sábado, 29 de dezembro de 2018

Parada obrigatória: De Graafschap

El Jebli foi uma das únicas razões de esperança para o De Graafschap, lanterna da Eredivisie (ANP/Pro Shots)

Posição: 18º lugar, com 12 pontos
Técnico: Henk de Jong
Time-base: Jurjus; Owusu, Sven Nieuwpoort, Van de Pavert e Tutuarima; Olijve, El Jebli e Bakker; Narsingh, Serrarens e Van Mieghem
Maior vitória: De Graafschap 2x0 Feyenoord (1ª rodada)
Maior derrota: Ajax 8x0 De Graafschap (16ª rodada)
Artilheiro: Youssef El-Jebli (meio-campista) e Fabian Serrarens (atacante), ambos com 3 gols
Destaque: Youssef El-Jebli (meio-campista)
Objetivo do início: Escapar do rebaixamento
Avaliação: Ao contrário dos outros promovidos da segunda divisão, o De Graafschap continua sofrendo. E dá poucas impressões de que conseguirá sair da zona de repescagem/rebaixamento
Fará intertemporada em... Girona, no norte da Espanha

Quando o De Graafschap estreou no Campeonato Holandês superando o Feyenoord, com facilidade até surpreendentemente (2 a 0, em casa), deu a impressão de que teria time capaz de sonhar com o meio da tabela na Eredivisie. A primeira impressão não foi a que ficou: ficou mesmo foi o inapelável 8 a 0 que o Ajax deu nos Superboeren, na 16ª rodada, penúltima antes da pausa de inverno. Entre a esperança e a dura realidade, veio uma piora inegável.

Tão inegável que o técnico Henk de Jong rapidamente mudou a equipe, ao longo do turno: na defesa, passou a se alternar entre quatro e cinco jogadores. No meio-campo, passou a privilegiar a marcação, com presença cada vez mais frequente de nomes como o volante Frank Olijve. Enquanto isso, para tentar os gols, a dependência cresceu sobre Youssef El-Jebli, Fabian Serrarens e Furdjel Narsingh. E os gols foram raros: apenas 12, o pior ataque do campeonato. Houve até atuações honrosas: contra o líder PSV, em casa, o time chegou a empatar, mas foi previsivelmente superado - 4 a 1.

Para piorar, a defesa continuou ruim. De volta, emprestado pelo PSV, o goleiro Hidde Jurjus anda distante do nome seguro e ágil que foi pelo De Graafschap, em 2015/16, quando despontou - para piorar, ainda se lesionou nas rodadas finais, sendo substituído por Agil Etemadi. Com um ou outro, foram 43 gols sofridos, índice só menor que o do Excelsior. Por essas e outras, ao contrário de Emmen e Fortuna Sittard, o De Graafschap dá a incômoda impressão de que, realmente, terá evitar a queda como seu único objetivo. A não ser que melhore. E rápido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário