segunda-feira, 26 de maio de 2025

Análise da temporada: Zwolle

Se o primeiro turno preocupou, o Zwolle contou com nomes como Mbayo para reagir no returno. A ameaça de rebaixamento sempre ficou sob controle (Peter Lous/BSR Agency/Getty Images)

Colocação final: 10º lugar, com 41 pontos (10 vitórias, 13 derrotas e 11 empates - na frente pelo maior número de gols, 43)
No turno havia sido: 13º lugar, com 17 pontos (atrás pelo menor número de gols)
Time-base: Schendelaar; Reijnders, Graves, MacNulty e Floranus (Aertssen); El Azzouzi e Van den Berg; Mbayo, Monteiro (Namli/Ryan Thomas) e Krastev; Vente
Técnico: Johnny Jansen
Maior vitória: Fortuna Sittard 1x4 Zwolle (20ª rodada)
Maior derrota: PSV 6x0 Zwolle (10ª rodada)
Principal jogador: Dylan Mbayo (atacante)
Artilheiro: Dylan Vente (atacante), com 13 gols  
Quem deu mais passes para gol: Dylan Mbayo (atacante), com 7 passes
Quem mais partidas jogou: Anselmo García MacNulty (zagueiro/lateral esquerdo) e Dylan Mbayo (atacante), ambos com 32 partidas
Copa nacional: eliminado na primeira fase, pelo NEC
Competições continentais: nenhuma

Foi até engraçado de ver. O Zwolle temeu constantemente as últimas posições ao longo do primeiro turno, tomou algumas goleadas, até mesmo "frequentou" a 16ª posição - que forçaria a disputa de repescagem de acesso/permanência - por três rodadas. Mesmo assim, jamais o Zwolle chegou a sofrer de fato com a ameaça de rebaixamento. Tinha jogadores rendendo bem, como o atacante Dylan Vente. Bem ou mal, tinha um esquema de jogo bem definido pelo técnico Johnny Jansen, embora longe de brilhar. Por isso, os "Dedos Azuis" se seguravam na 13ª posição. Inspirando cuidados, é verdade. Mas a uma distância segura da zona de repescagem/rebaixamento, sem péssimas sequências que o fizessem escorregar e não subir mais. Melhor para os "Dedos Azuis". Porque o returno foi melhor, bem melhor.

Para começo de conversa, uma vitória sobre o PSV, então líder (e campeão) - 3 a 1, 19ª rodada. Logo depois, a maior vitória dos Zwollenaren na temporada, goleando o Fortuna Sittard fora de casa (4 a 1, 20ª rodada). Junto a Vente, nomes do ataque cresceram muito de produção, como Dylan Mbayo - outra boa temporada - e Filip Krastev. Mais atrás, quando foi necessário, nomes como o goleiro Jasper Schendelaar garantiram a segurança. E alguns resultados, como os 3 a 3 com o Utrecht (21ª rodada) e o 1 a 1 com o Twente (29ª rodada) também faziam o Zwolle seguir firme na "zona da confusão", podendo ir para cima ou para baixo. Foi para cima: com duas vitórias seguidas, ficou no meio da tabela. Se houvessem mais vitórias, quem sabe fosse possível estar na repescagem por vaga na Conference. Mas tudo bem: o Zwolle soube fazer sua parte para ter um fim de temporada tranquilo. Como a transição de técnicos também será: de Johnny Jansen para seu auxiliar, Henry van der Vegt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário