quinta-feira, 26 de junho de 2025

Há uma (pequena) chance

 Se não foi perfeita, pelo menos a seleção feminina da Holanda (Países Baixos) se despediu da torcida com vitória rumo à Eurocopa (Pieter van der Woude/Marcel ter Bals/DeFodi Images/Getty Images)

Diante do clima de pessimismo que as últimas rodadas da Liga das Nações deixaram, foi bom que a seleção feminina da Holanda (Países Baixos) recuperasse um pouco da animação antes da Eurocopa de mulheres que vem aí, ao vencer o amistoso de despedida da torcida, contra a Finlândia, nesta quinta. É certo que ainda há trabalho a fazer nos dias restantes até o 5 de julho da estreia contra Gales, mas alguns lances do amistoso deixaram claro que há uma chance de que as Leoas Laranjas possam ostentar valor e passarem de fase no "Grupo da Morte" que ainda terá França e Inglaterra.

E esses lances tiveram, principalmente, a presença de duas experientes. A primeira delas, Vivianne Miedema. Se o objetivo manifesto do técnico Andries Jonker ao escalá-la era mostrar que o trabalho de recuperação de problemas musculares deu certo, ele foi alcançado. E isso foi mostrado a partir de bela jogada individual que a camisa 9 das Leoas Laranjas fez logo aos três minutos, driblando duas finlandesas na direita, chutando cruzado e vendo a zagueira Natalia Kuikka bloqueando a bola na pequena área. Não bastasse Miedema, Daniëlle van de Donk (escalada como principal criadora de jogadas no meio campo) também apareceu bem. Quase finalizou o cruzamento da atacante, aos 8'. E aos 11', enfim, ambas participaram do primeiro gol: Van de Donk pressionou a outra zagueira finlandesa, Eva Nyström, que errou na saída de bola - e a camisa 11 ficou com ela, passando para Miedema fazer seu 98º gol pela equipe feminina neerlandesa.

Atacando principalmente pelas pontas, com as jogadoras de ataque, a equipe da casa até jogou bem no primeiro tempo em Leeuwarden (no recém-aberto estádio Kooi). Tinha a posse de bola, e atacava. Às vezes acertava, sem valer, como aos 24', no gol impedido de Miedema - participou em posição ilegal da jogada em lançamento de Jackie Groenen. Às vezes, tentava com toque de bola: aos 26', Van de Donk deixou a bola com Wieke Kaptein, que ganhou a dividida, e arrematou cruzado para a defesa da goleira finlandesa, Anna Koivunen - que também impediu gol de Kerstin Casparij, aos 37'. O que não se imaginava é que o 2 a 0 viria de uma forma tão... pitoresca. Tentando finalizar após passe de Miedema, Van de Donk se desequilibrou com a bola, caiu (e até foi atingida na cabeça, pelo joelho de uma finlandesa, acidentalmente). Na incerteza se o lance seguiria, nem Koivunen agarrou a bola na pequena área, nem Nyström deu o chutão. A bola estava solta. Na frente de Miedema. E ela aproveitou: um toque, 2 a 0, seu 99º gol pelas Leoas Laranjas - "Prometi para minha mãe que não faria o centésimo gol aqui; ela não estava no estádio, e nem meu irmão", a goleadora brincou à ESPN holandesa.

Miedema e Van de Donk: os destaques de um razoável primeiro tempo das Leoas Laranjas (Anne Waterlander/Marcel ter Bals/DeFodi Images/Getty Images)

Contudo, aos 38', um primeiro arremate de Linda Sällstrom, agarrado firmemente por Daphne van Domselaar, deixou claro: a Finlândia estava viva no jogo. Ficaria mais viva ainda no segundo tempo, com a diminuição do ritmo holandês. E algumas chances começaram a aparecer. Aos 54', novo chute de Linda Sällstrom, também pego por Van Domselaar; aos 60', a defesa deixou espaço, Sanni Franssi tentou driblar a goleira holandesa, mas ela impediu pegando a bola antes. A partir daí, com o começo das alterações nas formações, o ritmo diminuiu em geral - em que pese um gol anulado de Jill Roord (impedimento), aos 66'. Contudo, as preocupações da etapa final foram concretizadas com o gol finlandês, em jogada individual de Oona Siren, após mais um passe errado - no caso, de Roord.

O técnico Andries Jonker obviamente se irritou com o erro: "De novo, um erro de passe levou a um gol do adversário...". Mas pelo menos, viu uma vitória no fim da preparação para a Euro. E as boas atuações deixaram claro: sim, a Holanda tem uma chance de ir bem no torneio. Pequena, mas tem.

Amistosos

Holanda 2x1 Finlândia
Data: 26 de junho de 2025
Local: Kooi Stadion (Leeuwarden)
Árbitra: Elisabet Calvo Valentín (Espanha)
Gols: Vivianne Miedema, aos 11' e aos 30', e Oona Siren, aos 90' + 3

HOLANDA
Daphne van Domselaar; Kerstin Casparij (Lynn Wilms, aos 89'), Veerle Buurman (Caitlin Dijkstra, aos 89'), Dominique Janssen e Esmee Brugts (Sherida Spitse, aos 62'); Wieke Kaptein (Renate Jansen, aos 89'), Daniëlle van de Donk (Damaris Egurrola Wienke, aos 89') e Jackie Groenen; Victoria Pelova, Vivianne Miedema (Chasity Grant, aos 62') e Jill Roord. Técnico: Andries Jonker

FINLÂNDIA
Anna Koivunen; Nea Lehtola, Natalia Kuikka, Eva Nyström e Emmi Siren; Oona Siren, Eveliina Summanen, Ria Öling (Koivisto, aos 76') e Katariina Kosola; Linda Sällström (Lilli Halttunen, aos 67') e Sanni Franssi (Aino Kröger, aos 85'). Técnico: Marko Saloranta


Nenhum comentário:

Postar um comentário