sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: como foi a 19ª rodada da Eredivisie

Zwolle 2x2 Heracles Almelo (terça-feira, 26 de janeiro)

Logo no primeiro ataque diante do time da casa, o Heracles conseguiu 1 a 0: bastaram 39 segundos de jogo para Lucas Schoofs completar um cruzamento às redes. Valeu demais para os visitantes de Almelo. Primeiro, porque o time pôde se concentrar na defesa - só permitiu ao Zwolle uma chance, num chute de Eliano Reijnders, aos 27'. Depois, porque os Almelöers seguiram trazendo perigo nos contra-ataque. E um erro do goleiro Michael Zetterer permitiu a Delano Burgzorg fazer 2 a 0, nos acréscimos. Como na rodada passada, o Zwolle precisava reagir. Começou a fazer isso logo que o segundo tempo começou, com reforços recém-chegados: aos 49', Virgil Misidjan passou, e Thomas Buitink diminuiu para 2 a 1. O Heracles ainda assustou num cabeceio de Robin Pröpper, aos 52'. Mas tentativas de Immanuel Pherai e Sam Kersten pressionavam. Reza Ghoochannejhad veio do banco. E de cabeça, aos 73', o iraniano fez o gol de um empate que, pelo menos, manteve as equipes estáveis.


Emmen 0x2 PSV (terça-feira, 26 de janeiro)

Os visitantes de Eindhoven estavam sem vários lesionados (Mario Götze, Cody Gakpo, Noni Madueke) nem o técnico Roger Schmidt, suspenso. Coube ao auxiliar Lars Kornetka comandar um time que rondou o gol desde o começo - num chute de Eran Zahavi aos 10', em outro chute de Donyell Malen na sequência, num arremate de Olivier Boscagli aos 26', num cabeceio de Zahavi aos 28'. Mas não só os Boeren fracassaram nas tentativas, como levaram susto nos acréscimos, com o chute de Jari Vlak na trave. No segundo tempo, o PSV seguiu tentando. Zahavi aos 56', Adrian Fein aos 68', Malen aos 78'... o Emmen só assustou com Nikolai Laursen. Mas o alívio dos visitantes no placar só veio no fim, pelos pés de um reserva. Aos 78', o brasileiro Mauro Júnior cruzou, a bola passou direto por todos, e foi para as redes: 1 a 0. Já aos 88', outro cruzamento de Mauro Júnior foi cabeceado por Zahavi: PSV 2 a 0, com dificuldades inesperadas.


Groningen 3x0 ADO Den Haag (terça-feira, 26 de janeiro)

Qualquer esperança que o ADO Den Haag tivesse para dificultar o jogo se acabou aos 18', com a belíssima cobrança de falta em que Ramon-Pascal Lundqvist abriu o placar. A partir daí, o Groningen levou o jogo como quis. Poderia ter ampliado o placar aos 39', em outra falta de Lundqvist (bola no travessão). Ou aos 41', no chute de Mohamed El Hankouri (na rede pelo lado de fora). Mas o gol veio aos 43', com Jorgen Strand Larsen, de cabeça. No segundo tempo, o ritmo seguiu o mesmo: muitas chances de gol impedidas pelo goleiro Luuk Koopmans - como Alessio da Cruz, aos 56' -, até que as redes fossem mesmo balançadas, com o mesmo Da Cruz, aos 68', contando com "desvio" de Dario del Fabro. O ADO Den Haag? Só chutou a gol uma vez em todo o jogo (Marko Vejinovic, aos 65'). Por aí se tem uma ideia do domínio dos Groningers em campo.


AZ 0x1 Utrecht (quarta-feira, 27 de janeiro)

O AZ ainda trouxe uma ilusão inicial logo aos 3', quando Myron Boadu exigiu defesa atenta do goleiro Eric Oelschlägel. Mas logo o Utrecht começou a ter mais a bola. A rondar mais o ataque dos Alkmaarders. E assustou com um chute de Gyrano Kerk (aos 16' - o goleiro Marco Bizot pegou) e outro de Hidde ter Avest (chutou por cima aos 18'). Só aí o time da casa se aprumou e foi mais à frente, tendo boa chance com Owen Wijndal, aos 35'. Ainda assim, era pouco. Os Utregs voltaram a atacar tão logo o segundo tempo começou - numa falta de Adam Maher espalmada por Bizot, aos 48'. Rondavam a área. E aos 69', Sander van de Streek deu a estocada final - fez 1 a 0 num chute de fora da área, mandando a bola no ângulo. No desespero, o AZ ainda tentou: com Yukinari Sugawara aos 85', num cruzamento que passou por Boadu e Tijjani Reijnders aos 87'... mas o Utrecht conseguiu sua terceira vitória seguida, ensaiando uma reação. E esfriando as perspectivas do AZ no resto da temporada.


VVV-Venlo 4x1 Vitesse (quarta-feira, 27 de janeiro)

Desde que a partida começou em Venlo, o time da casa estabeleceu uma "blitz" notável. O goleiro Remko Pasveer evitou o gol por duas vezes: aos 5', num desvio de Giorgos Giakoumakis, e aos 15', num chute do estreante Christos Donis. Mas aos 16', começou o programa que tanto tem agradado aos Venlonaren na temporada: o show de Giakoumakis, aberto pelo 1 a 0 do grego, de cabeça. Aos 28', roteiro repetido: Vito van Crooij cruzou, Giakoumakis cabeceou, 2 a 0. E aos 43', o atacante do VVV fez o mais bonito: de fora da área, encobriu Pasveer para o 3 a 0. Sim, paralelamente, o Vitesse tentava o ataque - principalmente com Oussama Tannane, que acertou o travessão duas vezes (51' e 70'). Aos 59', até veio o gol de honra do Vites, com Armando Broja, completando cruzamento. Só que, aos 80', para não deixar dúvidas de que o destaque era ele, Giakoumakis fez 4 a 1, de cabeça. Quatro gols num só jogo (pela segunda vez na temporada!), 20 gols nesta Eredivisie... o grego brilha no VVV.


Fortuna Sittard 2x1 RKC Waalwijk (quarta-feira, 27 de janeiro)

No começo, o Fortuna Sittard tentou mais. O chute de Emil Hansson, aos 11', ainda foi fraco. Mas Mats Seuntjens trouxe mais perigo, aos 16', arrematando na trave após passe de Ben Rienstra. Na reta final do primeiro tempo, o RKC Waalwijk decidiu mostrar o que podia. Mas aí, o goleiro Yanick van Osch estava atento, defendendo os chutes de Lennerd Daneels (25') e Paul Quasten (39'). Já no princípio da etapa complementar, os Fortunezen voltaram à frente. E aí, foi para balançar as redes. Aos 54', Seuntjens fez 1 a 0; e aos 63', o goleiro Kostas Lamprou rebateu o chute de Seuntjens, mas Lisandro Semedo estava atento para aproveitar e ampliar. No fim do jogo, os visitantes ainda assustaram: David Min diminuiu de cabeça para 2 a 1, aos 84', quase empatou ainda depois... mas o time de Sittard conseguiu vencer. E cada vez mais, se estabiliza no meio da tabela: já é o 10º colocado.


Heerenveen 3x0 Feyenoord (quarta-feira, 27 de janeiro)

O Feyenoord até começou dando esperanças à torcida, num chute de Nicolai Jorgensen, aos 14'. Esperanças que acabaram rápido: logo o Heerenveen, mais intenso e ofensivo, tomou conta do jogo. Deu susto num chute de Mitchell van Bergen, aos 17'. E sete minutos bastaram para o Fean encaminhar sua primeira vitória, após onze rodadas: aos 23', Joey Veerman tocou na saída do goleiro para fazer 1 a 0, e aos 30', o zagueiro Pawel Bochniewicz desviou para as redes e fez 2 a 0. De quebra, Joey Veerman quase fez o terceiro, aos 42'. No segundo tempo, qualquer tentativa do Feyenoord ser mais ofensivo parou aos 50', quando Van Bergen marcou 3 a 0. Depois, até que o Stadionclub visitante tentou - Luis Sinisterra aos 52', Bryan Linssen aos 72'... mas o anfitrião assustou, com Henk Veerman, aos 63'. E, de mais a mais, a vantagem já estava bem encaminhada, diante de um Feyenoord incapaz de evitar sua terceira derrota seguida, se enfraquecendo na parte de cima da tabela.


Sparta Rotterdam 0x0 Twente (quinta-feira, 28 de janeiro)

O estreante Luciano Narsingh bem que chegou à área para tentar o primeiro gol do Twente, aos 3'. Alarme falso: no resto do primeiro tempo, só chutes de média distância trouxeram algum perigo (e pouco perigo). Do lado do Sparta, Lennart Thy tentou aos 23' (o goleiro Joël Drommel pegou) e Abdou Harroui, aos 32', para fora. Pelo Twente, Queensy Menig arriscou aos 36'. O primeiro tempo desanimado deu lugar a um começo promissor de segundo tempo. Pelo menos, por parte dos Spartanen: quase abriram o placar num bate-rebate aos 47', e Dirk Abels mandou para fora aos 57'. De novo, alarme falso: depois desse pico de emoção, o jogo voltou a ficar morno em Roterdã. No fim, só chutes, de novo: Danilo aos 82', Danzell Gravenberch aos 85'... e nada mais, num empate sem gols e sem graça.


Ajax 3x1 Willem II (quinta-feira, 28 de janeiro)

O Ajax teve mais a bola no começo do jogo. Mas sem espaço para tabelar, vieram os chutes de curta (Antony, aos 8') e de média distância (aos 26', Daley Blind bateu, Sébastien Haller desviou, e a bola acertou o travessão). Mas não só o Ajax era monótono, como o Willem II até se arriscou em dois contra-ataques: tanto aos 31' quanto aos 42', Ché Nunnely finalizou para fora. Ainda assim, o alívio dos Ajacieden pareceu vir aos 51': Davy Klaassen fez 1 a 0, numa "meia-puxeta". Porém, os visitantes de Tilburg voltaram a trazer temor com o belo empate, aos 62': Kwasi Wriedt passou, Nunnely ajeitou, Vangelis Pavlidis finalizou. O Ajax voltou a ser lento - e nos raros avanços, o goleiro Jorn Brondeel agiu (como aos 73', em ótima defesa no cabeceio de Haller). Alguns reservas vieram a campo... e um deles, Brian Brobbey, salvou o dia. Aos 83', no primeiro toque na bola, o jovem fez 2 a 1. E aos 87',  Brobbey passou para Dusan Tadic fazer o terceiro gol de um triunfo inesperadamente árduo do líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário