Derrotas nos minutos finais, a ausência de vitórias na temporada, azares mil: desta vez será difícil para o Emmen desafiar os prognósticos (Pro Shots/VI Images) |
Posição: 18ª colocação, com 5 pontos
Técnico: Dick Lukkien
Time-base: Wiedwald (Telgenkamp); Bijl, Van Rhijn, Araujo e Cavlan; Chacón e Tibbling; Laursen, Peña e Jansen; Kolar (De Leeuw)
Maior vitória: ainda não venceu no Campeonato Holandês
Maior derrota: Emmen 0x5 Ajax (10ª rodada)
Copa da Holanda: classificado para as oitavas de final, nas quais enfrentará o Heerenveen
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Michael de Leeuw (atacante), com 5 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento
Avaliação: Parece que a magia acabou. Como único time que ainda não venceu na temporada (mesmo que alguns atacantes até ajudem), o Emmen terá de fazer um tremendo esforço para não voltar à segunda divisão, após três anos
Desde que estreou na primeira divisão holandesa, há três anos, o Emmen protagoniza uma espécie de "conto de fadas". Raramente chegava ao meio da tabela, mas vencia seus adversários diretos (e às vezes, até surpreendia clubes mais fortes), desafiava os prognósticos, ficava na primeira divisão. Era algo notável, para um dos menores orçamentos da Eredivisie. Porém, contos de fadas não duram para sempre, e esta temporada parece esfregar isso na cara dos Emmenaren. Só o fato de ser o único clube, entre os 18 da elite neerlandesa, que ainda não venceu após 14 rodadas, já deixa clara a dificuldade que a equipe terá para evitar o rebaixamento dessa vez. De nada adianta a campanha que já o leva às oitavas de final da Copa da Holanda.
Não que o time alvirrubro não tente. Sim, há esforço. Sim, aqui e ali há uma boa atuação ou outra: Miguel Araujo na zaga, Sergio Peña e Marko Kolar no meio, Michael de Leeuw no ataque. No entanto, sempre aparece algo a evitar que o time consiga um bom resultado. Já na primeira rodada, contra o VVV-Venlo, em casa, o time chegou a abrir 2 a 0 de vantagem, tomou a virada, ainda empatou, mas perdeu (5 a 3). Contra PSV (2 a 1, 2ª rodada) e Feyenoord (3 a 2, 7ª rodada), duas derrotas sofridas nos acréscimos do segundo tempo. Contra o ADO Den Haag, adversário direto, empate em casa (1 a 1, 13ª rodada). Contra o Utrecht (14ª rodada), o time chegou a virar o placar, mas também tomou a virada (de 2 a 1 para 3 a 2). Há certas mudanças para minorar os problemas - como a troca de goleiros: Dennis Telgenkamp deu lugar a Felix Wiedwald -, mas a vitória ainda não veio. Se ela demorar ainda mais, a certeza será cada vez maior: o conto de fadas do Emmen estará perto do fim, e o time não será "feliz para sempre".
Nenhum comentário:
Postar um comentário