terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Parada obrigatória: Heracles Almelo

O Heracles Almelo amargou resultados ruins durante boa parte do começo da Eredivisie. Só duas vitórias, no fim de 2020, trouxeram alguma esperança de reação (Pro Shots/VI Images)

Posição: 12ª colocação, com 15 pontos
Técnico: Frank Wormuth
Time-base: Blaswich (Brouwer); Breukers, Rente, Pröpper e Knoester (Hardeveld); Bijleveld (Schoofs), Kiomourtzoglou e Vloet; Van der Water (De la Torre), Szöke (Bakis) e Burgzorg
Maior vitória: Heracles Almelo 4x1 Utrecht (7ª rodada)
Maior derrota: Ajax 5x0 Heracles Almelo (9ª rodada)
Copa da Holanda: classificado para as oitavas de final, nas quais enfrentará o Feyenoord
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Rai Vloet (meio-campista), com 7 gols
Objetivo do início: vaga nos play-offs pela Liga de Conferências/meio de tabela
Avaliação: Não só os Heraclieden não conseguiram decolar até aqui, como escorregaram perigosamente no decorrer da primeira metade da temporada. Pelo menos, terminaram 2020 dando alguma esperança

Na primeira rodada do Campeonato Holandês, quando o Heracles Almelo venceu o ADO Den Haag com grande facilidade (2 a 0, numa boa atuação de Silvester van der Water), parecia um bom augúrio para o restante da temporada. Só que Van der Water deu um sinal pessoal de turbulência: por sua insatisfação com a negativa do clube de Almelo em negociá-lo com um clube da MLS, chegou a ser barrado do grupo de jogadores. Para o Heracles, pior ainda foi ver a sequência da campanha: entre a 2ª e a 12ª rodada, apenas uma vitória dos Almelöers. Alguns resultados fizeram até crer num time mais frágil do que de fato é, como os 4 a 0 do Willem II sofridos já na segunda rodada - ou mesmo os 5 a 0 impostos pelo líder Ajax. Os nomes iam e vinham da escalação, ela própria mudava (às vezes cinco, às vezes quatro homens na defesa), sem que as consequências positivas viessem.

Além do mais, algumas dessas derrotas mostravam uma incapacidade preocupante da equipe em fazer frente aos adversários. Ora por incompetência: contra o RKC Waalwijk, na 5ª rodada, o time até perdeu pênalti, e amargou o 1 a 0 sofrido em casa. Ora por impossibilidade mesmo: na 10ª rodada, mesmo com jogo em Almelo, o AZ foi francamente superior no 2 a 1. Sim, há bons jogadores aqui e ali no Heracles: o goleiro Janis Blaswich fez falta por uma lesão muscular, Rai Vloet tem alguma capacidade no meio, Delano Burgzorg dá algum trabalho na frente. Porém, o time chegou a escorregar para a 15ª posição, apenas uma acima da zona de repescagem/rebaixamento. Pelo menos, 2020 terminou com duas vitórias contra adversários melhor colocados, como um respiro bem vindo: 2 a 1 no Heerenveen e 1 a 0 no Groningen, ambos os triunfos fora de casa. Pode ser um valioso impulso para a esperança de que o Heracles Almelo melhore um pouco e não precise terminar 2020/21 sofrendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário