terça-feira, 6 de outubro de 2015

Grandes jogadores holandeses de que você nunca ouviu falar: Coen Dillen

Dillen (camisa listrada) foi um dos primeiros e mais importantes ídolos da história do PSV (Gé van der Werff/fotoleren.nl)
Ah, o Campeonato Holandês... Um dos paraísos máximos para quem quer fazer gols. Jogadores acostumados à artilharia são tão frequentes na Eredivisie que torna-se bastante difícil separar atacantes que tornaram-se reconhecidos pela habilidade e capacidade em colocar a bola nas redes (Cruyff, Van Basten, Romário, Bergkamp, Van Nistelrooy, Suárez... lista grande) daqueles que só fizeram sucesso pela facilidade com que os gols surgem na liga holandesa (Peter Houtman, Wim Kieft, Afonso Alves, Bjorn Vleminckx...).

Em meio a esses dois extremos, pode surgir a pergunta: afinal, quem foi o maior goleador em uma só edição do Campeonato Holandês? O dono da marca teria completado 89 anos nesta segunda-feira, 5 de outubro: Coen Dillen, que marcou 43 gols justamente na primeira temporada do campeonato nacional (1956/57). Até hoje, não houve goleador com mais tentos numa só edição da Eredivisie.

E desde que nasceu, Coen teve seu destino ligado a Eindhoven: nasceu em 1926, em Strijp, distrito da cidade, quinto de onze filhos. Por aí já pode se prever qual foi o clube que abrigou o talento do atacante... mas não foi no PSV que a carreira começou. Foi em 1937, no VV Brabantia, também de Eindhoven. Só que a ascensão foi rápida: já em 1941, Dillen foi para o clube da Philips, onde seria um dos primeiros grandes ídolos de sua história. No entanto, sua primeira passagem pelos Boeren foi esquecível. E em 1944, já na fase final da Segunda Guerra Mundial, ele foi servir voluntariamente a Marinha holandesa, parando a carreira. Encerrados o conflito e o tempo de serviço, o atacante voltou ao Brabantia, em 1947.

Em 1949, mais preparado e experiente, Coen retornou ao PSV. Aí, foi para marcar seu nome na história dos Eindhovenaren: já em 1950, foi o grande destaque na conquista da Copa da Holanda. Na temporada seguinte, 1950/51, o sucesso seguiu no PSV, que conquistou o campeonato holandês, ainda num formato diferente (o clube alvirrubro precisou ganhar a liga regional, para depois conquistar o título nacional em nova liga, com os outros campeões regionais).

Em 1954, mais uma evolução na carreira de Dillen. Com o PSV, ganhou novamente o campeonato regional; e teve sua primeira chance na seleção holandesa, que entrava num regime mais profissional de atuação - como o próprio futebol do país, de resto. E já marcou em seu primeiro jogo pela Laranja, contra a Suíça, em 30 de maio daquele ano, pouco antes da Copa que os helvéticos sediaram (eles venceram o amistoso, aliás, por 4 a 1, de virada). Na segunda partida, Coen... também marcou: de pênalti, num amistoso contra a Bélgica (que ganhou, por 4 a 3). O atacante se recuperou da melhor maneira possível: no ano seguinte, em nova partida contra os rivais belgas, vitória da Oranje por 1 a 0. Gol dele.

Mas o grande salto, inegável, veio em 1956/57. Na primeira temporada em que o Campeonato Holandês teve dimensões nacionais, não tendo fases regionais, Dillen foi o artilheiro, com 43 gols. Repita-se: marca até hoje não igualada, 59 anos depois. Estava totalmente justificado o apelido que até hoje acompanha as lembranças do jogador: "Het kanon" ("O canhão"). Que também deixou boas marcas na seleção: em cinco jogos, quatro gols.

Em 1961, "Coentje" (outro apelido, com o nome no diminutivo) deixou o PSV, agora com seu nome firme nas grandes figuras: em 328 jogos oficiais, 287 gols, segunda maior marca da história do clube. Mais dois anos no Helmondia '55 - um dos clubes que daria origem ao Helmond Sport -, e o já veterano encerrou carreira, em 1963. Depois, ainda tentou uma carreira de treinador, no RKSV Nuenen, time amador. Mas ela não durou muito, e em 1966 Coen deixou o futebol definitivamente.

Desde então, viveu do sustento de uma tabacaria que manteve em Eindhoven. Morreu em 1990, após uma parada cardíaca, aos 63 anos. Mas a tabacaria seguiu até os dias de hoje, comandada pela viúva, na Frederiklaan, mesma rua do Philips Stadion. E foi justamente o PSV que reavivou a memória futebolística de Dillen. Não só com uma estátua, na parte leste do estádio, mas também com várias lembranças no museu do clube. Além disso, em 2000, foi criada a Fundação Coen Dillen, organizando torneios infantis amadores, comandada pelo filho de Coen, Rob. Em 2006, ainda foi lançada uma biografia.

E hoje já se sabe na Holanda: antes de todos os outros grandes artilheiros que a Eredivisie já teve, houve Coen Dillen. Que está acima de todos, de certa forma, pelo recorde ainda não batido.

Coen Dillen

Nascimento: 5 de outubro de 1926, em Strijp, Holanda
Morte: 24 de julho de 1990, em Goes, Holanda
Carreira: VV Brabantia (no infantil, 1937-1941; na fase adulta, 1947-1949), PSV (no infanto-juvenil, 1941-1944; na fase adulta, 1949-1961) e Helmondia '55 (1961-1963)
Seleção: 5 partidas, 4 gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário