chute aqui e outro ali, mas nada que perturbasse seriamente os goleiros. No primeiro minuto, Davy Pröpper arriscou de fora da área, mas Jones estava atento; aos 49', De Jong podia chutar, mas Jan-Arie van der Heijden o impediu na hora; aos 52', Kuyt cabeceou em escanteio, mas Andrés Guardado tirou a bola quase em cima da linha. Mal em campo, Pereiro deu lugar a Steven Bergwijn, mas o PSV seguiu sem criar grande coisa na frente. Um pouco por má qualidade, um pouco pelo ótimo dia da defesa do Feyenoord: como na vitória contra o Manchester United (Liga Europa), Eric Botteghin e Terence Kongolo viviam ótimo dia. Concentrados, não erravam um bote, por cima ou por baixo. A mesma coisa com Nicolas Isimat-Mirin e Héctor Moreno, no time da casa. Numa contenda tão equilibrada, estava claro: era o caso de dizer que "quem fizesse, ganharia". Qualquer chance precisava ser aproveitada.

E o Feyenoord conseguiu, no momento certo. Aos 82', em cobrança de escanteio, Eric Botteghin se viu livre de marcação. Assim, o zagueiro brasileiro dominou no meio da área e chutou sem chances de defesa para Jeroen Zoet, marcando seu primeiro gol pelo clube de Roterdã. Era o 1 a 0 que premiava, de novo, a atenção que o Stadionclub tinha contra um rival forte. Restou o abafa ao PSV, que teve uma chance no lance final do jogo: aos 90' + 3, Moreno cabeceou à queima-roupa, e Jones fez grande defesa, espalmando por cima. Ato contínuo, Kevin Blom apitou o fim do jogo, e o Feyenoord comemorou uma vitória extraordinária. Segue 100%, com seis vitórias em seis jogos (início bom assim na Eredivisie, os Rotterdammers não viam desde 2003/04), abrindo cinco pontos de distância para o PSV. E vencia fora de casa um rival "do mesmo tamanho" na Holanda, dando mais segurança para frases como a do técnico Giovanni van Bronckhorst à NOS, emissora de tevê: "Candidatos ao título? É, nos somos".

Semana passada, após o 3 a 1 sobre o ADO Den Haag, o blog escreveu: "A semana começou muito bem em De Kuip. Como terminará?". A resposta: final melhor, impossível.

Ajax foi discreto durante a maior parte do jogo. Até Klaassen abrir caminho para vitória contra Heracles (Stanley Gontha/ANP)

Heracles Almelo 0x2 Ajax (domingo, 17 de setembro)

No meio de semana, estreando contra o Panathinaikos pela Liga Europa, o Ajax começou mal (não tinha espaço para sair jogando, e uma falha do goleiro André Onana colocou o time grego na frente), mas terminou bem (o time se assentou, foi melhorando, teve um pênalti a favor, e afinal ganhou por 2 a 1). Foi mais ou menos assim que as coisas transcorreram no jogo final da rodada, em Almelo. Afinal de contas, na maior parte do primeiro tempo, o time de Amsterdã teve desempenho apagado contra o Heracles - que não fazia grande coisa, por sua vez. Somente no final vieram algumas chances: aos 41', o zagueiro Davinson Sánchez cabeceou perto do gol, enquanto Jaïro Riedewald chutou na rede pelo lado de fora aos 44'.

A leve reação do Ajax ajudou também os Heraclieden a tentarem o ataque, no segundo tempo. E o primeiro avanço do time da casa quase resultou em gol: aos 55', uma rápida cobrança de falta pegou a defesa Ajacied desprevenida, e Jaroslav Navratil cruzou para Samuel Armenteros. Livre na área, o atacante sueco escorou, e Onana fez grande defesa. Quando o erro defensivo foi da zaga do Heracles, aos 66', os visitantes de Amsterdã não perdoaram: Mitchell Dijks cruzou da esquerda, Tim Breukers rebateu mal, e Davy Klaassen aproveitou a sobra para fazer 1 a 0. Mais dez minutos, e após receber a bola de Amin Younes, Nemanja Gudelj finalizou com classe para definir a terceira vitória seguida do Ajax na Eredivisie (e também na temporada, juntando todas as competições). Mesmo ainda irregular, o time da estação Bijlmer Arena já divide o segundo lugar na tabela com AZ e PSV. Tão más as coisas não estão, afinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário