terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Passos foram dados

Miedema sendo saudada por seus gols, como fazia tempo que não acontecia. Também fazia tempo que as impressões sobre a seleção feminina da Holanda (Países Baixos) não eram tão promissoras (ProShots)

"Passos foram dados", resumiu alegremente a meio-campista Ella Peddemors, na entrevista à repórter Rivkah op het Veld, da emissora NOS. "Terminamos com um bom sentimento", comemorou o técnico Arjan Veurink, também à NOS. De fato, inegavelmente, a seleção feminina da Holanda (Países Baixos) terminou 2025 com uma impressão boa como havia tempos que não deixava. Com as duas vitórias nos dois últimos amistosos do ano - 2 a 1 em Portugal, em Braga, e 5 a 0 na Coreia do Sul, em Waalwijk -, ainda sem perder sob o comando de Arjan Veurink (quatro jogos, três vitórias, um empate - e só um gol sofrido), de fato se confirmaram as evoluções ensaiadas neste começo de trabalho, mesmo com problemas aqui e ali.

Com algumas ausências - entre elas, Vivianne Miedema, preservada para evitar a piora de dores leves -, as Leoas Laranjas tiveram experiências na escalação contra Portugal. Por exemplo, Ella Peddemors começando como titular pela primeira vez, no meio-campo. Ou Ilse van der Zanden na lateral esquerda. Ou a experiência de mais sucesso: Lynn Wilms na lateral direita. Com Chasity Grant e Romée Leuchter (outra titular incomum) muito ativas no ataque, o trio colaborou para um bom começo da Holanda. Foi com triangulação de ambas que Leuchter fez gol anulado por impedimento, aos 17'. Foi assim que saíram os dois gols holandeses: aos 21', Wilms lançou, Leuchter cruzou e Grant completou para o 1 a 0, e dois minutos depois, foi Grant quem cruzou, da esquerda, para Wilms fazer 2 a 0, após Peddemors desviar.

Porém, esse ótimo começo, com um time mais dinâmico e eficiente no ataque, foi perturbado com as desatenções ainda persistentes da defesa. Começaram com um chute de Telma Encarnação, aos 27', que Lize Kop (novamente titular no gol) agarrou firme. Aos 32', Dominique Janssen, a nova capitã, falhou no meio-campo, e Telma arriscou o gol do meio-campo, mas a goleira das Leoas Laranjas estava atenta. Depois, Portugal sofreu o duro golpe aos 35': lesão aparentemente grave de Francisca "Kika" Nazareth, ao torcer o joelho esquerdo. Entretanto, aos 42', Kerstin Casparij (atuando pela esquerda) deixou espaço para Beatriz Fonseca cruzar, e Andreia Faria cabecear, diminuindo para 2 a 1. Foi a senha para Portugal deixar quaisquer abatimentos pela lesão de "Kika" Nazareth e buscar o empate na etapa final. 

Com Telma Encarnação, como quase sempre foi no jogo em Braga: aos 48' (voleio para fora), aos 54' (chute bloqueado por Wilms) e, principalmente, aos 57' (cabeceio, após escanteio, para grande defesa de Kop). Aí entrou o mérito de Arjan Veurink: suas alterações surtiram efeito, com as boas entradas de Nina Nijstad, dominando bem a bola e fazendo jogadas na esquerda, e Danique Tolhoek (outra estreante), retendo mais a bola no ataque. Com isso, a Holanda neutralizou mais Portugal, que só teve chances com Dolores Silva, aos 77' (Kop espalmou o chute, com desvio em Nijstad), e Jéssica Silva (aos 86', finalizando por cima do gol). No mais, a Holanda também apareceu com Tolhoek, finalizando contra-ataque por cima do gol, aos 89'. Com Nijstad, também errando a finalização. E as Leoas Laranjas puderam celebrar vitória duplamente importante: por ser contra rival de qualidade e por mostrar algumas jogadoras aproveitando a chance que tiveram, como Peddemors e Leuchter.

Peddemors já deixou boa impressão contra Portugal, e a confirmou contra a Coreia do Sul (Stan Oosterhof/Soccrates/Getty Images)

Por sinal, tais chances continuaram sendo aproveitadas no amistoso para fechar as datas FIFA (e o ano de 2025 como um todo), contra a Coreia do Sul. Algumas vezes, por necessidade: com Jackie Groenen e Kaptein cortadas por preservação para dores leves, o meio-campo teve novamente Damaris e Peddemors. Outras vezes, por oportunidade. Enfim podendo jogar - escalada, a princípio, como "falsa 10", partindo do meio-campo e se alternando de posições com Pelova -, Miedema já mostrou do que é capaz aos nove minutos de jogo, fazendo 1 a 0 num chute da entrada da área. Colaborava como meio-campista também, aos 12', ao passar para Leuchter bater na trave. Mas foi na finalização, em que é tão capacitada, que "Viv" mostrou sua qualidade como havia tempos não fazia. Aos 18', fez o segundo gol holandês, ao receber passe de Peddemors e driblar Kim Mi-yeoh. Aos 32', o terceiro de Miedema, em chute da entrada da área. E aos 38', seu quarto, complementando triangulação iniciada por Pelova e continuada por Lynn Wilms. Pela primeira vez, uma atacante da seleção feminina neerlandesa fez quatro gols no primeiro tempo. Sinal inequívoco do que Miedema ainda pode dar. E ainda poderia ser mais: a goleira Kim Min-jung pegou firme o arremate da camisa 9, aos 27 minutos.

Mesmo com o destaque absoluto de Miedema, outras reapareceram. Como Peddemors, com um passe para gol, ela mesma fazendo o quinto e completando a goleada ainda antes do intervalo, aos 42'. Ou Pelova, que quase fez, já no segundo tempo, chutando no travessão aos 50'. Ou até Leuchter, que mesmo perdendo muitas chances, teve novamente boa atuação. Ou Chasity Grant, oferecendo velocidade pela ponta esquerda. 

Enfim, várias jogadoras fundamentaram a boa impressão que a Holanda deu nestas datas FIFA femininas que encerraram 2025. No ano que vem, será necessário crescer já no começo, com o início das eliminatórias da Copa de 2027. E a impressão é de que as Leoas Laranjas já crescerão. 

Amistosos

Portugal 1x2 Holanda
Data: 28 de novembro de 2025
Local: Estádio Municipal (Braga)
Árbitra: Laura Mauricio (Suíça)
Gols: Chasity Grant, aos 21', Lynn Wilms, aos 24', e Andreia Faria, aos 42'

PORTUGAL
Patrícia Morais; Beatriz Fonseca (Lúcia Alves, aos 60'), Carole Costa, Diana Gomes e Catarina Amado; Dolores Silva, Tatiana Pinto (Fátima Pinto, aos 61') e Andreia Faria (Érica Cancelinha, aos 79'); Francisca Nazareth (Andreia Jacinto, aos 39'), Ana Capeta (Carolina Santiago, aos 79') e Telma Encarnação (Jéssica Silva, aos 61'). Técnico: Francisco Neto

HOLANDA
Lize Kop; Lynn Wilms (Caitlin Dijkstra, aos 61'), Dominique Janssen (Lieske Carleer, aos 61'), Ilse van der Zanden (Veerle Buurman, aos 61') e Kerstin Casparij; Damaris Egurrola Wienke, Wieke Kaptein (Lynn Groenewegen, aos 84') e Ella Peddemors; Victoria Pelova (Nina Nijstad, aos 61'), Romée Leuchter e Chasity Grant (Danique Tolhoek, aos 84'). Técnico: Arjan Veurink


Holanda 5x0 Coreia do Sul
Data: 2 de dezembro de 2025
Local: Mandemakers Stadion (Waalwijk)
Árbitra: Frederikke Sokjaer (Dinamarca)
Gols: Vivianne Miedema, aos 9', aos 18', aos 31' e aos 38', e Ella Peddemors, aos 42'

HOLANDA
Lize Kop; Lynn Wilms (Kerstin Casparij, aos 64'), Caitlin Dijkstra (Veerle Buurman, aos 64'), Dominique Janssen (Lieske Carleer, aos 70') e Marisa Olislagers; Damaris Egurrola Wienke, Vivianne Miedema (Lynn Groenewegen, aos 64') e Ella Peddemors (Nina Nijstad, aos 64'); Chasity Grant, Romée Leuchter e Victoria Pelova (Kayleigh van Dooren, aos 80'). Técnico: Arjan Veurink

COREIA DO SUL
Kim Min-jung; Kim Jin-hui, Kim Min-ji (Kang Chae-rim, aos 46'), Kim Mi-yeon e Hoh Jin-young; Lee Min-hwa, Ji So-yun (Lee Eun-young, aos 82') e Lee Su-bin (Choe Joo-ri, aos 64'); Son Hwa-yeon (Casey Phair Yu-jin, aos 70'), Park Soo-jeong (Soo Jae-eun, aos 64') e Cho Hyo-joo. Técnica: Shin Sang-woo

Nenhum comentário:

Postar um comentário