segunda-feira, 14 de março de 2011

810 minuten: como foi a 27ª rodada

Ola John transformou o esforço do Twente em mais uma difícil vitória, contra o VVV (Vincent Jannink/EFE)

Tem sido periódica a disputa entre PSV, Twente e Ajax pela liderança da Eredivisie. Em algumas rodadas, nada acontece nela; noutras, o PSV consegue um respiro maior na liderança. Porém, a 27ª rodada do Campeonato Holandês seguiu pelo caminho em que os Enschedese e os Ajacieden reavivaram suas esperanças de título. Com o tropeço do time de Eindhoven frente ao NEC, o Twente ficou a apenas um ponto do líder - e os Ajacieden, a três.


Logo abaixo na tabela, o AZ pode ser considerado o grande beneficiado da rodada. Começou-a em sexto lugar, e teve todos os resultados que lhe ajudavam: venceu o concorrente direto Roda JC, e viu Groningen e ADO Den Haag caírem. Com isso, subiu para a quarta posição, e aumentou suas chances de ir para a Liga Europa. Também aumentou o otimismo do Feyenoord, que cravou a terceira vitória consecutiva e já tem esperança de minorar os traumas de uma temporada que ficará negativamente marcada em sua história. Aqui, uma geral dos jogos:


Utrecht 1x0 Groningen
Tentando reagir após duas derrotas, o time de Pieter Huistra foi ao ataque por algumas vezes. A mais perigosa delas, logo no começo do segundo tempo, quando Leandro Bacuna mandou uma bola no travessão de Michel Vorm. Mas os Utregs tinham uma arma: a volta de Frank Demouge, recuperado de contusão. E foi precisamente o camisa 12, que, após três minutos em campo, fez o gol da vitória. Fato negativo: a cotovelada que o goleiro Luciano aplicou em Ricky van Wolfswinkel. Não rendeu punição do árbitro ao brasileiro, mas foi flagrada pelas câmeras.


Heracles 4x1 Excelsior
23 minutos. Este foi o tempo em que se acreditou que o estádio Polman, em Almelo, poderia ver um jogo equilibrado. Até que Daan Bovenberg foi expulso, por derrubar Everton na entrada da área, como último homem. Dos 24 minutos da etapa inicial em diante, domínio claro dos Almelöers - que ainda contaram com alguma ajuda, como no terceiro gol, em que Mark Looms chutou e o goleiro Nico Pellatz falhou. A goleada também representou um passo a mais na ascensão dos comandados de Peter Bosz, sendo a terceira vitória consecutiva. Já ao Excelsior, fica a certeza de que a tentativa de fuga do rebaixamento será árdua.


Roda JC 1x2 AZ
O jogo em Kerkrade era muito importante para as duas equipes, concorrentes diretas por vagas na Liga Europa. E os Alkmaarders apresentaram uma eficiência bastante útil para uma partida tão decisiva. Primeiramente, com o gol de Sigthórsson, que desviou muito levemente na bola após cobrança de falta de Maarten Martens. E, depois, com o próprio Martens fazendo 2 a 1, dois minutos após o Roda empatar, sem deixar que os comandados de Harm van Veldhoven se empolgassem na partida. Vitória bastante importante para o time de Gertjan Verbeek - que, após a saída turbulenta do Feyenoord, voltou a ter uma sequência de bons trabalhos.


Vitesse 1x1 Heerenveen
Tentando ampliar ainda mais a sua distância em relação às zonas de rebaixamento e da Nacompetitie, os Arnhemmers conseguiram a "ajuda" da defesa no gol de Martí Riverola. Afinal, o espanhol cabeceou completamente livre, sem marcação na área. E, ao longo do jogo, o time aurinegro criou mais chances. Não as aproveitou, parando na boa atuação do goleiro Kevin Stuhr-Ellegaard. E foi punido com o gol de Darryl Janmaat, aos 42 minutos do segundo tempo. Ainda assim, manteve vantagem segura em relação ao goleado Excelsior. Os frísios, por sua vez, continuam na disputa para entrarem nos play-offs por vaga na Liga Europa.


De Graafschap 1x0 ADO Den Haag
O time de Haia tentou. Com Jens Toornstra, com Lex Immers, com Dmitri Bulykin, vice-artilheiro da Eredivisie. Mas pararam numa ótima atuação de Boy Waterman, que fez boas defesas no gol dos Superboeren. Então, bastou um contra-ataque de Steve de Ridder, um cruzamento deste, e Rydell Poepon fez 1 a 0. Vitória surpreendente, até certo ponto, mas merecida por parte da equipe de Darije Kalezic. Ao Den Haag, restou a decepção de perder um jogo altamente importante para seguir a ótima campanha que vinha fazendo - e para entrar de vez na disputa da vaga nos play-offs da Liga Europa.


Feyenoord 2x1 NAC Breda
Como de costume nas últimas partidas, o Stadionclub exibiu um espírito esforçado e renovado em campo. Algo exemplificado na rapidez que Ryo Miyaichi exibe para jogar pelos lados do campo. E pela força que Luc Castaignos mostra nas finalizações - o gol que abriu o placar no De Kuip foi o terceiro seguido do atacante, e o seu 11º na Eredivisie. A possibilidade da vitória até levou um forte solavanco, com o gol de empate do NAC, conseguido num chute de Jenner, em que Rob van Dijk (substituto de Erwin Mulder, às voltas com a morte do pai) cometeu uma falha ridícula. Mas o esforço que o Feyenoord emprega em suas atuações foi premiado com o gol de Stefan de Vrij. E uma temporada que ficará negativamente marcada, ao menos, vai se tornando mais digna.


Twente 2x1 VVV-Venlo
Já há algum tempo, o Twente tem se caracterizado por conseguir suas vitórias na Eredivisie de um modo relativamente difícil. E o triunfo sobre os Venlonaren não foi diferente. A começar pelo fato de que os Tukkers ficaram atrás, em casa, logo aos três minutos do primeiro tempo, com o gol de Ferry de Regt. A sorte é que o time de Michel Preud'homme, quase sempre, consegue correr atrás dos resultados com esforço e organização. Resultado: também consegue virar comumente. Já antes do intervalo, empatou, com Brama. No segundo tempo, o sempre bom Theo Janssen mandou uma bola na trave. Até que, aos 38 minutos, Ola John, que entrou no lugar de Bajrami, virou. E o esforço continua mantendo o Twente forte na disputa do título holandês.


Willem II 1x3 Ajax
Apesar de estarem em situação, no mínimo, desesperadora na tentativa de fugir do rebaixamento, os Tilburgers tinham alguma esperança de oferecer dificuldade aos Ajacieden. O retrospecto ajudava: há cinco partidas, o último colocado da Eredivisie não perdia em casa. E a esperança aumentou quando Toby Alderweireld falhou, e permitiu a chegada à área. Verhoeven, substituto de Stekelenburg, também falhou, e Rangelo Janga também ficou livre para fazer 1 a 0. No intervalo, Frank de Boer decidiu arriscar, colocando Dario Cvitanich e Aras Özbiliz em campo. Não foram necessários mais do que três minutos para a aposta render: Özbiliz passou a Siem de Jong, que fez 1 a 1. No entanto, só após a expulsão (justa) de Halilovic é que o Ajax ficou mais tranquilo. E consolidou a virada, com dois belos gols de Vertonghen e Christian Eriksen.


NEC 2x2 PSV
Durante todo o primeiro tempo, os Nijmegenaren ameaçaram mais o gol de Isaksson. Principalmente com Leroy George. Numa jogada, já no final do primeiro tempo, o atacante foi lançado em profundidade. Estava livre, mas deixou a bola passar por ele. Mas, aos 41 minutos, George voltou a ser acionado. E, num bonito chute de fora da área, fez 1 a 0. Porém, o PSV mostrou alta eficiência e empatou ainda antes do intervalo: num belo cruzamento de Manolev, Dzsudzsák marcou. Já no segundo tempo, em boa jogada individual, Jeremain Lens virou o jogo. E os Eindhovenaren iam garantindo mais uma vitória providencial, até que a defesa relaxou. Aos 45 minutos do segundo tempo. E Ramon Zomer, de cabeça, fez 2 a 2. Um empate inesperado e ruim para os (ainda) líderes da Eredivisie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário