sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Guia do Campeonato Holandês - Parte II (os prováveis de cima)

(Coluna originalmente publicada na Trivela, em 11 de agosto de 2017)

Já começou. Nesta sexta, o Utrecht abriu a temporada 2017/18 do Campeonato Holandês como encerrara a anterior: impondo respeito, com uma categórica vitória por 3 a 0 sobre o ADO Den Haag, fora de casa. Contudo, é difícil (para não dizer impossível) escapar do prognóstico de que o título é assunto apenas para os três grandes: Ajax, PSV e Feyenoord.

Aliás, é possível dizer que o atual campeão holandês também se recompôs a tempo, para poder defender o título da Eredivisie nesta temporada 2017/18. E o próprio Ajax, mesmo vitimado por incidentes inesperados (a demissão de Peter Bosz e a fatalidade com Abdelhak Nouri), parece pronto para competir seriamente pela Eredivisieschaal.

Quem despencou de vez na crise foi o PSV: a vexatória eliminação na Liga Europa pode ter dado início a uma série de saídas, que indicam continuação de uma reformulação já com a temporada iniciada. Pode até dar certo no final, mas as turbulências do começo dificilmente indicam isso.

Ainda assim, dá para notar preparação em pelo menos três clubes médios. AZ, Utrecht e o próprio Vitesse se prepararam bem para a temporada que se iniciou nesta sexta. Talvez seja um deles o mais apto a roubar a cena neste Campeonato Holandês, cuja apresentação se conclui nesta segunda parte do guia. E cuja transmissão de televisão no Brasil, novamente, ficará a cargo dos canais ESPN, nos clássicos - as partidas "normais" serão exibidas no Watch ESPN, serviço on demand da emissora.

Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]



Jorgensen segue no Feyenoord. E o atual dono da Eredivisieschaal segue preparado para tentar o bicampeonato (feyenoord.nl)

Feyenoord

Cidade: Roterdã
Estádio: De Kuip (capacidade para 51.137 torcedores)
Apelidos: Stadionclub (em holandês, "o clube do estádio" - referência a De Kuip, considerado o mais tradicional estádio do país); Feyenoorders; Rotterdammers
Títulos: 15 Campeonatos Holandeses (merecem citação um título mundial, uma Copa dos Campeões, duas Copas da UEFA e 12 Copas da Holanda)
Patrocínio: Qurrent (empresa de energia renovável)
Técnico: Giovanni van Bronckhorst
Destaque: Nicolai Jorgensen (atacante)
Fique de olho: Tonny Vilhena (meio-campista) e Eric Botteghin (zagueiro)
Brasileiros no elenco: Eric Botteghin (zagueiro)
Temporada passada: Campeão
Copas europeias: Liga dos Campeões (fase de grupos)
Objetivo: Título
Principais chegadas: Kevin Diks (D, Fiorentina-ITA), Jeremiah St. Juste (D, Heerenveen), Ridgeciano Haps (D, AZ), Sofyan Amrabat (M, Utrecht), [Steven Berghuis (A, Watford-ING)] e Jean-Paul Boëtius (A, Basel-SUI)
Principais saídas: Warner Hahn (G, Heerenveen), Rick Karsdorp (D, Roma-ITA), Terence Kongolo (D, Monaco-FRA), Lucas Woudenberg (D, Heerenveen), Marko Vejinovic (M, AZ), Simon Gustafson (M, Roda JC), Dirk Kuyt (A, encerrou a carreira) e Eljero Elia (A, Basaksehir-TUR)

Pronto. Acabou. Após 18 anos, enfim o Feyenoord saberá novamente o que é defender um título no Campeonato Holandês. Pelo menos no começo da preparação, era possível se preocupar com o que o Stadionclub ofereceria à sua torcida – embora a lua-de-mel esteja longe de acabar. Três dias após ser o nome do jogo do título em 2016/17, contra o Heracles Almelo, Dirk Kuyt encerrou a carreira; Eljero Elia preferiu o dinheiro do futebol turco no Basaksehir; e a defesa foi muito atingida com as perdas de Rick Karsdorp e Terence Kongolo. Todavia, a atuação da diretoria na janela de transferências foi a suficiente para repor bem as perdas (claro, levando-se em conta o nível técnico do futebol holandês).

Nas laterais, Kevin Diks e Ridgeciano Haps oferecem velocidade; o jovem Jeremiah “Jerry” St. Juste é promissor reserva para a intocável dupla Eric Botteghin-Jan-Arie van der Heijden; a mesma coisa ocorre com Sofyan Amrabat, boa alternativa para Tonny Vilhena e Karim El Ahmadi no meio-campo; e Jean-Paul Boëtius está pronto para ocupar o lugar deixado por Elia. De quebra, a manutenção definitiva de Steven Berghuis no grupo facilita o entrosamento – bem como a permanência de outros destaques do título (Eric Botteghin, Vilhena, El Ahmadi, Nicolai Jorgensen, Jens Toornstra). Enfim, se nada disso talvez seja suficiente para boa campanha na Liga dos Campeões, o Feyenoord parece pronto para tentar manter o domínio doméstico.


Ajax ainda leva Nouri na lembrança. Mas parece pronto para a temporada (Louis van de Vuurst/Ajax.nl)
Ajax

Cidade: Amsterdã
Estádio: Amsterdam Arena (a partir de 25 de outubro, Johan Cruyff Arena - capacidade para 53.502 torcedores)
Apelidos: Godenzonen (em holandês, "os filhos dos deuses" - apelido dado desde o time campeão europeu em 1994/95, pela torcida, como se o Ajax fosse escolhido pelos deuses para ser o representante do bom futebol no mundo); Ajacieden (nome dado a torcedores e jogadores do clube); Amsterdammers
Títulos: 33 Campeonatos Holandeses (merecem citação dois títulos mundiais, quatro Copas/Ligas dos Campeões, 1 Copa da UEFA e 18 Copas da Holanda)
Patrocínio: Ziggo (empresa de telecomunicações)
Técnico: Marcel Keizer
Destaques: Hakim Ziyech (meio-campista) e Kasper Dolberg (atacante)
Fique de olho: Klaas-Jan Huntelaar (atacante)
Temporada passada: Vice-campeão
Copas europeias: Liga dos Campeões (eliminado pelo Nice-FRA na terceira fase preliminar) e Liga Europa (enfrentará Rosenborg-NOR nos play-offs)
Objetivo: Título
Principais chegadas: Benjamin van Leer (G, Roda JC), Kostas Lamprou (G, Willem II), Luis Orejuela (D, Deportivo Cali-COL), [Mitchell Dijks (D, Norwich City-ING)], [Django Warmerdam (D/M, Zwolle)], [Queensy Menig (M/A, Zwolle)] e Klaas-Jan Huntelaar (A, Schalke 04-ALE)
Principais saídas: Diederik Boer (G, Zwolle), Kenny Tete (D, Lyon-FRA), Heiko Westermann (D, Austria Viena-AUT), Jaïro Riedewald (D, Crystal Palace-ING), Thulani Serero (M, Vitesse), Davy Klaassen (M, Everton-ING), Richairo Zivkovic (A, KV Oostende-BEL), Zakaria El Azzouzi (A, Excelsior) e [Bertrand Traoré (A, Chelsea-ING)]

Finalista da Liga Europa, time entrosado, terminando o campeonato passado tecnicamente ascendente, cheio de jovens promissores... o futuro pertencia ao Ajax, era o que parecia quando a temporada 2016/17 se encerrou. Aí, vieram os fatos inesperados. Primeiro, uma discordância de rumos quanto a métodos de treinamento e estilos de jogo abreviou a permanência de Peter Bosz nos Godenzonen: antes que o racha com a comissão técnica liderada por Dennis Bergkamp ficasse maior e mais sério, ele aceitou a proposta do Borussia Dortmund. Depois, já nos treinos de pré-temporada na Áustria, a fatalidade que transformou a vida de Abdelhak Nouri – obviamente abalando todo o grupo de jogadores.

Mas era preciso continuar. E continuar sem uma das figuras mais marcantes do Ajax em campo, nos últimos anos: o capitão Davy Klaassen, que enfim deu o salto que merecia na carreira. Além do mais, gente como Kenny Tete e Jaïro Riedewald (reservas, mas que poderiam oferecer algo caso necessário) foi descartada. Ficava a dúvida: o que faria Marcel Keizer, técnico promovido do Jong Ajax, com o time? Pelas respostas vistas contra o Nice, na Liga dos Campeões, o cenário é misto. Seguem as fragilidades defensivas, que custaram o sonho do lugar na grande competição europeia de clubes.

Ainda assim, à primeira vista, a base do time que Keizer tem é quase a mesma. Seguem no time Davinson Sánchez, Matthijs de Ligt, Lasse Schöne, Hakim Ziyech, Kasper Dolberg. Donny van de Beek mostrou estar pronto para ocupar o lugar deixado por Klaassen. As promessas Justin Kluivert e David Neres deverão protagonizar disputa interessante pela vaga na direita. Marcel Keizer pediu reforços na defesa – e eles vão chegando (o colombiano Luis Orejuela foi o primeiro). E se Dolberg tropeçar na juventude, Klaas-Jan Huntelaar é nome experimentadíssimo, cheio de vontade para agarrar a chance onde já foi ídolo. O Ajax está se remontando, como em 2016/17. Mas parece num estágio avançado para reagir e ser o grande adversário do Feyenoord. Precisa. Até porque, bem ou mal, já são três anos sem títulos...

Van Ginkel voltou ao PSV já se tornando capitão. Mas sabe que equipe terá muito trabalho (ANP)
PSV

Cidade: Eindhoven
Estádio: Philips Stadion (capacidade para 36.500 torcedores)
Apelidos: Boeren (em holandês, "fazendeiros" - referência ao grande número de fazendas e áreas verdes na região onde fica Eindhoven); Eindhovenaren (nativos de Eindhoven) 
Títulos: 23 Campeonatos Holandeses (merecem destaque 1 Copa dos Campeões, 1 Copa da UEFA e 9 Copas da Holanda)
Patrocínio: Energie Direct (empresa fornecedora de energia)
Técnico: Phillip Cocu
Destaques: Jeroen Zoet (goleiro) e Marco van Ginkel (meio-campista)
Fique de olho: Bart Ramselaar (meio-campista)
Temporada passada: 3º colocado
Copas europeias: Liga Europa (eliminado na terceira fase preliminar, pelo Osijek-CRO)
Objetivo: Título/vaga nas competições continentais
Principais chegadas: Derrick Luckassen (D, AZ), [Marcel Ritzmaier (D, Go Ahead Eagles)], Marco van Ginkel (M, Chelsea-ING), [Adam Maher (M, Osmanlispor-TUR)], Mauro Junior (M, Desportivo Brasil) e Hirving Lozano (A, Pachuca-MEX)
Principais saídas: Remko Pasveer (G, Vitesse), Hidde Jurjus (G, Roda JC), Menno Koch (D, NAC Breda), Héctor Moreno (D, Roma-ITA), Jetro Willems (D, Eintracht Frankfurt-ALE), Andrés Guardado (M, Real Betis-ESP), Davy Pröpper (M, Brighton & Hove Albion-ING), Rai Vloet (M, NAC Breda), [Siem de Jong (A, Newcastle-ING)] e [Oleksandr Zinchenko (A, Manchester City-ING)]

Reformulação? Ora bolas, e qual clube não passa por ela de vez em quando? Se o próprio PSV dependeu de uma dessas, no meio da década, para a reação que levou o clube ao bicampeonato em 2015 e 2016, por que não passar de novo? Esse foi o pensamento que levou a torcida e a diretoria a se desfazer de velhos conhecidos, apostando em novidades. Prova disso foi o que se viu na zaga: Héctor Moreno foi liberado sem a menor dificuldade, abrindo espaço para a contratação promissora de Derrick Luckassen, muito bem no AZ em 2016/17. E a liberação de Jetro Willems foi boa para todas as partes, encerrando clara estagnação na carreira do lateral esquerdo.

O problema é que a reformulação parece ter sido feita sem cuidado, apenas para satisfazer o desejo de abrir espaço para jogadores da base. O grande exemplo está no meio-campo. Mesmo atrapalhado por lesões, o volante Jorrit Hendrix mostra grande capacidade na marcação e certo espírito de liderança. Além do mais, é cria do PSV. Com Bart Ramselaar também sendo merecedor de confiança – e o novo empréstimo de Marco van Ginkel, que outra vez chegou para o returno e outra vez ganhou destaque na equipe -, os Boeren não pestanejaram em ceder Andrés Guardado ao Real Betis, sem muito drama.

Mas a eliminação inominável contra o Osijek, na Liga Europa, revelou: ainda falta muito ao time, para se refazer. Principalmente no ataque, que não tem nenhum jogador acima de qualquer suspeita. Locadia foi perturbado por lesões; Luuk de Jong há muito não é mais a garantia de gols que já foi, e nem impõe respeito (tanto que perdeu a braçadeira de capitão para Van Ginkel, antes mesmo da temporada começar); Gastón Pereiro não consegue “explodir”; Sam Lammers e a contratação Hirving Lozano são apostas. Para piorar, a falta do dinheiro das competições europeias já causa consequências. A venda rápida de Davy Pröpper ao Brighton foi uma delas. Talvez Luuk de Jong também viva o mesmo caso (interessa ao Hannover 96). E os Eindhovenaren chegam à Eredivisie sem um rumo na reformulação. Cenário nada recomendável. A ver se o time chega a algum lugar.

Dessers começou bem a temporada. O Utrecht também (Tom Bode Multimedia/VI Images)
Utrecht

Cidade: Utrecht
Estádio: De Galgenwaard (capacidade para 23.750 torcedores)
Apelido: Utregs
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (3 Copas da Holanda e 1 Supercopa da Holanda)
Patrocínio: Zorg van de Zaak (empresa de auxílio profissional)
Técnico: Erik ten Hag
Destaque: Gyrano Kerk (atacante)
Fique de olho: Urby Emanuelson (lateral esquerdo/meio-campista) e Cyriel Dessers (atacante)
Temporada passada: 4º colocado 
Copas europeias: Liga Europa (enfrentará o Zenit-RUS, nos play-offs)
Objetivo: vaga direta na Liga Europa/vaga nos play-offs pela Liga Europa
Principais chegadas: Nick Marsman (G, Twente), Dario Dumic (D, NEC), Urby Emanuelson (D/M, Sheffield Wednesday-ING), Anouar Kali (M, Willem II), Bilal Ould-Chikh (A, sem clube), Simon Makienok (A, Palermo-ITA), Lukas Görtler (A, Kaiserslautern-ALE) e Cyriel Dessers (A, NAC Breda)
Principais saídas: Robbin Ruiter (G, Sunderland-ING), Jeff Hardeveld (D, Heracles Almelo), Wout Brama (M, Central Coast Mariners-AUS), Sofyan Amrabat (M, Feyenoord), Nacer Barazite (M, Malatyaspor-TUR), [Richairo Zivkovic (A, Ajax)] e Sébastien Haller (A, Eintracht Frankfurt-ALE)

À primeira vista, os Utregs entram enfraquecidos na temporada. Destaques pontuais do grupo comandado por Erik ten Hag foram perdidos. No gol, mesmo recuperado da séria concussão sofrida no fim de 2016, Robbin Ruiter desejava sair – e foi atendido; entre uma partida e outra do duelo contra o Valletta, de Malta, na Liga Europa, Wout Brama foi negociado; mais séria foi a perda repentina de Nacer Barazite, que também quis deixar o clube; e acima de tudo, a torcida demorará a se acostumar com um time sem Sébastien Haller, o jogador estrangeiro com mais gols na história do Utrecht. Se serve de consolo, os reforços também são grandes o suficiente para que o time continue sendo um dos mais atraentes do futebol holandês, pelo estilo tático mais variado que apresenta.

A defesa seguirá entrosada, sem perdas entre os titulares na linha de quatro zagueiros – e mesmo o dinamarquês David Jensen, titular no gol desde o returno, é seguro a ponto de até já ser convocado para a seleção de seu país. No meio-campo, Anouar Kali tem tudo para dar na armação das jogadas a qualidade que Barazite dava – sem contar a experiência de Urby Emanuelson, enfim com chances para refazer a carreira. No ataque, Gyrano Kerk já era preparado para se tornar titular, e Cyriel Dessers, herói do acesso do NAC Breda na repescagem, se encaixa rapidamente no time (a ponto de ter feito o primeiro gol da Eredivisie). E por enquanto, Yassin Ayoub fica no clube, após ter considerada como certa uma transferência para o Bursaspor-TUR. Assim como o campeão Feyenoord, o Utrecht sofreu perdas sérias – mas foi rápido e preciso para se refazer e seguir com nível aceitável. Nem mesmo o sonho encerrado de repatriar Wesley Sneijder faz falta.

Bruns (à direita) terá a função de criar os ataques do Vitesse (vitesse.nl)
Vitesse

Cidade: Arnhem
Estádio: GelreDome (capacidade para 21.248 torcedores)
Apelidos: Vites, Arnhemmers 
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda) 
Patrocínio: Swoop (revendedora de eletrônicos usados)
Técnico: Henk Fräser
Destaque: Milot Rashica (atacante)
Fique de olho: Thomas Bruns (meio-campista)
Temporada passada: 5º colocado
Copas europeias: Liga Europa (fase de grupos)
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga Europa
Principais chegadas: Remko Pasveer (G, PSV), Fankaty Dabo (D, Chelsea-ING), Thulani Serero (M, Ajax), Thomas Bruns (M, Heracles Almelo), Charlie Colkett (M, Chelsea-ING), Bryan Linssen (A, Groningen), [Mukhtar Ali (A, Chelsea-ING)], Tim Matavz (A, Augsburg-ALE) e Luc Castaignos (A, Sporting-POR)
Principais saídas: [Kevin Diks (D, Fiorentina-ITA)], Kelvin Leerdam (D/M, Seattle Sounders-EUA), Marvelous Nakamba (M, Club Brugge-BEL), [Lewis Baker (M, Chelsea-ING)], [Nathan (M, Chelsea-ING)], Valeri Qazaishvili (A, San Jose Earthquakes-EUA) e Ricky van Wolfswinkel (A, Basel-SUI)

Eis aí um caso de equipe que não só não perdeu muito com a janela de transferências, mas também se reforçou eficientemente para o nível técnico (baixo) do Campeonato Holandês. “Como assim? O Vitesse perdeu Ricky van Wolfswinkel!” De fato, o herói do título da Copa da Holanda, líder técnico do elenco, deverá fazer alguma falta – assim como Lewis Baker, destaque no meio-campo (que até merecia uma aposta no grupo principal do Chelsea). Alguns jogadores que saíram também tinham utilidade, como “Vako” Qazaishvili ou Marvelous Nakamba. Mas... oras, para quê serve a parceria oficiosa do Vitesse com o Chelsea? Exatamente para esses casos: ceder jogadores que possam ganhar ritmo de jogo em Arnhem. Os casos da vez são o lateral direito Fankaty Dabo e o meio-campista Charlie Colkett, ambos titulares na decisão da Supercopa da Holanda.

De mais a mais, de nada adiantaria a relação próxima com os Blues se a diretoria não buscasse contratações precisas. Foi o caso no gol: com Eloy Room pensando na saída, o experiente Remko Pasveer chegou do PSV. No meio-campo, Thomas Bruns, destaque do Heracles Almelo, terá respaldo para criar as jogadas. Para marcar, ainda no meio, Thulani Serero é tão esforçado (e tem tanta velocidade) quanto Nakamba. E no ataque, para suprir a falta de Van Wolfswinkel, há dois atacantes experimentados em Eredivisie: Tim Matavz, mais goleador, e Luc Castaignos, tentando se recuperar na carreira. Sem contar os destaques que continuam. Na zaga, o ídolo Guram Kashia; no ataque, Milot Rashica. Essa mescla de permanências com reforços que conhecem a Eredivisie, mais a “cota Vit-Chelsea”, pode valer outra boa temporada. Mais um time que merece atenção.

Stengs é a grande aposta de um AZ que pouco mudou (az.nl)
 AZ

Cidade: Alkmaar
Estádio: AFAS (capacidade para 17.023 torcedores)
Apelido: Alkmaarders
Títulos: 2 Campeonatos Holandeses
Patrocínio: AFAS (empresa desenvolvedora de softwares)
Técnico: John van den Brom
Destaque: Wout Weghorst (atacante)
Fique de olho: Calvin Stengs (atacante)
Temporada passada: 6º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga Europa
Principais chegadas: Marco Bizot (G, Racing Genk-BEL) e Marko Vejinovic (M, Feyenoord)
Principais saídas: [Tim Krul (G, Newcastle-ING)], Sergio Rochet (G, Sivasspor-TUR), Fernando Lewis (D, Willem II), Derrick Luckassen (D, PSV), Ridgeciano Haps (D, Feyenoord) e Muamer Tankovic (A, Hammarby-SUE)

Sabe-se que o AZ é um dos clubes médios mais tradicionais do futebol holandês – junto do Twente, talvez só esteja abaixo do Trio de Ferro. Até por isso, o time de Alkmaar sempre mostra equipes promissoras, com algumas revelações. Até por isso também, a decepção causada pela campanha em 2016/17: embora o sexto lugar não seja de se envergonhar, era possível voltar à Liga Europa – até para apagar a memória de outro ponto baixo do ano passado, a eliminação vexatória para o Lyon. Então, o que a diretoria fez? Continuar apostando no que já é conhecido.

O grupo continua praticamente o mesmo, a não ser em posições nas quais reforços eram indispensáveis. Cite-se como exemplo o gol: com a previsível devolução de Tim Krul ao Newcastle, Marco Bizot foi bom reforço trazido do Racing Genk. De resto, são os mesmos protagonistas: Ron Vlaar como o capitão experiente na zaga, Joris van Overeem se encarregando de criar no meio-campo (tendo o auxílio de Marko Vejinovic, presente no histórico título de 2008/09, emprestado pelo Feyenoord), Wout Weghorst responsável pelos gols, Alireza Jahanbakhsh acelerando o jogo na ponta – e a promessa em Calvin Stengs, que se destacou no play-off pela Liga Europa. Um voto de confiança foi dado. Caberá aos jogadores do AZ – e ao técnico John van den Brom – justificá-lo.

Odegaard (à direita) terá de aparecer mais em seu segundo semestre no Heerenveen (Andy Zuidema Fotografie/VI Images)
Heerenveen

Cidade: Heerenveen
Estádio: Abe Lenstra (capacidade para 26.100 torcedores)
Apelido: Fean (corruptela de "Hearrenfean", nome do time no idioma frísio - falado na província de Frieslândia, onde fica a cidade de Heerenveen), Frísios, Time da Frísia, "De Superfriezen" ("os superfrísios")
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda)
Patrocínio: Groenleven (empresa de energia renovável)
Técnico: Jürgen Streppel
Destaques: Sam Larsson (atacante) e Reza Ghoochannejhad (atacante)
Fique de olho: Martin Odegaard (meio-campista)
Temporada passada: 9º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga Europa
Principais chegadas: Warner Hahn (G, Feyenoord), [Maarten de Fockert (G, VVV-Venlo)], Denzel Dumfries (D, Sparta Rotterdam), Lucas Woudenberg (D, Feyenoord) e Marco Rojas (M, Melbourne Victory-AUS)
Principais saídas: Erwin Mulder (G, Swansea-ING), Maarten de Fockert (G, Go Ahead Eagles), Stefano Marzo (D, Lokeren-BEL), [Shay Facey (D, Manchester City-ING)], Jeremiah St. Juste (D, Feyenoord), [Wout Faes (D, Anderlecht-BEL)], Lucas Bijker (D, Cádiz-ESP), Younes Namli (M, Zwolle), Branco van den Boomen (M, FC Eindhoven) e Luciano Slagveer (A, Lokeren-BEL)

Isso já foi falado na análise da temporada, mas merece ser ressaltado: diante do começo fulgurante no primeiro turno, o Heerenveen decepcionou no returno. Foi o penúltimo colocado, considerando-se apenas as 17 rodadas finais da temporada regular. E nem mesmo a presença de bons jogadores no ataque evitou a decepção entre os torcedores, na província da Frísia. Mas se a mudança viesse, ela seria principalmente na defesa, com a saída de destaques do setor (Erwin Mulder, Stefano Marzo, Jeremiah St. Juste...).


Foi o que ocorreu. Se Mulder era um dos goleiros mais confiáveis do Campeonato Holandês, Warner Hahn enfim ganha espaço para comprovar se irá além de uma promessa. Na lateral direita, Denzel Dumfries traz maiores porte físico e segurança na defesa. De resto, a única novidade é a vinda do meio-campista neozelandês Marco Rojas, presente na Copa das Confederações. E os destaques seguem os mesmos: Reza “Gucci” Ghoochannejhad, Stijn Schaars para a marcação no meio-campo, Arber Zeneli na ponta-de-lança – e, por enquanto, Sam Larsson (o atacante sueco quer sair do clube, mas até agora nada concreto). E Martin Odegaard segue sendo aposta, em seu segundo ano de empréstimo pelo Real Madrid. Só se espera que a regularidade seja maior.

Mahi chama a responsabilidade no Groningen (Peter Lous/VI Images)

Groningen

Cidade: Groningen
Estádio: Noordlease (capacidade para 22.550 torcedores)
Apelido: Groningers, "Trots van het Noorden" (em holandês, "Orgulho do Norte")
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda)
Patrocínio: Payt (empresa de softwares)
Técnico: Ernest Faber
Destaque: Mimoun Mahi (atacante)
Fique de olho: Sergio Padt (goleiro) e Ritsu Doan (meio-campista)
Temporada passada: 8º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga Europa
Principais chegadas: Mike te Wierik (D, Heracles Almelo), Django Warmerdam (D/M, Ajax), Todd Kane (D, Chelsea-ING), Ritsu Doan (M, Gamba Osaka-JAP) e Lars Veldwijk (A, Kortrijk-BEL)
Principais saídas: Stefan van der Lei (G, Willem II), Tom Hiariej (D, Central Coast Mariners-AUS), [Jason Davidson (D, Huddersfield Town-ING)], Desevio Payne (D, Excelsior), Hedwiges Maduro (M, Omonia Nicosia-CHP), Simon Tibbling (M, Brondby-DIN) e Bryan Linssen (A, Vitesse)

Entre os médios que sonham em surpreender, o time alviverde vive numa corda bamba. Quase nunca sofre com ameaças de rebaixamento ou mesmo de repescagem de acesso/descenso. Ainda assim, os Groningers ainda parecem distantes de um salto rumo a posições até melhores, como já fazem AZ, Vitesse e Utrecht. Até difícil compreender o porquê disso, já que o time tem jogadores talentosos, como o atacante Mimoun Mahi. De todo modo, a equipe recomeça sua tentativa do salto supracitado.


Reforçou a defesa com o zagueiro Mike te Wierik e o lateral Django Warmerdam, para proteger o goleiro Sergio Padt, um dos melhores da Holanda (a ponto de já ser convocado para a seleção). A aposta no desconhecido japonês Ritsu Doan surpreende. Gente que já não tinha mais para onde ir no clube foi liberada, como Hedwiges Maduro e Simon Tibbling. Ainda assim, só o início da temporada revelará mais concretamente quais são as reais perspectivas do Groningen: o meio ou a parte posterior da tabela.

Armenteros comemorando um gol que marcou: a torcida do Heracles espera por essa cena (Peter Lous/VI Images)

Heracles Almelo

Cidade: Almelo
Estádio: Polman (capacidade para 12.080 torcedores)
Apelidos: Heraclieden, Almelöers 
Títulos: 2 Campeonatos Holandeses, conquistados antes da era profissional
Patrocínio: Asito (empresa de limpeza)
Técnico: John Stegeman
Destaque: Samuel Armenteros (atacante)
Fique de olho: Brandley Kuwas (atacante)
Temporada passada: 10º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga Europa
Principais chegadas: Harm Zeinstra (G, Cambuur), Dries Wuytens (D, Willem II), Jeff Hardeveld (D, Utrecht), Jamiro Monteiro (M, Cambuur), Sebastian Jakubiak (M, SV Rödinghausen-ALE) e Paul Gladon (A, Wolverhampton Wanderers-ING)
Principais saídas: Justin Hoogma (D, Hoffenheim-ALE), Mike te Wierik (D, Groningen), Robin Gosens (D/M, Atalanta-ITA), Mark-Jan Fledderus (M, encerrou carreira) e Thomas Bruns (M, Vitesse)

A rigor, os Heraclieden só tinham uma preocupação neste começo de temporada: a defesa. Quase todos os destaques do setor saíram do clube: Justin Hoogma, Mike te Wierik, Robin Gosens (o goleiro Bram Castro quase saiu – estava acertado com o Racing Genk, mas problemas posteriores melaram a transferência). Por isso, a preocupação maior foi com reforços para a parte de trás. Eles vieram, e podem preencher as lacunas abertas.


O zagueiro Dries Wuytens já tem ritmo de jogo, pela titularidade no Willem II, enquanto Jeff Hardeveld será titular na lateral esquerda. De resto, o clube de Almelo tem condição de seguir tranquilo na Eredivisie. Mesmo com as perdas no meio-campo (Mark-Jan Fledderus e Thomas Bruns), os remanescentes (Reuven Niemeijer, Peter van Ooijen) podem manter o nível razoável. E no ataque, o alívio está na permanência de Samuel Armenteros, cujos gols já ajudaram muito o Heracles – e podem continuar ajudando, se ele seguir em Almelo (quer sair, para um centro maior do futebol, pensando em possível ida à Copa do Mundo caso a Suécia se classifique).


Parte das várias mudanças do Twente para esta temporada, Tom Boere treina para ser a referência no ataque (Ron Jonker/fctwente.nl)
Twente

Cidade: Enschede
Estádio: De Grolsch Veste (capacidade para 30.205 torcedores)
Apelido: Tukkers (gíria para nativos do Twenthe, região da província de Overijssel onde fica a cidade de Enschede)
Títulos: 1 Campeonato Holandês
Patrocínio: Pure Energie (empresa fornecedora de energia)
Técnico: René Hake
Destaque: Hidde ter Avest (lateral esquerdo)
Fique de olho: Tom Boere (atacante) e Danny Holla (meio-campista)
Temporada passada: 7º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: escapar do rebaixamento
Principais chegadas: Jorn Brondeel (G, Lierse-BEL), Haris Vuckic (Newcastle-ING), Alexander Laukart (M, Borussia Dortmund-ALE), Danny Holla (M, Zwolle), Isaac Buckley-Ricketts (A, Manchester City-ING) e Tom Boere (A, FC Oss)
Principais saídas: Nick Marsman (G, Utrecht), Sonny Stevens (G, Go Ahead Eagles), Kamohelo Mokotjo (M, Brentford-ING), Mateusz Klich (M, Leeds United-ING), [Bersant Celina (M/A, Manchester City-ING)], [Yaw Yeboah (A, Manchester City-ING)] e [Enes Ünal (A, Manchester City-ING)]

Estes têm sido anos estranhos para o Twente. Em 2015/16, o rebaixamento inicial, como punição da federação por maquiar balanços financeiros – e a surpreendente revogação posterior. Ficando na Eredivisie pela porta dos fundos, esperava-se uma equipe desesperada, apenas querendo a permanência na primeira divisão. Até porque ela não poderia querer mais nada: mesmo se terminasse na zona do play-off por vaga na Liga Europa, não poderia disputá-lo, punido que foi (três anos sem disputar competições continentais). Porém, de onde menos se esperava, o Twente fez bonito. Não só pelo digno sétimo lugar, mas também pelas boas atuações de alguns jogadores – Enes Ünal foi apenas o maior destaque.


Porém, entre uma temporada e outra, a necessidade de reformulação financeira para cobrir o rombo no cofre se fez sentir novamente. Dois dos grandes destaques técnicos do ataque (Ünal e Bersant Celina) eram emprestados do Manchester City – e foram obviamente devolvidos. Três protagonistas que pertenciam ao time (Nick Marsman, Kamohelo Mokotjo e Mateusz Klich) foram vendidos a preço baixo. E René Hake terá o mesmo dever da temporada passada: fazer papel digno com um time de jovens e alguns mais velhos. Ficam as apostas em gente como o goleiro Jorn Brondeel e os atacantes Isaac Buckley-Ricketts e Tom Boere (este, goleador da segunda divisão holandesa na temporada passada). Vivendo como um “café com leite” – pode participar, mas sem perspectiva a não ser escapar do rebaixamento -, repetir a temporada passada já será  um grande feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário