domingo, 25 de outubro de 2015

810 minuten: como foi a 10ª rodada da Eredivisie

Kuyt não para: segundo hat-trick consecutivo, e destaque em mais uma vitória do Feyenoord (Perfil oficial do clube no Twitter)
Antes de mais nada, o destaque da 10ª rodada do Campeonato Holandês vai para as torcidas holandesas. Sem nada oficial, aos 14 minutos de cada partida, os presentes nas arquibancadas e cadeiras batiam palmas. Tudo para homenagear e fortalecer Johan Cruyff, após as revelações de que o "Nummer 14" está com câncer no pulmão, nesta semana.

Zwolle 1x2 Utrecht

A agradável partida no estádio Ijsseldelta já vinha empatada em 1 a 1: Wouter Marinus aproveitara rebote e abrira o placar ainda no início, enquanto Sébastien Haller afastava a má fase de vez, marcando pelo segundo jogo seguido para os Utregs. Até que vieram os pontos culminantes, no final da partida. Aos 38 minutos, o zagueiro Mark van der Maarel derrubou o atacante Lars Veldwijk na área. Pênalti, e Van der Maarel expulso. Era a grande chance para os Zwollenaren passarem à frente. Stef Nijland cobrou. E mandou a bola por cima do gol. O preço do erro veio aos 49 minutos: Haller foi empurrado na área por Trent Sainsbury. Novo penal. E o próprio Haller converteu, decretando a segunda vitória seguida de um time visitante contra o Zwolle. Com dois gols, o atacante francês segue como grande destaque do Utrecht. Será difícil que ele fique na Eredivisie na próxima temporada, e pode até sair no período de transferências em janeiro.

Willem II 2x2 Heerenveen

Havia grande curiosidade: como o Heerenveen reagiria à semana altamente turbulenta que teve, com o técnico Dwight Lodeweges deixando o clube e os problemas na diretoria cada vez mais aprofundados? Em sua primeira partida como interino, Foppe de Haan fez cinco mudanças no time titular. Duas delas: trouxe Joey van den Berg para a zaga, e no meio-campo improvisou o zagueiro Jeremiah "Jerry" St. Juste. Não deram muito certo no início, até porque Richairo Zivkovic abriu o placar para os Tricolores. Mas aos poucos o time da Frísia encontrou seu caminho no ataque, e com Henk Veerman chegou ao empate. Depois, Lucas Andersen recolocou o Willem II na frente, mas Luciano Slagveer igualou as coisas. De todo modo, com os anfitriões perdendo um pênalti nos acréscimos (Erwin Mulder espalmou a bola cobrada por Stijn Wuytens), dá para dizer que o Fean escapou de uma derrota que aprofundasse o buraco em que está. Não é muito bom, mas poderia ser pior. Cabe a Foppe de Haan ajudar o time até a pausa de inverno, prazo que estipulou para seu período como técnico.

Twente 1x3 PSV

O primeiro tempo em Enschede foi curioso. O PSV ganhou gradualmente o domínio maciço em campo, com maior posse de bola, mas criou poucas chances de gol (e quando as criou, ou Luciano Narsingh foi ineficiente na ponta direita, ou Luuk de Jong apareceu pouco para finalizá-las). O Twente até iniciou o jogo com mais velocidade, mas aos poucos preocupou-se com o adversário, e só ia para o ataque com as investidas de Hakim Ziyech, despontando mais e mais como o grande (e único) destaque dos Tukkers. 

No início do segundo tempo, logo após pênalti claro de Héctor Moreno não dado pelo árbitro Kevin Blom, De Jong abriu o placar. Pouco depois, em mais uma jogada própria, Ziyech empatou e ampliou um dado que dá a mostra de sua importância atual no Twente: dos últimos 29 gols do time no Campeonato Holandês, o meio-campista atuou em 27, fazendo o gol ou dando o passe para ele. Só que a ingenuidade e o mau posicionamento da defesa dos Enschedese cobraram a conta no fim do jogo: duas jogadas velozes de ataque, com Jürgen Locadia participando de ambas (marcando o segundo, aos 39 minutos, e dando o passe para Gastón Pereiro completar, aos 41), e os Eindhovenaren garantiram a vitória no 2000º jogo de sua história na Eredivisie. contra a mais jovem equipe da história do Twente já escalada em uma partida da liga (média de idade: 21,1 anos).

De Graafschap 0x1 Heracles

Às vezes, a ineficiência também colabora para a má fase de um time. Lanterna da liga, com dois pontos em nove rodadas, o De Graafschap até foi melhor durante boa parte do jogo em Doetinchem. Jogou com segurança na defesa e impediu que os Heraclieden, grande surpresa desta primeira fase de campeonato, acelerassem o ataque como normalmente fazem. No segundo tempo, até tiveram mais chances de gol. Conquistar, no mínimo, o terceiro ponto no campeonato era uma possibilidade real dos Superboeren. Só que os visitantes foram encontrando gradualmente o espaço deles em contra-ataques. E deram o castigo final aos 38 minutos da etapa complementar: cruzamento do tcheco Jaroslav Navrátil, e Iliass Bel Hassani completou para as redes, consolidando-se como o outro grande destaque do time de Almelo na temporada (além de Oussama Tannane, que não jogou). Em quarto lugar, segue a ótima campanha do Heracles na Eredivisie, graças a uma vitória relativamente fortuita.

Roda JC 1x2 Excelsior

Dois escanteios mostraram boa preparação dos times nas jogadas de bola parada, no jogo em Kerkrade  - e também deficiências dos goleiros nas saídas de gol. Aos 13 minutos do primeiro tempo, Richmond Boakye cobrou córner, e Tomi Juric completou para as redes, abrindo o placar para os donos da casa. Ainda na etapa inicial, história repetida no empate dos Kralingers: aos 41 minutos, escanteio cobrado por Jeff Stans, má saída de gol do arqueiro Benjamin van Leer, e o zagueiro Sander Fischer fez 1 a 1. Stans, aliás, fez até melhor nas bolas paradas: na etapa final, aos 22 minutos, em cobrança de falta primorosa, mandou a bola no ângulo direito, virando o jogo para o Excelsior (na comemoração, o atacante Nigel Hasselbaink levou na cabeça uma lata de cerveja, jogada por um torcedor, mas não teve grandes ferimentos, por sorte). O autor do gol da vitória até teve a chance de marcar em mais uma bola parada - pênalti, aos 38 minutos -, mas chutou por cima, na terceira cobrança perdida da 10ª rodada. De todo modo, posteriormente foi garantida a boa vitória dos visitantes de Roterdã - aliás, primeira derrota em casa do Roda na temporada 2015/16.

Cambuur 1x1 ADO Den Haag

Com duas equipes francamente necessitadas da vitória, o jogo em Leeuwarden foi bastante truncado. Valendo-se da única qualidade maior que mostrou até agora no campeonato (o trio de ataque, de qualidade razoável para os padrões da Eredivisie), o Den Haag abriu o placar, com Mike Havenaar completando escanteio, aos cinco minutos do segundo tempo. Como o Cambuur perdera sua grande referência de ataque - Bartholomew Ogbeche, lesionado ainda no primeiro tempo -, a segunda vitória dos visitantes auriverdes na temporada parecia próxima. Até os 22 minutos, quando o lateral esquerdo Aaron Meijers perder a bola facilmente para Furdjel Narsingh, que chegou livre à área e decretou o placar final. Que não aliviou a vida de nenhuma das duas equipes na tabela: os Hagenaren seguem em 14º lugar, e o Cambuur, na 17ª e penúltima posição.

NEC 1x1 Groningen

O primeiro tempo do jogo em Nijmegen foi bastante chato. Principalmente para os anfitriões: já aos nove minutos, em chute de longe, Albert Rusnák fez o primeiro gol do Groningen em jogos fora de casa na atual temporada do Campeonato Holandês. Mas não houve muitas emoções, fora o gol. Coube a Christian Santos empolgar de novo a torcida e a partida: no início da etapa final, logo aos dois minutos, após mão na bola do lateral direito Hans Hateboer, Santos converteu pênalti e empatou o jogo. Animado, o NEC foi para cima, e quase virou com o próprio venezuelano, mas a defesa do Groningen impediu. Depois o ritmo desacelerou, e o placar ficou no 1 a 1 bem razoável para duas equipes já em posições razoáveis e confortáveis na tabela (7º e 8º lugares, respectivamente).

Vitesse 1x3 Ajax

Por mais que se tratasse do líder do campeonato, sabia-se que o Ajax sofreria bastante no jogo contra os Arnhemmers, pela velocidade e variação de posições destes no ataque. Foi exatamente o que aconteceu, principalmente no primeiro tempo: com Valeri "Vako" Qazaishvili chegando do meio-campo para ajudar o trio de atacantes, e Dominic Solanke cada vez mais à vontade entre os titulares, com muita habilidade pela ponta esquerda, o Vitesse esteve bem mais perto do gol. Que, afinal, veio, já no início do segundo tempo, contando com o azar do Ajax: Qazaishvili chutou colocado, a bola bateu em JoëlVeltman e encobriu Jasper Cillessen rumo às redes. Sem Anwar El Ghazi (doente, nem viajou a Arnhem) e sem Davy Klaassen (em disputa aérea de bola com Guram Kashia, teve a nuca atingida, sentiu dores leves e foi substituído no intervalo), os Amsterdammers poderiam ter sérios problemas no ataque. 

Mas conseguiram a virada. Primeiro, num lance confuso: falta cobrada para a área, bola chutada por Veltman na trave, o goleiro Eloy Room rebateu, mas Viktor Fischer enfim mandou para as redes, aos 26 minutos. Nem bem se passaram dois minutos, e num chutão da defesa o Ajax achou o segundo gol: Riechedly Bazoer dominou, passou fácil por Maikel van der Werff e tocou na saída de Room. Gol importante para premiar a evolução de Bazoer (é o centro de todas as jogadas do Ajax, no meio-campo, com bons passes e velocidade) e para abater o moral dos anfitriões. No final, em contra-ataque, Lasse Schöne definiu uma vitória difícil, mas animadora para o Ajax. pela dificuldade que o adversário lhe ofereceu.

Feyenoord 1x3 AZ

O Stadionclub também completava 2000 jogos em sua história pela Eredivisie, a exemplo de PSV e Ajax, seus dois "colegas" no Trio de Ferro. E também como os arquirrivais de Amsterdã, tinha um adversário desafiador no AZ, que poderia lhe pregar peças nada agradáveis, nesta fase em que os Rotterdammers se mantêm no encalço do líder. Mas Dirk Kuyt não se cansa de justificar a cada rodada as razões de tanta idolatria por ele: abriu o placar. De quebra, o entrosamento do Feyenoord no ataque é cada vez maior. Eljero Elia mostra rapidez pela esquerda; Michiel Kramer serve de referência no ataque (e mesmo quando não faz gols, abre espaços para Kuyt e Elia); o sueco Simon Gustafson vai se firmando como ponta-de-lança, iniciando jogadas quando tem a posse de bola e mostrando talento para saber a hora de arriscar o chute e de passar a alguém mais bem colocado. Só que tamanha velocidade do Feyenoord no ataque não é compensada na hora de voltar para a defesa. As laterais são costumeira opção de jogo para os ataques adversários.

Como o AZ não tem um time inepto nem bobo, aproveitou isso ainda na etapa inicial: num rápido contra-ataque, em que o goleiro Kenneth Vermeer ainda deixou Dabney dos Santos sem ângulo, Joris van Overeem aproveitou o rebote do chute do supracitado Dabney e empatou o jogo. Pior: no começo do segundo tempo, os Alkmaarders continuaram chegando à frente com perigo. E justamente quando o Feyenoord precisava, Dirk Kuyt apareceu de novo. Aos 13 minutos, contou com a sorte: em chute do lateral direito Bart Nieuwkoop, Kuyt desviou a bola e enganou o goleiro Gino Coutinho, recolocando o time da casa na frente. E aos 33 minutos, após pênalti corretamente marcado por Bjorn Kuipers, o camisa 7 bateu e garantiu seu décimo gol na temporada (o que faz dele artilheiro do campeonato). Seu segundo hat-trick seguido (!). A vitória do Feyenoord. E, principalmente, garantiu o prosseguimento da boa sensação de embalo que a torcida começa a sentir em De Kuip, com o time igual em pontos ao Ajax. O Klassieker desta semana, pela terceira fase da Copa da Holanda, promete fortes emoções. E ainda há o Klassieker da Eredivisie, daqui a duas rodadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário