segunda-feira, 19 de outubro de 2015

810 minuten: como foi a 9ª rodada da Eredivisie

Com três gols, Kuyt alcançou marcas importantes e ajudou Feyenoord a manter-se colado no Ajax (Stanley Gontha/EPA)
Cambuur 1x1 AZ

Mesmo fora de casa, os Alkmaarders eram francos favoritos para a vitória. Enfrentavam o penúltimo colocado do Campeonato Holandês, vinham de dois resultados positivos e podiam ganhar o impulso decisivo para arrancarem no torneio. Ainda assim, o único gol do AZ saiu num lance duvidoso, ainda na etapa inicial: o árbitro Siemen Mulder não viu o atacante Vincent Janssen dominar com a mão antes de completar para as redes. E no segundo tempo, Bartholomew Ogbeche - sempre ele - empatou para o time de Leeuwarden. Que pelo menos saiu com um ponto, embora siga em 17º, sofrendo com o excesso de empates (cinco, em nove jogos). Já os AZ'ers amargaram uma atuação abaixo do que podem.

Groningen 2x1 Willem II

O zagueiro Etiënne Reijnen poderia ter sido o vilão do "Orgulho do Norte" na partida. Num jogo relativamente difícil, os anfitriões seguravam a vitória, com gol de Mimoun Mahi, ainda no primeiro tempo. Mas aos 40 minutos do segundo tempo, em jogada confusa na área, a bola bateu em Reijnen e foi para as próprias redes do Groningen. Os Tricolores de Tilburg arrancariam o empate? Reijnen ajudou a negar essa hipótese: no minuto seguinte, desviou de cabeça no meio-campo para Danny Hoesen partir com a bola dominada e fazer 2 a 1 para os Groningers, salvos pelo gongo. Um daqueles jogos normais que viram empolgantes por causa do final.

Heracles 0x2 Ajax

O líder do campeonato precisava de uma vitória. Por duas razões: diminuir o ânimo do Heracles, a grande surpresa deste início de temporada na Holanda, e dar satisfações à torcida, após a atuação apagadíssima no clássico contra o PSV. Conseguiu fazer isso com certa rapidez: dois belos gols (o de El Ghazi, até mais bonito que o de Nemanja Gudelj, pela jogada individual), aos 14 e aos 22 minutos do primeiro tempo, as boas atuações de Riechedly Bazoer e Viktor Fischer, e os Heraclieden estavam na lona. Se não foi brilhante, pelo menos o time da estação Bijlmer Arena levou o jogo como quis, e manteve a primeira colocação. A situação interna segue turbulenta (em breve o blog falará sobre isso), mas o pragmatismo no campo impede a crise.

PSV 1x1 Excelsior

Era para ser um jogo tranquilo contra os Kralingers. A tal ponto que Phillip Cocu preferiu deixar no banco Luuk de Jong, já com vistas ao importante jogo contra o Wolfsburg, pela Liga dos Campeões. Assim, os Boeren vinham fazendo um jogo sem correr muitos riscos. O problema era também não trazer muito perigo ao gol de Tom Muyters (efetivado como titular no Excelsior). Para sorte dos Eindhovenaren, Davy Pröpper abriu o placar antes de Luuk entrar em campo. E era para o jogo ter sido controlado. Mas uma desatenção, aos 47 minutos do segundo tempo, deu a Nigel Hasselbaink o gol de empate, punindo uma atuação ofensiva fraca dos donos da casa. Que não deram sequência à ascensão prometida com a vitória contra o Ajax.

Utrecht 1x1 Roda JC

Numa partida entre dois times que ainda estão no meio da tabela e não disseram claramente a que vieram na Eredivisie, o resultado continuou deixando dúvidas. Para os Utregs, valeu pelo primeiro tempo, quando a equipe foi melhor - e quando o francês Sébastien "Seb" Haller enfim acabou com seu jejum de gols no torneio, que vinha desde agosto. Para o time de Kerkrade, valeu por ter conseguido o empate ainda antes do intervalo, num lance de sorte do atacante Tomi Juric (após rebote de escanteio, chegou a armar o chute, mas a bola bateu em sua perna de apoio e entrou). No segundo tempo, uma bola na trave para cada lado, e mais nada. E ambos seguem sem mostrar muito, mas tendo nível suficiente para não passarem aperto até agora.

Twente 1x0 NEC

O Twente conseguiu sua segunda vitória na Eredivisie. Torcida aliviada? Nem de longe: até o zagueiro Peet Bijen abrir o placar, aos 25 minutos do segundo tempo, os Tukkers chocavam a torcida no Grolsch Veste, pela incompetência absoluta de seu ataque. Pior: abrir o placar não significou uma equipe mais aliviada em campo. O respiro definitivo só veio com o apito final, encerrando um jogo ruim, truncado, feio. Algo assumido até por René Hake, efetivado como técnico do Twente até o fim da temporada: "Queríamos algo melhor, mas agora o que conta são os pontos", reconheceu Hake após o jogo, à FOX Sports holandesa. O triunfo veio. O fim da crise do Twente, nem em sonho.

Heerenveen 2x5 Feyenoord

O Feyenoord começou muito bem na temporada. Só que a derrota - e a atuação medrosa - no clássico para o PSV deu novamente à torcida do Stadionclub a impressão de que faltava algo. Após algumas rodadas, a equipe de Roterdã dá a impressão de que aprendeu a lição: a atuação no primeiro tempo contra o Heerenveen foi primorosa. Com um meio-campo rapidíssimo e jogadas ofensivas aceleradas, o 5 a 0 foi merecido. O armador sueco Simon Gustafson (que colocou Lex Immers e Jens Toornstra no banco, mostrando mais habilidade nos lançamentos) até teve seu valor, mas é difícil não colocar como grande destaque Dirk Kuyt: com seus três gols, ele igualou outros dois ícones Feyenoorders, Coen Moulijn e Ove Kindvall, na lista dos maiores goleadores da história do campeonato. Empatado em pontos com o Ajax (perde a liderança nos critérios), o Stadionclub já esfrega as mãos para o Klassieker de 8 de novembro, na 12ª rodada. Isso porque ainda tem outro Klassieker, pela terceira fase da Copa da Holanda no meio...

ADO Den Haag 1x1 De Graafschap

Se havia um "jogo dos desesperados" na 9ª rodada da Eredivisie, era esse. O lanterna De Graafschap ainda procurava sua primeira vitória na temporada; após duas rodadas promissoras, os Hagenaren já estavam havia sete rodadas sem um triunfo, além de conviverem com uma crise interna que coloca sob risco o técnico Henk Fräser. Bastou para que se visse um jogo extremamente tenso em Haia. Os auriverdes até se valeram do ataque - razoável, para os padrões do campeonato - e fizeram 1 a 0, com Mike Havenaar. Só que um jogador já criticado por Fräser (o lateral direito Gianni Zuiverloon) piorou sua situação, marcando gol contra ao desviar cruzamento de Youssef El Jebli. Na etapa complementar, o Den Haag foi à frente, com mais chutes a gol, mas parou na boa atuação de Hidde Jurjus, goleiro dos visitantes. E nada mudou: o De Graafschap tem apenas dois pontos em nove rodadas. E o ADO Den Haag se manterá nas turbulências que começam a influir em campo.

Zwolle 1x5 Vitesse

Desde 15 de fevereiro de 2015, ao ser derrotado pelo Go Ahead Eagles no Clássico do Ijssel, o Zwolle não sabia o que era perder um jogo em casa pelo Campeonato Holandês. Até este domingo. Já no primeiro tempo, o Vites estava melhor: aproveitava-se da maior fluidez de seu ataque, na troca de posições e chegada dos pontas-de-lança. Abriu o placar, o zagueiro Thomas Lam até fez o gol de empate dos Dedos Azuis, no início do jogo, mas também cometeu o pênalti que Valeri "Vako" Qazaishvili converteu para fazer 2 a 1. No início do segundo tempo, mais um pênalti para o Vitesse, o meio-campista Ouasim Bouy foi expulso após cometê-lo, e veio o quarto gol. A goleada estava confirmada, e alimenta o desejo dos Arnhemmers, que tiraram o Zwolle do quinto lugar (maior número de gols pró) e já têm Heracles e PSV na alça de mira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário