domingo, 4 de outubro de 2015

810 minuten: como foi a 8ª rodada da Eredivisie



Titular inesperado, o uruguaio Pereiro definiu a vitória categórica do PSV no clássico contra o Ajax (Pics United/psv.nl)

Heracles 2x0 Heerenveen

Na 7ª rodada, um tropeço contra o AZ (derrota por 3 a 1) enfraquecera um pouco a forte impressão que os Heraclieden vinham causando. Afinal de contas, tratava-se do segundo colocado do Campeonato Holandês. Mas... era bom evitar outro revés contra o Heerenveen, para que o embalo não fosse definitivamente encerrado. E o time de Almelo conseguiu. Valendo-se novamente das vantagens que tem no seu estádio - ambiente caloroso e costume maior ao gramado artificial -, a equipe foi mais eficiente no ataque. Enquanto o time da Frísia já chegou pressionado pelos dois jogos sem balançar as redes, e perdeu várias chances, o Heracles foi mais eficiente, com o belo chute de Iliass Bel Hassani que abriu o placar no primeiro tempo. E até poderia ter definido a vitória antes do gol de Wout Weghorst, já no final da partida. A grande surpresa do início de temporada segue em alta, com quatro vitórias nos quatro jogos em casa - somando-se à temporada passada, são seis triunfos em sequência, igualando recorde histórico do clube na Eredivisie (2006 e 2010).

NEC 4x1 ADO Den Haag

Há alguns casos em que um lance define o que será a partida, dali por diante. Foi o que ocorreu no estádio De Goffert, em Nijmegen, no primeiro jogo do sábado. Embora tivesse saído na frente graças a um gol com vinte segundos de jogo, o NEC sofrera o empate, e o ADO Den Haag se animava com uma vitória bastante desejada, para afugentar a crise. Estava tudo indefinido. Até os 18 minutos do segundo tempo, quando Navarone Foor alcançou uma bola que saía pela direita e cruzou para Christian Santos. O venezuelano definiu com uma bela bicicleta, para recolocar os anfitriões na frente. E ali se definiu a partida: animados, os Nijmegenaren partiram para fazer mais dois gols e sacramentar a goleada. Já o time de Haia teve de encarar sua sexta partida seguida sem vitória. O técnico Henk Fräser só não corre risco de demissão porque renovou o contrato por mais um ano, exatamente nesta semana. Todavia, seguem os boatos envolvendo o técnico chinês Gao Hongbo. Mas isso é outra história, que fica para outra vez.

Roda JC 1x1 Cambuur
Até mesmo o Twente, também em situação aflitiva, já conseguira a primeira vitória na temporada, na rodada passada (2 a 1 no Roda JC, justamente o adversário deste sábado). E nada do Cambuur, penúltimo colocado, conseguir um triunfo. Vinha dando certo neste sábado: em um escanteio, a bola foi desviada pelo lateral esquerdo Marvin Peersman, e sobrou para Bartholomew Ogbeche (quem mais poderia ser?) colocar nas redes. E a equipe auriazul segurava a pressão dos mandantes. Que conseguiram o empate em mais uma bonita jogada acrobática da rodada: um voleio de Tom van Hyfte, já aos 27 minutos do segundo tempo, decretou o empate no Parkstad Limburg Stadion. Enquanto o Roda retomou o caminho num início razoável de temporada (é o sétimo colocado), os Leeuwarders seguem à espera de uma vitória. Se serve de consolo: a atuação do sábado deu um pouco mais de esperança.

Willem II 0x1 Zwolle

Muito se tem falado do Heracles como a grande surpresa desta fase inicial da temporada holandesa. E isso é justo. Ainda assim, não há como deixar de fora o Zwolle, que se recusa a parar de surpreender. Mesmo num jogo truncado como o de sábado, fora de casa, a equipe segue paciente, sem fugir de seu velho 4-2-3-1, sem deixar a segurança de lado. Assim, tomando os cuidados necessários na marcação, é possível que os principais destaques ofensivos atuem. Caso do neozelandês Ryan Thomas, criador das principais jogadas de ataque dos Dedos Azuis na partida. Só que o 0 a 0 seguia no placar. Aí apareceu a sorte: aos 43 minutos do primeiro tempo, uma cobrança de falta de Ouasim Bouy desviou em Guus Joppen, e enganou o goleiro Kostas Lamprou, abrindo o placar para os visitantes. No segundo tempo, os Tricolores ainda tentaram atacar mais, porém lhes faltou criatividade. E os Zwollenaren saíram de Tilburg com mais três pontos, pela quinta vitória na temporada, e com a terceira posição da tabela. Já são 17 pontos. Nunca, em sua história na divisão de elite holandesa, o Zwolle tivera pontuação tão grande após oito rodadas. E o conto de fadas continua.

Excelsior 1x0 Utrecht

Willem II x Zwolle já fora um jogo bastante parado. Ainda assim, teve o charme trazido pela vitória dos visitantes, que representou um recorde positivo para o Zwolle, e a continuação de uma ótima campanha. Charme foi exatamente o que faltou no jogo em Roterdã, entre Excelsior e Utrecht: foi uma partida chata, sem muitos lances de perigo. O empate sem gols parecia o destino mais lógico do placar final, até que o meio-campista Jeff Stans sofresse um pênalti. Houve a oportunidade, já que o volante Willem Janssen, do Utrecht, confessou que tocou em Stans: "Não que fosse o caso de dizer que seriam dez pênaltis em dez jogadas iguais a essa, mas realmente houve o contato". E Stans aproveitou, conforme o próprio assumiu à FOX Sports holandesa após o jogo: "Eu senti um contato leve, e acho que [nessas situações] você precisa ser inteligente e cair". O próprio meio-campista bateu, aos 28 minutos da etapa final, e decidiu o jogo. Só que a vitória não significa que tudo anda bem no Excelsior. "Claro que temos muito a melhorar", reconheceu Stans. Mesmo com a derrota, os Utregs seguem numa segura décima posição. Mas também estão devendo, e muito, na temporada.

De Graafschap 1x2 Feyenoord

Mesmo atuando em casa, os Superboeren não dariam a menor dificuldade ao Stadionclub, que disputa a liderança da Eredivisie, certo? Errado. Por incrível que pareça, o lanterna do campeonato foi bem melhor durante o primeiro tempo, e mereceu a vantagem conquistada. Com boas atuações, principalmente dos atacantes Erik Quekel e Youssef El Jebli, a equipe de Doetinchem deu o que suar à defesa dos Rotterdammers. Mal postada, várias vezes ela deixou o goleiro Kenneth Vermeer em apuros. Numa dessas vezes, Quekel chutou, a bola passou por baixo do arqueiro, e o zagueiro Sven van Beek desviou-a involuntariamente para o gol, abrindo o placar no que foi o quarto gol contra de Van Beek com a camisa do Feyenoord. Animado, o De Graafschap teve mais chances, viu um gol do zagueiro Jan Lammers anulado (justamente: Vermeer fora obstruído), e poderia até ter uma vantagem maior. Não teve. E a maior experiência ajudou muito os visitantes na etapa complementar. Se no primeiro tempo as três boas chances foram impedidas pelo goleiro Hidde Jurjus, já no começo do segundo tempo veio o empate, em cabeceio de Michiel Kramer após cruzamento de Simon Gustafson, substituto do lateral direito Karsdorp. Com jogadas melhor trabalhadas, de pé em pé, o trio ofensivo do Feyenoord voltou a funcionar depois: passe de Kramer, chute de Elia, falha de Jurjus, 2 a 1. Vitória difícil, mas valiosa para os Feyenoorders, agora iguais em pontuação ao líder Ajax.

Ajax 1x2 PSV

O grande jogo da oitava rodada chegou a prometer muito: aos dez minutos do primeiro tempo, o placar já era 1 a 1. Tornado titular às pressas, após problemas particulares tirarem Maxime Lestienne do jogo, o uruguaio Gastón Pereiro fizera o primeiro gol dos Eindhovenaren com apenas sete minutos. Pego de surpresa graças aos espaços que a defesa oferecia, sofrendo seu primeiro gol em casa pela Eredivisie nesta temporada, o Ajax teve de correr atrás. Com a velocidade possibilitada por Davy Klaassen, Viktor Fischer e Amin Younes, coube ao alemão empatar já aos nove minutos (embora o zagueiro Joël Veltman tenha assumido depois falta em Joshua Brenet, no lance do gol). Previa-se um clássico bastante empolgante. Só que aí o ritmo caiu, e assim ficou no resto do primeiro tempo. No entanto, já estava clara a principal deficiência dos Ajacieden: o espaço no campo de defesa. Somente Riechedly Bazoer auxiliava mais a linha de quatro marcadores; e nesta, Mitchell Dijks tinha desempenho ruim na lateral esquerda, deixando espaços, e Veltman atuava nervosamente.

Phillip Cocu notou. Os jogadores do PSV também. E os Boeren voltaram ao segundo tempo bem melhores. Jogando ao contrário do estilo tradicional, ficaram com a posse de bola pela maior parte do tempo. E sabiam bem o que fazer com ela. Substituindo Luuk de Jong, ainda lesionado, Jürgen Locadia irritava a zaga do Ajax, com seu temperamento tradicionalmente forte. Mas seu papel tático foi mais importante: mantinha a posse de bola até a chegada de Pereiro, Luciano Narsingh e Davy Pröpper ao ataque. Com isso, o time de Eindhoven criava mais jogadas de ataque. Ao contrário do Ajax, que perdia vários contragolpes pela ausência de gente para acompanhar Fischer e Klaassen. De mais a mais, Jorrit Hendrix ajudava bastante o ainda convalescente Andrés Guardado: mesmo com ambos em campo, era o volante holandês que evitava as chegadas dos Amsterdammers à defesa. Aí também ajudou Jeffrey Bruma, com atuação segura. Mesmo que o Ajax tenha tido até uma bola na trave, em chute de Fischer, o PSV controlava as ações. Bastava aproveitar uma chance que a vitória estaria próxima. Ela foi aproveitada, novamente com Pereiro, no final do jogo, marcando o segundo gol pelo clube em sua primeira chance entre os titulares. E como na temporada passada, o atual dono da Eredivisieschaal saiu da Amsterdam Arena com o triunfo, provando que está firme na disputa do bicampeonato. Ao Ajax, restou ver suas falhas já conhecidas exploradas da pior maneira possível: por um rival, que lhe impôs a primeira derrota pela Eredivisie.

Vitesse 5x0 Groningen

Quando o inglês Dominic Solanke (outro emprestado pelo Chelsea) abriu o placar, após rebote do goleiro Sergio Padt, o jogo em Arnhem já poderia até ter acabado. Afinal de contas, a superioridade dos Arnhemmers estava clara desde que a bola começou a rolar, e dificilmente o apático Groningen conseguiria reverter a desvantagem, ainda que precisasse de recuperação após a segunda derrota na Liga Europa. O segundo tempo só ampliou o desnível entre as duas equipes: o time da província de Zeeland foi descuidado a ponto do segundo gol do Vites, de Valeri "Vako" Qazaishvili, ter saído após recuo mal feito do lateral direito Johan Kappelhof. E bastou um pouquinho de esforço para que os aurinegros chegassem à goleada - com direito ao primeiro gol do brasileiro Nathan pelo clube, o quarto do jogo. Na quinta vitória seguida em casa na temporada, o 5 a 0 do Vitesse ficou até barato.

AZ 3x1 Twente

Mesmo com o otimismo em alta, pela surpreendente vitória sobre o Athletic Bilbao na Liga Europa, a equipe de Alkmaar demorou para sacramentar sua superioridade contra os Tukkers. Até que, novamente, um atacante de finalização apareceu para se destacar na segunda vitória consecutiva dos Alkmaarders na Eredivisie. Se Muamer Tankovic foi o personagem principal  nos 3 a 1 sobre o Heracles, desta vez Vincent Janssen transformou em gols o maior volume de jogo dos anfitriões: já no segundo tempo, aos 15 e aos 25 minutos, fez 2 a 0. Como sempre, o armador Hakim Ziyech se destacou pelo Twente: fez o de honra dos visitantes num belo chute. Mas Guus Hupperts encarregou-se de fazer 3 a 1, manter o embalo que os AZ'ers ensaiam na temporada - e, claro, de deixar inalterada a situação difícil do Twente, antepenúltimo colocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário