terça-feira, 8 de maio de 2018

Play-offs pela Liga Europa: reação para quem?

Haller se despediu do Utrecht colocando o time na Liga Europa, via repescagem. E os Utregs estão lá de novo (Gerrit van Keulen/VI Images)
Como já se sabe, para seis clubes do Campeonato Holandês, a temporada ainda não acabou. Sparta Rotterdam e Roda JC começarão a disputar sua sobrevivência, na repescagem de acesso/manutenção/descenso. Mas o que ainda chamará alguma atenção no futebol do país são os play-offs que rendem a última vaga da Holanda num torneio continental: na segunda fase preliminar da Liga Europa, em 2018/19.

E curiosamente, de um modo ou de outro, a decisão envolvendo do quinto ao oitavo colocado (originalmente do quarto ao sétimo, mas o Feyenoord, quarto lugar, já está na Liga Europa) terá várias equipes tentando consolidar a recuperação que experimentam, na reta final da temporada. Há uma exceção - por sinal, justamente a equipe que venceu a repescagem continental em 2017/18. Mas ela pode ser vitimada, por essas reações. Elas serão descritas no miniguia a seguir.

Utrecht x Heerenveen

Jogo de ida: nesta quarta, às 15h45, em Heerenveen
Jogo de volta: sábado (15h45), em Utrecht

Ayoub está de saída para o Feyenoord. Mas pode se destacar, ajudando o Utrecht a ir à Liga Europa outra vez (Pieter Stam de Jonge/VI Images)
Utrecht (5º colocado na Eredivisie regular)

Quando Erik ten Hag tomou o caminho do Ajax, por vontade própria, em janeiro, durante a pausa de inverno, ficou a pergunta: faria diferença no bom caminho que o Utrecht fazia até aquele momento, em quarto lugar? A resposta? Não fez. Principalmente, por causa do ótimo início de returno feito sob o técnico promovido: Jean-Paul de Jong, auxiliar de Ten Hag (foram oito jogos de invencibilidade - quatro empates e quatro vitórias). A regularidade foi mantida - apenas três derrotas. Os destaques seguiram jogando bem, com Yassin Ayoub e Zakaria Labyad. Outros cresceram de produção, como Sander van de Streek e o "reserva habitual", Cyriel Dessers. E os Utregs voltaram a um cenário que conhecem: a repescagem pela Liga Europa. De novo, como favoritos a pegarem a vaga.

Numa temporada irregular, o Heerenveen pode consertar tudo. E os gols de Reza podem ajudar nisso (Ronald Bonestroo/VI Images)
Heerenveen (8º colocado na Eredivisie regular)

Eis que, por linhas tortas, o Heerenveen acabou escrevendo certo. Não faltaram irregularidades no desempenho técnico do time, na temporada. O trabalho de Jürgen Streppel no banco pareceu estagnado - a tal ponto que o treinador anunciou sua saída com o returno em andamento. Para piorar, as lesões que tiraram da temporada dois personagens importantes: Martin Odegaard e Stijn Schaars. Pelo menos, alguns jogadores se mantiveram bem, como Denzel Dumfries, na lateral direita, e Reza Ghoochannejhad, no ataque. E a queda brusca de desempenho do Zwolle permitiu que o Fean chegasse à repescagem, mesmo com duas derrotas nas duas rodadas finais. De novo, o adversário na "semifinal" será o Utrecht, como em 2017/18. De novo, o clube entra como azarão.

Vitesse x ADO Den Haag

Jogo de ida: nesta quarta, às 13h30, em Haia
Jogo de volta: sábado (12.05), às 13h30, em Arnhem

Linssen foi garantia de gols nos bons momentos do Vitesse. Pode ajudar a equipe a fechar bem temporada irregular (Ronald Bonestroo/VI Images)
Vitesse (6º colocado na temporada regular)

Outro time que terá nos play-offs a chance de dar um final honroso a uma temporada irregular. Afinal de contas, o Vitesse é o mesmo time que venceu por duas vezes o Ajax (2 a 1 em Amsterdã, 4 a 2 em Arnhem) e caiu para uma equipe amadora na Copa da Holanda. É o mesmo time que viu a saída antecipada do técnico - Henk Fräser não só já anunciara deixar o clube quando a temporada acabasse, como saiu antes mesmo do fim da Eredivisie - e viu boas atuações em campo, como as dos atacantes Bryan Linssen e Tim Matavz. O interino Edward Sturing ainda fez outras alterações na equipe, como efetivar Viacheslav Karavaev na lateral direita e Jeroen Houwen no gol, tornando a defesa mais segura. Deu para se manter na zona da repescagem. Será suficiente para a vaga?

Johnsen (à esquerda) marca os gols; El Khayati faz as jogadas; e o ADO Den Haag sonha vê-los brilhando na repescagem (Gerrit van Keulen/VI Images)
ADO Den Haag (7º colocado na temporada regular)

Eis, talvez, o caso mais notável de reação na Eredivisie. Não que o ADO Den Haag tenha patinado em posições inferiores e subido irresistivelmente: o time de Haia sempre frequentou a zona segura da tabela durante a temporada. No entanto, o único nome digno de destaque era Nasser El Khayati, criador das jogadas no meio-campo - junto a outros ídolos da torcida, como o goleiro Robert Zwinkels e o zagueiro Tom Beugelsdijk (este, mais pela fidelidade ao clube do que pelo nível técnico). Aos poucos, os atacantes melhoraram. Bjorn Johnsen, então, começou a marcar até se tornar vice-artilheiro da Eredivisie. E o Den Haag alcançou os play-offs, contando com a força individual para superar o Vitesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário