segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Garoto, interrompido

Tyton começou a rápida ascensão na carreira por um acidente. E a vê interrompida por outro (EFE)
Em 2010, Bram Castro era tido em altíssima conta no Roda JC. Titular do clube havia cinco anos, o goleiro belga já tivera pelo menos dois momentos históricos com a camisa do time de Kerkrade. Na temporada 2007/08, pela terceira fase da Copa da Holanda, marcou um gol aos 49 minutos do segundo tempo, mandando a partida contra o De Graafschap para a prorrogação - nela, o Roda venceria. E, na Eredivisie 2008/09, quando seu time acabou na Nacompetitie, onde decidiria a permanência na primeira divisão contra o Cambuur Leeuwaarden, Castro defendeu duas cobranças, na decisão por pênaltis, após empate por 2 a 2. E os Limburgers permaneceram na divisão de elite.

Só que, à espreita, logo no banco de reservas, havia um jovem polonês, que havia desembarcado no Parkstad Limburg em 2007, vindo do Gornik Leczna. Era Przemyslaw Tyton. Ele aguardou sua oportunidade - mesmo jogando vez por outra, desde 2008, a titularidade ainda era de Castro. Mas Harm van Veldhoven decidiu que os dois disputariam a vaga, em 2009/10. Numa vitória do PSV sobre o Roda JC (1 a 0, em 19 de janeiro de 2010, pela 18ª rodada da Eredivisie), Castro falhou no gol da vitória dos Boeren. E Tyton assumiu a titularidade, para não mais perder.

Era o início de uma ascensão que foi interrompida neste domingo, com a concussão cerebral que deverá tirá-lo de campo por alguns jogos. Ascensão que foi precipitada justamente no início da atual temporada. Já sem a ameaça de Castro - sem espaço no Roda, ele passou rapidamente pelo PSV, e, depois, foi para o Sint-Truiden -, o polonês era titular absoluto dos Koempels. Jogou bem as duas primeiras rodadas da Eredivisie. E o PSV não teve dúvidas: conseguiu o empréstimo imediato de Tyton, até o final da temporada, com opção de compra em definitivo.

Para se ter uma ideia da moral com que Tyton chegou a De Herdgang, o consenso era de que sua chegada significava que Andreas Isaksson perderia a titularidade. De modo até injusto, já que o sueco não tem falhado constantemente no gol dos Eindhovenaren. Mas não houve jeito: já na rodada passada, contra o VVV-Venlo, Tyton era o arqueiro escolhido por Fred Rutten. Assim continuou na partida contra o Legia Varsóvia, pela Liga Europa. E, finalmente, no jogo contra o Ajax em que teve o azar, na dividida com Timothy Derijck.

Caso Tyton não possa retornar no próximo jogo (na sexta, contra o... Roda JC!) , Isaksson ganhará mais uma chance para poder mostrar que não é digno de ser defenestrado do time tão repentinamente. E o polonês, que ganhou a chance no Roda graças a uma falha, poderá ver sua ascensão interrompida graças a uma infelicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário