quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Sono... mas vitória

A celebração do gol de Memphis Depay foi o único motivo de animação da Holanda, num amistoso vagaroso (Pro Shots)
Não era muito difícil imaginar que Escócia x Holanda seria um amistoso desanimado - afinal, tratam-se de duas seleções ainda amargando o fato de que não estarão na Copa de 2018. O problema foi assistir ao jogo no estádio Pittodrie, em Aberdeen, e confirmar a expectativa negativa: a partida mostrou uma lentidão irritante por parte da Laranja, e uma seleção escocesa apenas esforçada. Pelo menos, a Oranje continuou uma sequência ironicamente positiva: fez 1 a 0, e conseguiu a quarta vitória consecutiva, mesmo que vá assistir à Copa pela tevê.

Nos primeiros minutos após o juiz francês Ruddy Buquet apitar, até houve o temor de que a Holanda fosse repetir vexames anteriores. Impondo mais velocidade, e tendo mais espaço diante da habitual desorganização das linhas defensivas holandesas, a seleção comandada pelo interino Malky Mackay criou mais chances. Por exemplo, aos 8', quando Matt Philips chegou bem à área, mas chutou em cima de Karim Rekik - na sobra, John McGinn ainda arriscou de novo, mas Nathan Aké fez um corte providencial.

Aos 11', o perigo corrido pela defesa laranja foi ainda maior: após lançamento longo, Philips dominou a bola, e superou a marcação de Virgil van Dijk na área. Para completar, Jasper Cillessen ficara indeciso na saída de gol - mas conseguiu se recompor a tempo de fazer a defesa, em cima da linha. Mesmo errando nos toques finais, os escoceses insistiam. Fosse na cobrança de escanteios, fosse com chutes de fora - como aos 36', quando Kieran Tierney (talvez o melhor escocês em campo) arriscou de fora da área, e Cillessen precisou espalmar para o lado.

Na hora de recuar, a Escócia se fechava num 4-4-2 bem compactado. E a Holanda caía na armadilha da qual não consegue se desvencilhar: ficar sem espaço para trocar passes (o que só aconteceu aos 9', entre Ryan Babel e Quincy Promes - Babel foi desarmado logo que chegou à área). Quando os passes saíam, a zaga estava alerta para evitar - como aos 18', quando Memphis Depay mandou bola alta, mas Tierney impediu a chegada de Promes para a conclusão. Sem contar os erros próprios da Oranje - como aos 28', quando Daley Blind recebeu a bola numa cobrança ensaiada de escanteio e chutou para muito longe.

Van Dijk teve algumas dificuldades com os escoceses, mas conseguiu passar incólume pelo jogo (ANP)
Com a empolgação incipiente da Escócia, aos poucos, o espaço foi aparecendo. Aos 35', enfim, um chute a gol. Promes passou a Memphis Depay, que dominou e finalizou da entrada da área, fraco, para a defesa de Craig Gordon. Pouco depois, aos 40', com o time anfitrião trocando passes no ataque, houve um erro. Era a chance para o contra-ataque, e a Holanda não a perdeu. Depay retomou a posse, serviu a Wijnaldum, este passou a Babel (impedido). Na área, o camisa 9 cruzou para Memphis Depay - também em posição irregular - entrar escorando para as redes, marcando seu quarto gol nos últimos sete jogos que fez pela seleção. 

A rigor, o jogo poderia ter terminado aí. Porque no segundo tempo, a Holanda não fez quase nada, só arriscando nos avanços de Nathan Aké (cuja presença no time deverá ser cada vez mais comum). De resto, a Escócia apenas tentou. Com insistentes chutes de fora da área - como o de McGinn, aos 51', que mandou a bola à direita do gol, ou o do estreante Callum McGregor, aos 68', agarrado em dois tempos por Cillessen. E com erros como o do próprio arqueiro holandês - aos 55', se atrapalhou num recuo de Van Dijk, quase permitindo a chegada de Philips. 

A não ser num arremate de Kevin Strootman (capitão, com Sneijder no banco), interceptado por Tierney aos 62', a Holanda foi se fechando na área. Tomou algum sufoco aos 73' - logo após entrar em campo, Ryan Fraser dominou pela direita, superou a marcação de Van Dijk e arriscou o chute que saiu fraco, à esquerda de Cillessen. Mesmo mais esforçada, a Escócia não tinha talento para jogadas mais elaboradas. E só se aproximou de novo do gol aos 87', quando outro estreante escocês, Jason Cummings, chutou forçando boa defesa de Cillessen.

Enfim, a vitória valeu pelo recorde pessoal de Dick Advocaat (sob seu comando, foi a 36ª vitória somando as três passagens pela Oranje - igualando o recorde do inglês Bob Glendenning). E, vá lá, pelo esforço demonstrado pelo trio de ataque formado por Promes, Babel e Memphis. Mas o próprio Depay, autor do gol da vitória, reconheceu à FOX Sports holandesa: "Precisamos melhorar". E Kevin Strootman reconheceu, à emissora SBS6: "Sabemos que estamos com pouca confiança". Pelo menos, ninguém se empolgou exageradamente com uma atuação lenta demais. A ponto de dar sono.


Nenhum comentário:

Postar um comentário