domingo, 13 de dezembro de 2015

810 minuten: como foi a 16ª rodada da Eredivisie

Ayoub comemora vitória do Utrecht: três grandes tropeçaram na rodada (Gerrit van Keulen/VI Images)
Heerenveen 2x1 Excelsior

"Não temos medo, porque Foppe está aqui." Assim cantava a torcida do Heerenveen antes da partida no estádio Abe Lenstra, homenageando o grande técnico de sua história, novamente no comando da equipe. Mas os 90 minutos mostraram que o temor não era necessário nem mesmo se o técnico dos frísios fosse outro: o Fean não teve o menor problema contra o Excelsior. Tendo como destaque o atacante Henk Veerman, substituto do suspenso Mitchell te Vrede, o time chegava com tranquilidade ao ataque. O gol do zagueiro Kenny Otigba, aos 22 minutos do primeiro tempo, desviando escanteio, até demorou. Na etapa final, num chute sinuoso em que houve falha do goleiro Tom Muyters, Sam Larsson ampliou para os alviazuis. Nos acréscimos, Jeff Stans ainda descontou para os Kralingers, de pênalti. Mas era tarde para evitar a quarta vitória do Heerenveen sob o comando de Foppe de Haan, que fez o time começar a chegar na disputa pelos play-offs por Liga Europa. E a torcida não temerá nada por um tempo mais longo do que o esperado: afinal, Foppe acertou-se com a diretoria e seguirá como técnico até o fim da temporada. 

ADO Den Haag 1x1 Willem II

O primeiro jogo do sábado já foi atrapalhado pelo clima invernal que já se aproxima da Holanda, com muito vento e muita chuva em Haia. Mais um fator a dificultar, em campo, uma semana já dificílima para o Den Haag fora dele, com a séria crise na parceria com a empresa chinesa United Vansen. A vitória até poderia ter acontecido para os mandantes: afinal, aos 33 minutos do segundo tempo, após mais um passe de Édouard Duplan (com sete assistências, é o líder do quesito no Campeonato Holandês), Kevin Jansen chutou, a bola resvalou no zagueiro Jordens Peters e enganou o goleiro Kostas Lamprou. Porém, na etapa complementar, a dureza da defesa dos Hagenaren foi punida. Se no primeiro tempo o zagueiro Tom Beugelsdijk já escapara de ser expulso, após uma dura falta que só ficara no amarelo, aos nove minutos da etapa final o lateral direito Dion Malone foi expulso pelo árbitro Allard Lindhout, ao puxar Lucas Andersen na área, em chance clara de gol. Pênalti, que Nick van der Velden converteu, empatando para o Willem II. E ficou nisso, graças às condições de jogo em Haia, que só pioraram com o decorrer do segundo tempo.

Cambuur 3x1 NEC

Entre maio de 1993 e janeiro de 1994, o Cambuur ficara exatas 20 partidas sem vencer pela Eredivisie. Era o recorde negativo sem vitórias da história dos Leeuwarders na Eredivisie, que poderia ser igualado em caso de revés contra o NEC. Felizmente para a torcida, a equipe da casa reverteu as más expectativas que tem merecido, e conseguiu enfim a sua primeira vitória na temporada 2015/16. E se houve um destaque supremo para a vitória até surpreendente sobre os Nijmegenaren, foi exatamente o jogador de quem a torcida dos auriazuis mais espera: o atacante nigeriano Bartholomew Ogbeche. Ele abriu o placar ainda no primeiro tempo, aos vinte minutos, desviando cobrança de escanteio. E também recolocou o Cambuur na frente, já no segundo tempo (quatro minutos), de novo completando córner de Xander Houtkoop - por sinal, quem cometera o gol contra que empatara o jogo, também num tiro de canto, desviado acidentalmente. E aos 21 minutos, o NEC viu a derrota ser confirmada com requintes de crueldade: Houtkoop chutou, e um desvio justamente em seu maior destaque na temporada (o atacante Christian Santos) deixou vendido o goleiro Marco van Duin, assegurando o triunfo do Cambuur. Que ainda segue na penúltima posição, mas abriu alguma vantagem para o lanterna De Graafschap. E afastou a marca aziaga que ameaçava a equipe.

PSV 1x1 Roda JC

"Eu não estou mais eufórico. E após este empate em casa, definitivamente a euforia acabou." Assim o técnico Phillip Cocu comentou à FOX Sports holandesa, após o tropeço que pode distanciar um pouco os Eindhovenaren dos dois ponteiros. Nada mais correto. Afinal de contas, após a festa da terça com a merecida classificação às oitavas de final da Liga dos Campeões, esperava-se uma atuação bem elogiável no Philips Stadion. Não foi o que aconteceu: a torcida assistiu a uma partida excessivamente truncada e até chata, principalmente no primeiro tempo, por culpa de ambas as equipes. No PSV, o ataque entregou-se facilmente à compactada defesa dos Koempels, e raramente criava chances no toque de bola - tanto que até Jorrit Hendrix, volante de origem, tinha de avançar para ajudar. Já o Roda JC, se conseguia retardar o jogo graças ao defensivo 4-2-3-1 com que Darije Kalezic escalou a equipe (e a boa atuação da defesa, principalmente do zagueiro Gibril Sankoh), também não criava coisa que valesse no ataque: apenas o atacante Tomi Juric tentava algo. As vaias no final dos primeiros 45 minutos foram merecidas.

O segundo tempo começou no mesmo ritmo. Melhor para o Roda JC. E ainda mais agradável ficou para os amarelos após seis minutos: em jogada rápida, o meio-campista Tom van Hyfte deu rápido passe de calcanhar a Edwin Gyasi, iludindo não só a defesa do PSV, mas também o auxiliar, que não viu claro impedimento de Gyasi. Este aproveitou, cruzou para a pequena área, Juric desviou, e a bola bateu em Joshua Brenet, indo para as redes. Era o gol de abertura do placar, que poderia dar a vitória ao time de Kerkrade, após 14 rodadas. Só aí os Boeren foram ao ataque, com as entradas de Adam Maher (tornando o meio mais ofensivo ao substituir Hendrix) e Steven Bergwijn (no lugar de Gastón Pereiro, apagado na partida). E o empate ainda demorou: veio aos 29 minutos, após cruzamento de Andrés Guardado que Davy Pröpper cabeceou para o gol. Depois, o PSV martelou em busca da virada, com jogadas aéreas, enquanto o Roda retardou o jogo o quanto pôde. Mas mesmo essa pressão teve mais vontade do que técnica, e os Eindhovenaren tropeçaram de novo. Por sinal, a equipe já perdeu 13 pontos na temporada, em 16 rodadas; em TODA a temporada passada, foram 14 pontos perdidos. O alerta estava dado, e foi relembrado por Phillip Cocu: "A diferença dos times acima da gente é que eles são mais constantes e não desperdiçam tantos pontos contra times da parte de baixo da tabela". Só corrigindo esse erro é que o PSV poderá se aproximar mais do bicampeonato.

Twente 2x1 De Graafschap

O Twente espera ansiosamente o que virá nesta semana que começa: nos próximos dias, a prefeitura de Enschede informará se ajudará a abater a dívida, e a KNVB dará o veredito sobre a legalidade do vínculo descoberto com o fundo de investimentos Doyen (um julgamento negativo pode até tirar a licença profissional do clube). Enquanto isso, precisava ganhar do De Graafschap, lanterna da Eredivisie, para não dificultar ainda mais sua situação na atual temporada. E conseguiu. A duríssimas penas, porque o bom começo dos Tukkers no jogo do Grolsch Veste recebeu uma cachoeira de água fria aos 29 minutos do primeiro tempo: novamente titular, o goleiro Nick Marsman cometeu pênalti sobre Nathan Kabasele e recebeu o cartão vermelho do árbitro Ed Janssen. Restou queimar a primeira alteração para o arqueiro Joël Drommel entrar em campo. E aos 31 minutos, Drommel até defendeu a cobrança de Cas Peters, mas o angloescocês Andrew Driver aproveitou o rebote e colocou os Superboeren na frente.

Ficava a pergunta: e agora, quem poderia defender o Twente? Como sempre, usando o uniforme vermelho (ou "colorado"?), Hakim Ziyech disse "eu". E o marroquino novamente se sobressaiu: logo aos 34 minutos, cobrou falta que Joachim Andersen desviou de cabeça para empatar a partida. Nada menos do que a 33ª assistência de Ziyech nos 42 gols que o Twente marcou em 2015, juntando o returno de um campeonato e o turno de outro. No segundo tempo, emoção de um lado (Peters até marcou, mas teve o gol anulado por suposto empurrão de Kabasele) e de outro (o atacante Jerson Cabral chutou na trave). Mas no último minuto, em contra-ataque, quem finalizou? Ziyech, marcando o nono dos 17 gols do time nesta Eredivisie. Ao dar a vitória aos Tukkers após cinco rodadas, o camisa 10 confirmou: é o único raio de sol que se vê nos tempos nebulosos vividos atualmente no Grolsch Veste.

Utrecht 1x0 Ajax

A pressão sobre os Ajacieden era clara antes do jogo no estádio De Galgenwaard. Enquanto o PSV conseguira a classificação sonhada para as oitavas de final da Liga dos Campeões, os Amsterdammers amargavam a eliminação na Liga Europa, mostrando falta de eficiência assustadora contra o Molde-NOR: tocavam e tocavam a bola, sem chegar à grande área para os arremates. Num jogo em que não teriam o apoio da torcida (dizendo-se incapaz de garantir a segurança, a prefeitura de Utrecht proibiu a entrada de adeptos visitantes no Galgenwaard), os Godenzonen precisariam dar satisfações técnicas. Não deram. Mesmo com a mudança de esquema para o 3-4-3, e mesmo com a volta de Anwar El Ghazi e Riechedly Bazoer aos titulares, o Ajax seguiu com um irritante marasmo na frente: apenas dois chutes a gol em noventa minutos!

Por sua vez, o Utrecht até teve mais volume ofensivo: Sébastien Haller marcou um gol anulado por impedimento (existente), enquanto Nacer Barazite e Yassin Ayoub chegavam com perigo do meio-campo. Entretanto, também não deu um trabalho notável a Jasper Cillessen no gol. Ainda assim, a maior vontade dos Utregs foi premiada aos 42 minutos do segundo tempo: numa bola longa para a área, Haller desviou, o lateral direito Bart Ramselaar fez o pivô, e Ayoub entrou de trás chutando cruzado e rasteiro, mandando a bola no canto de Cillessen para garantir o único gol do jogo. Enquanto os mandantes vão se garantindo na metade superior da tabela, Frank de Boer aproveitou para fazer duas críticas em uma, após o fim do jogo: "Se a gente não consegue criar chances, por que não seguramos o 0 a 0?". É fato: o Ajax terá um trabalho monumental a fazer na intertemporada de janeiro, em Belek, na Turquia. 

Zwolle 2x1 AZ


Nove minutos. Bastou esse tempo para os Dedos Azuis se imporem em casa contra o AZ, conquistando a vitória que os mantém próximos do topo. Isso porque o começo do primeiro tempo até mostrou mais perigo por parte dos Alkmaarders: o zagueiro Jeffrey Gouweleeuw chegou até a mandar uma bola na trave. Todavia, aos 35 minutos, uma lesão no tornozelo tirou de combate o armador paraguaio Celso Ortiz. No minuto seguinte, um passe em profundidade de Ouasim Bouy encontrou Queensy Menig livre para chutar e marcar o primeiro gol de sua carreira no Campeonato Holandês. Motivado pela vantagem e mais rápido nos ataques, o Zwolle conseguiu ampliar ainda antes do apito final, com Kingsley Ehizibue também balançando as redes pela primeira vez na Eredivisie. Nos últimos 45 minutos, bastou aos Zwollenaren controlar a vantagem contra os Alkmaarders. Que até conseguiram um gol no minuto final de jogo, com Muamer Tankovic. Mas sofreram mais uma derrota que lhes consolida como a grande decepção do campeonato até agora, enquanto o Zwolle vai fazendo mais uma boa campanha.

Feyenoord 1x1 Groningen

Visando dar mais rapidez à equipe para aproveitar os contragolpes, Giovanni van Bronckhorst escalara no meio-campo inicial Jens Toornstra, que voltou a começar uma partida jogando, após três meses. E a derrota do Ajax abrira caminho para o Feyenoord conseguir alcançar o arquirrival em pontos, na primeira posição do Holandês. No começo, isso pareceu bem possível: o Stadionclub criou chances nos primeiros minutos, principalmente com Eljero Elia. Todavia, logo o Groningen foi se impondo: afinal, a rapidez está mais entranhada no estilo de jogo dos nortistas. E assim a equipe da casa aproveitou-se da tradicional deficiência defensiva dos Rotterdammers pelos lados para abrir o placar, aos 25 minutos: o lateral direito Hans Hateboer superou Terence Kongolo, cruzou, e Hedwiges Maduro desviou de cabeça para a trave. No rebote, com o gol vazio, Michael de Leeuw marcou. Foi o ponto de virada para o crescimento dos alviverdes, que até poderiam ter feito mais gols na etapa inicial.

O segundo tempo começou no mesmo ritmo, mas enfim a intenção inicial de Van Bronckhorst deu certo: num rápido contra-ataque aos quatro minutos, Toornstra chegou pela direita, cruzou rasteiro e Dirk Kuyt desviou para empatar, com a bola ainda batendo em Hateboer antes de entrar. Não era só o 13º gol de Kuyt nesta temporada da Eredivisie, trazendo-o de volta à liderança dos goleadores, junto de Luuk de Jong; era o 84º gol do nativo de Katwijk pelo Feyenoord, igualando-o a Peter Houtman como quarto maior artilheiro da história do clube. Mas qualquer hipótese de pressão ofensiva do time de Roterdã foi anulada aos sete minutos: empurrando Jesper Drost na entrada da área, como último homem, Jan-Arie van der Heijden foi expulso. Aí, a defesa foi recomposta: Kongolo foi para a zaga, e Miquel Nelom entrou na lateral esquerda, substituindo Michiel Kramer, que já não vinha atuando bem. No resto da partida, o que se viu foi o Groningen tentando atacar com a bola no pé, enquanto cabia a Elia puxar contragolpes - num deles, quase Tonny Trindade de Vilhena virou o jogo. Depois, as entradas de Bilal Basaçikoglu e Colin Kazim-Richards ainda tentaram dar mais referências ao ataque. Mas o que ficou no placar foi o empate que impediu os Feyenoorders de dividirem a ponta do campeonato com o Ajax.

Heracles Almelo 1x1 Vitesse

Um dos jogos mais promissores da rodada. Afinal, jogariam no estádio Polman, em Almelo, dois dos times que mostram o estilo mais agradável de jogo neste Campeonato Holandês. De quebra, havia ainda o fator da disputa direta: em quarto lugar, com 26 pontos, o Heracles precisava conter o avanço dos Arnhemmers, que estavam um ponto atrás; logo, o ultrapassariam em caso de vitória fora de casa. O que talvez tenha influído na baixa qualidade técnica dos primeiros 45 minutos, quando o que se viu foi mais cuidado defensivo do que ataques de parte a parte. Mas o segundo tempo compensou a falta de emoções da etapa inicial. Começando com o Heracles, que foi pressionando mais o goleiro Eloy Room, forçado a fazer pelo menos uma grande defesa (aos 19 minutos, em chute de Iliass Bel Hassani). Mas no minuto seguinte, Oussama Tannane reapareceu: tendo caído de produção há algumas rodadas, o grande destaque dos Heraclieden na temporada chutou forte e rasteiro de fora da área para abrir o placar.

E aí, os anfitriões ampliaram a pressão, com os jogadores de meio-campo - principalmente Bel Hassani - ajudando frequentemente o trio de ataque. Foi o azar dos Almelöers: o Vitesse também tem uma força ofensiva considerável, afinal. E num rápido contra-ataque, o Vites conseguiu o empate: Valeri "Vako" Qazaishvili fez sua quarta assistência na temporada, deixando Milot Rashica livre para empatar, aos 30 minutos. Aí, voltaram os cuidados para evitar a derrota. E com a igualdade final, o saldo do Heracles foi um pouco maior. Afinal, o time de Almelo segue na quarta posição, com 27 pontos, enquanto o Vitesse perdeu a chance de falar grosso e segue na zona dos play-offs por Liga Europa, disputando ponto a ponto com NEC, Groningen e Zwolle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário